A classificação e a evolução são conceitos fundamentais no estudo de Biologia para o Enem. Saber tais conceitos desempenham é necessário para compreensão da diversidade da vida na terra e de como as espécies se relacionam entre si e mudam ao longo do tempo.
Na Biologia, a classificação se refere à organização e categorização das diferentes formas de vida em grupos hierárquicos com base em suas características comuns. Já a evolução, trata-se das mudanças ao longo do tempo nas características hereditárias das populações de organismos vivos por meio das teorias evolutivas.
Teorias Evolutivas
As teorias evolutivas explicam a forma como a diversidade de vida surgiu e como as espécies se adaptam ao ambiente ao longo dos séculos. A teoria mais conhecida, teoria da evolução de Charles Darwin, publicada em “A Origem das Espécies“, foi publicada em 1859.
Essa teoria propõe que as espécies evoluem por meio da seleção natural, onde os organismos mais bem adaptados ao ambiente têm maior probabilidade de sobreviver e reproduzir, e com isso transmitir suas características para as futuras gerações.
Além da teoria de Darwin, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também aborda outras teorias e conceitos relacionados à evolução, como a genética de populações, a seleção sexual, a deriva genética e a especiação
Como a Evolução é cobrada nas questões do Enem?
Nas questões do Enem, os tópicos relacionados à classificação e evolução são abordados de maneira interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de biologia, química, geologia e até mesmo história da ciência. Podem incluir discussões sobre:
- Teorias Evolutivas: principais teorias evolutivas, como a de Darwin, a síntese evolutiva moderna e a teoria da evolução molecular.
- Classificação Biológica: hierarquia taxonômica, nomes científicos, e como os organismos são agrupados com base em suas características.
- Evidências da Evolução: sinais e evidências da evolução, como fósseis, anatomia comparada, embriologia, biogeografia e genética.
- Mecanismos Evolutivos: perguntas relacionadas à seleção natural, deriva genética, migração, mutação e outros mecanismos evolutivos.
- História da Ciência: o exame também pode incluir questões sobre a história das descobertas científicas relacionadas à evolução, destacando seus autores e suas contribuições para ciência.
Veja também: Exercícios de Biologia no Enem separados por assunto
Questões sobre Classificação e Evolução no Enem com resolução
Questão 01
(ENEM 2018 PPL) Podemos esperar que, evoluindo de ancestrais que disputavam os mesmos recursos, as espécies tenham desenvolvido características que asseguram menor ou nenhuma competição com membros de outras espécies. Espécies em coexistência, com um potencial aparente para competir, exibirão diferenças em comportamento, fisiologia ou morfologia.
TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos em ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2006 (adaptado).
Qual fenômeno evolutivo explica a manutenção das diferenças ecológicas e biológicas citadas?
A) Mutação.
B) Fluxo gênico.
C) Seleção natural.
D) Deriva genética.
E) Equilíbrio de Hardy-Weinberg.
Veja resolução completa:
Questão 02
(ENEM 2012) Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses animais. Esses estudos permitem afirmar que esses animais foram extintos há cerca de 65 milhões de anos.
Uma teoria aceita atualmente é a de que um asteroide colidiu com a Terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera.
De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações no planeta que
A) desestabilizaram o relógio biológico dos animais, causando alterações no código genético.
B) reduziram a penetração da luz solar até a superfície da Terra, interferindo no fluxo energético das teias tróficas.
C) causaram uma série de intoxicações nos animais, provocando a bioacumulação de partículas de poeira nos organismos.
D) resultaram na sedimentação das partículas de poeira levantada com o impacto do meteoro, provocando o desaparecimento de rios e lagos.
E) evitaram a precipitação de água até a superfície da Terra, causando uma grande seca que impediu a retroalimentação do ciclo hidrológico.
Veja resolução completa:
Questão 03
(ENEM DIGITAL 2020) Alterações no genoma podem ser ocasionadas por falhas nos mecanismos de cópia e manutenção do DNA, que ocorrem aleatoriamente. Assim, a cada ciclo de replicação do DNA, existe uma taxa de erro mais ou menos constante de troca de nucleotídeos, independente da espécie. Partindo-se desses pressupostos, foi construída uma árvore filogenética de alguns mamíferos, conforme a figura, na qual o comprimento da linha horizontal é proporcional ao tempo de surgimento da espécie a partir de seu ancestral mais próximo.
Qual espécie é geneticamente mais semelhante ao seu ancestral mais próximo?
A) Cavalo
B) Ovelha
C) Veado
D) Porco
E) Vaca
Veja resolução completa:
Questão 04
(ENEM 2013) As fêmeas de algumas espécies de aranhas, escorpiões e de outros invertebrados predam os machos após a cópula e inseminação. Como exemplo, fêmeas canibais do inseto conhecido como louva-a-deus, Tenodera aridofolia, possuem até 63% da sua dieta composta por machos parceiros. Para as fêmeas, o canibalismo sexual pode assegurar a obtenção de nutrientes importantes na reprodução. Com esse incremento na dieta, elas geralmente produzem maior quantidade de ovos.
Apesar de ser um comportamento aparentemente desvantajoso para os machos, o canibalismo sexual evoluiu nesses táxons animais porque
A) promove a maior ocupação de diferentes nichos ecológicos pela espécie.
B) favorece o sucesso reprodutivo individual de ambos os parentais.
C) impossibilita a transmissão de genes do macho para a prole.
D) impede a sobrevivência e reprodução futura do macho.
E) reduz a variabilidade genética da população.
Veja resolução completa:
Questão 05
(ENEM 2014) Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.
Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por:
A) modificação de características
B) incremento no tamanho corporal
C) complexificação de seus sistemas
D) melhoria de processos e estruturas.
E) especialização para uma determinada finalidade
Veja resolução completa:
Questão 06
(ENEM 2016 / 2ª aplicação) Darwin, em viagem às Ilhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos.
O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de
A) mutação.
B) adaptação.
C) seleção natural.
D) recombinação gênica.
E) variabilidade genética.
Veja resolução completa:
Questão 07
(ENEM 2016) Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidência que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes.
Um exemplo de tal processo é o(a)
A) desenvolvimento embrionário.
B) reprodução sexuada.
C) respiração aeróbica.
D) excreção urinária.
E) síntese proteica.
Veja resolução completa:
Questão 08
(ENEM PPL 2021) O cladograma demonstra o grau de parentesco entre cinco grupos de animais vertebrados.
De acordo com esse cladograma, quais animais apresentam maior semelhança genética?
A) Sapo e jacaré.
B) Jacaré e pardal.
C) Pardal e coelho.
D) Sardinha e sapo.
E) Coelho e sardinha.
Veja resolução completa:
Questão 09
(ENEM DIGITAL 2020) Nas últimas décadas vários países, inclusive o Brasil, têm testemunhado uma grande proliferação de bactérias patogênicas, envolvidas em uma variedade de doenças e que apresentam resistência a múltiplos antibióticos. Atualmente têm se destacado as superbactérias que acumularam vários genes determinantes de resistência, a ponto de se tornarem resistentes a praticamente todos os antimicrobianos.
FERREIRA, F. A.; CRUZ, R. S.; FIGUEIREDO, A. M. S. O problema da resistência a antibióticos. Ciência Hoje, v.48, n.287, 2011 (adaptado).
Essa resistência tem ocorrido porque os(as)
A) bactérias patogênicas se multiplicam de maneira acelerada.
B) antibióticos são utilizados pela população de maneira indiscriminada.
C) bactérias possuem plasmídeos que contêm genes relacionados à virulência.
D) bactérias podem ser transmitidas para um indivíduo utilizando várias estratégias.
E) serviços de saúde precários constituem importantes focos de bactérias patogênicas.
Veja resolução completa:
Questão 10
(ENEM DIGITAL 2020) Acredita-se que os olhos evoluíram de órgãos sensores de luz para versões que formam imagens. O olho humano atua como uma câmera, coletando, focando e convertendo a luz em sinal elétrico, que é traduzido em imagens pelo cérebro. Mas em vez de um filme fotográfico, é uma retina que detecta e processa os sinais, utilizando células especializadas. Moluscos cefalópodes (como as lulas) possuem olhos semelhantes aos dos humanos, apesar da distância filogenética.
LAMB, T. D. A fascinante evolução do olho: cientistas já têm uma visão clara de como surgiram nossos olhos tão complexos. Scientific American Brasil, ed. 111, ago. 2011 (adaptado).
A comparação dos olhos mencionada representa que tipo de evolução?
A) Aleatória
B) Homóloga
C) Divergente
D) Progressiva
E) Convergente
Veja resolução completa:
Questão 11
(ENEM 2020) Um população (momento A) sofre isolamento em duas subpopulações (momento B) por um fator de isolamento (I). Passado um tempo, essas subpopulações apresentam características fenotípicas e genotípicas que as distinguem (momento C), representadas na figura pelas tonalidades de cor. O posterior desaparecimento do fator de isolamento I pode levar, no momento D, às situações D1 e D2.
A representação indica que, no momento D, na situação
A) D1 ocorre um novo fator de isolamento geográfico.
B) D1 existe uma única população distribuída em gradiente.
C) D1 ocorrem duas populações separadas por isolamento reprodutivo.
D) D2 coexistem duas populações com características fenotípicas distintas.
E) D2 foram preservadas as mesmas características fenotípicas da população original A.
Veja resolução completa:
Questão 12
(ENEM 2022) Desde a proposição da teoria de seleção natural por Darwin, os seres vivos nunca mais foram olhados da mesma forma. No que diz respeito à reprodução de anfíbios anuros, os cientistas já descreveram diferentes padrões reprodutivos, como os exemplificados a seguir:
Espécie 1 – As fêmeas produzem cerca de 5000 gametas, que são fecundados na água, em lagoas temporárias de estação chuvosa. Todo o desenvolvimento embrionário, do ovo à metamorfose, ocorre, nesse ambiente, independente dos pais.
Espécie 2 – As fêmeas produzem aproximadamente 200 gametas, que são depositados em poças próximas a corpos-d’água. Os embriões são vigiados pelos machos durante boa parte do seu desenvolvimento.
Espécie 3 – As fêmeas produzem por volta de 20 gametas, que são fecundados sobre a superfície das folhas de plantas cujos galhos estão dispostos acima da superfície de corpos-d’água e aí se desenvolvem até a eclosão.
Espécie 4 – As fêmeas produzem poucos gametas que, quando fecundados, são “abocanhados” pelos machos. Os embriões se desenvolvem no interior do saco vocal do macho até a metamorfose, quando saem através da boca do pai.
Os padrões descritos evidenciam que
A) as fêmeas influenciam o comportamento dos machos.
B) o cuidado parental é necessário para o desenvolvimento.
C) o grau de evolução determina o comportamento reprodutivo.
D) o sucesso reprodutivo pode ser garantido por estratégias diferentes.
E) o ambiente induz modificação na produção do número de gametas femininos.
Veja resolução completa:
Percebeu algum erro no gabarito nas Questões sobre Classificação e Evolução no Enem? Deixe nos comentários abaixo para que possamos corrigir!
Comente