Veja passo a passo como fazer o aditamento do Fies 2023 para continuar com seu financiamento estudantil. O aditamento deve ser realizado todo semestre e os prazos são informados pelo Ministério da Educação (MEC). Confira detalhes!
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal que disponibiliza a oportunidade de acesso ao ensino superior por meio do financiamento de até 100% das mensalidades do curso. O estudante começa a pagar pelo curso somente após formado, com taxa de juros reduzidas ou até com juros zero, em alguns casos.
Após efetivar sua matrícula na universidade e o financiamento no banco, o estudante deve ficar atento aos compromissos para manter seu financiamento ativo, por exemplo, fazer o adiantamento todo semestre.
O que é o aditamento do Fies 2023?
O aditamento do Fies 2023 nada mais é que a renovação do financiamento estudantil realizado semestralmente.
De forma simplificada, existem dois tipos de aditamento do Fies. São eles:
- Aditamento simplificado: é quando não há necessidade de modificar nenhuma informação, como valor da mensalidade, informações ou cláusulas do contrato;
- Aditamento não simplificado: é quando há alguma alteração no contrato, necessitando em alguns casos anexar novos documentos ao financiamento.
O aditamento do Fies 2023 simplificado ou não simplificado só pode ser realizado por aqueles estudantes adimplentes, ou seja, que não possuam pendências financeiras com a instituição financeira.
Além disso, estudantes que não realizaram o aditamento de renovação dos semestres anteriores ou tenham solicitado suspensão do Fies não poderão realizar o procedimento sem antes regularizar sua situação.
Como fazer o aditamento do Fies 2023?
O primeiro passo para realizar o aditamento do Fies 2023, é o estudante ir até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino onde estuda para solicitar o pedido da renovação.
Após isso ser feito, o aluno receberá por e-mail as informações necessárias para dar continuidade no processo de renovação do financiamento.
Passo a passo como fazer o aditamento do Fies 2023:
- Acesse o SisFies: sifesweb.caixa.gov.br e faça o login com seu CPF e senha acesso;
- Procure pela aba “Aditamento Renovação”;
- O sistema irá exibir todas as informações sobre seu contrato: instituição de ensino, curso, campus, termos do financiamento, etc;
- Após verificar se os dados estão corretos, o estudante deve aceitar ou rejeitar o termo de aceite de condições contratuais;
- Em seguida, o estudante deverá informar se os valores da semestralidade, turno, duração regular e total de semestre já cursados estão corretos;
- Na próxima etapa, é preciso informar se existe algum dado cadastral que precisa ser alterado;
- O SisFies fará uma verificação automática e informará se o seu aditamento é simplificado ou não simplificado;
- Se o adiantamento for simplificado, basta o estudante ir até a CPSA da instituição com os documentos necessários (leia abaixo) e solicitar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM);
- Para o aditamento não simplificado, o estudante deverá comparecer à agência bancária onde realizou a contratação do seu financiamento para finalizar sua renovação.
- Pronto! Esses são os passos para renovar seu Fies 2023!
É importante lembrar que caso haja alguma inconsistência no contrato de renovação do Fies 2023, o estudante pode solicitar auxílio da CPSA da instituição onde estuda, conforme citado antes.
Documentos necessários
Como citado anteriormente, para solicitar Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) na CPSA da instituição, como dito anteriormente, é necessário que o estudante tenha em mãos os seguintes documentos:
Aditamento simplificado
- Documento de identificação com foto;
- Número do CPF;
- Comprovante de residência;
- Certidão de casamento, RG e CPF do cônjuge – caso seja casado.;
- Termo de atualização do Prouni – para os candidatos que possuem o benefício.
Aditamento não simplificado
- Documento de identificação com foto;
- Número do CPF;
- Comprovante de residência;
- Certidão de casamento, RG e CPF do cônjuge – caso seja casado.;
- Termo de atualização do Prouni – para os candidatos que possuem o benefício;
- Comprovante de renda;
- Documentos do fiador.
Prazo para o aditamento do Fies
De acordo com o MEC, os prazos para fazer o aditamento do Fies 2023 será o seguinte:
- 1º semestre de 2023: de 1 de dezembro de 2022 a 31 de março de 2023;
- 2º semestre de 2023: ainda não informado.
É muito importante que o estudante fique atento aos prazos para renovação do seu contrato de financiamento.
Caso tenha alguma dúvida sobre como fazer o aditamento do Fies 2023, acesse a Cartilha do Estudante do Novo Fies que possui todas as informações sobre o processo seletivo.
Não esqueça de deixar seu comentário abaixo e nos acompanhar no instagram: @ofoconoenem para ficar por dentro de todas as novidades sobre o Enem e o Fies.
Comente