8 dicas de como ir bem em matemática no Enem

Como ir bem em matemática no Enem? Aproveite nossas dicas especiais para se preparar para essa tão temida prova.

Por

Quer saber como ir bem em matemática no Enem? Esse é o segredo que todo mundo quer saber. Nós reunimos as principais dicas dos professores de matemática e alunos que obtiveram notas altas na prova do Enem. Confira abaixo!

Na verdade, não há segredo algum. Só temos a dizer que se você está na fila dos que têm “medinho” da matemática, relaxe! 

A dica mais valiosa nesse caso é: a matemática não é esse bicho-papão todo.  Principalmente se você tem uma equipe de apoio, comprometida em preparar listas de exercícios em PDF para você treinar. Pois é! 

Leia nosso texto, anote as dicas e aproveite as listas de exercícios que preparamos para que você garanta um bom desempenho em matemática no Enem.  

Como ir bem em matemática no Enem?

Para quebrar um pouco o gelo, brincamos ali em cima com o medo da matemática. No entanto, isso é coisa séria. O trauma que algumas pessoas têm em relação à disciplina é real.  

Além disso, pode bloquear totalmente a capacidade de aprender a matéria — e isso não é uma opção quando se trata de estudar para o Enem. Principalmente quando se trata de matemática, uma das principais aliadas para se obter uma boa nota no exame.  

Somado a tudo isso há a pressão do Enem, e que é da natureza do exame, uma vez que representa a porta de entrada ao ensino superior, e a maratona que é a prova de matemática, a mais extensa, com 45 questões apenas dessa área. 

Então vamos às dicas.  

1. Mudança de mindset 

Opa! Vai ser dica de inglês? Não!  

Em português, a palavra mindset está relacionada à nossa configuração mental, ou seja, à forma como pensamos sobre determinadas coisas. Conceitos predeterminados que não fazemos questão de mudar, por exemplo. 

Você está se perguntando o que isso tem a ver com as dicas de como ir bem em matemática no Enem? Perfeito, porque tem tudo a ver. Isso vale para quem tem o pensamento fixo de que matemática é difícil, que não gosta da disciplina, que nunca vai aprender a matéria etc.  

É hora de mudar esse pensamento! Que tal dar uma chance aos números, aos sinais, às variáveis, à “qual o valor de x” e a tudo mais que a matemática traz? 

Se permita aprender matemática. Você pode se surpreender ao descobrir que gosta da disciplina e que ela não é esse monstro que muitos pensam.  

O mínimo que pode acontecer é você entender como resolver exercícios que foram seu tormento na escola.  

2. Encare como um dos maiores desafios de sua vida 

Concordamos que nem sempre a mudança de pensamento funciona. Porque pessoas têm habilidades e aptidões diferentes. Há quem tenha afinidade com humanas e dificuldade com as exatas. 

Dessa forma, por mais que tente a mudança de mindset, pode não conseguir e se frustrar por isso. E não queremos isso, certo? A preparação para o Enem é o momento de estar forte e focado na importância do exame e no que ele representa para o futuro. 

Então encare aprender matemática como um desafio que você deve enfrentar e conseguir vencer naquele momento. Pegue todas as dicas, se dedique a estudar a disciplina e a encontrar formas de tornar mais fácil esse aprendizado. 

3. Estude com colegas e amigos 

Estudar com outra pessoa é uma forma produtiva de aprender mais, tirar dúvidas e reforçar conteúdos.  

A troca de informações e de experiências é super válida, inclusive, pela possibilidade de você ver os conteúdos sobre outro ponto de vista.  

Muitas vezes você consegue aprender com um colega quando ele explica de forma diferente do professor, da forma que ele entendeu.  

Tenha em mente o seguinte: se seu amigo sabe mais que você, você aprende. Se você se dá melhor em matemática que ele, reforça o que sabe ao ensiná-lo.  

4. Crie formas de gravar os conteúdos 

Aqui vale tudo: lembretes pela casa, fórmulas escritas na parede, folhas com exercícios resolvidos ou a resolver coladas no quarto, na sala, no banheiro etc. 

Concentre-se em maneiras que podem ajudar a aprender. Grave regras que precisa lembrar e ouça enquanto toma café.  

Se você for uma pessoa criativa e musical, pode, inclusive, criar paródias com pontos importantes que precisa gravar. Às vezes basta um pequeno jingle para fazer uma diferença enorme.  

5. Conheça os conteúdos recorrentes nas provas de matemática 

Esta dica pode parecer meio óbvia, mas é fundamental para o seu planejamento do cronograma de estudos.  

Separamos alguns desses temas, para ajudá-lo a se organizar: 

  • Geometria; 
  • Razão e proporção; 
  • Probabilidade e análise combinatória; 
  • Matemática financeira;
  • Funções de primeiro e segundo graus; 
  • Progressão aritmética e geométrica.

6. Treine muito: faça muitos exercícios 

Lembre-se que a prática reforça o que você aprende na teoria, além de levar ao aprendizado efetivo. Por isso, faça muitos exercícios.  

Disponibilizamos aqui uma série de exercícios em PDF, listados por temas. Assim, você treina bastante e vai super preparado para a prova.  

Inclusive, enquanto faz os exercícios, pode treinar também uma forma de resolver rapidamente as questões, já que o tempo é meio escasso. Você deve lembrar que no mesmo dia da prova de matemática, tem também a de Ciências da Natureza, com mais 45 questões e o tempo máximo para tudo de 5 horas.  

Fazendo um cálculo rápido, você terá aproximadamente 3 minutos para resolver cada questão (sem esquecer que tem que passar para a folha de respostas).  

Não é nossa intenção botar pressão e assustar, e sim, fazer com que você perceba que deve considerar também o tempo em seu treino. 

7. Use o método pega-varetas 

Esta dica é mais prática. Você já brincou de pega-varetas? Um jogo em que as varetas são jogadas na mesa ou no chão e que consiste em o jogador pegar uma a uma sem que as outras se mexam.  

Qual é a estratégia do jogo? Tirar as mais fáceis, pois se consegue pegá-las rapidamente e sobra mais tempo para pensar em como pegar as que estão em posições mais difíceis.  

Já sacou, né? Isso mesmo, é uma analogia para a sua prova. Resolva os exercícios mais fáceis primeiro. Aqueles que você sabe e que tem certeza da resposta. Logo depois vá para os médios e deixe os mais difíceis para o final.  

8. Respire fundo e acalme-se! 

Esta dica é para a hora da prova: tente relaxar. Nessa hora não há mais o que fazer, além da prova — e de ir bem nela.  

Então respire fundo (pode, inclusive, pedir que alguém ajude com exercícios de respiração) e encare a matemática. Tenha em mente que o nervosismo só vai atrapalhar e bloquear tudo que você estudou.  

Feche os olhos, se concentre e mande ver! Faça seu mantra, sua oração ou o que for preciso para se manter tranquilo. E pensamento positivo sempre, tenha a certeza de que o que podia, você fez.  

Apostila de Matemática Básica – Saiba como baixar

Listas de Questões do Enem – Separadas por assuntos

Bônus: Dica de especialistas em provas

Quando sentir que está preso em algum exercício difícil, use a técnica da eliminação. Você pode perceber que, em alguns exercícios, podemos não saber a resposta certa, mas sabemos que uma ou duas (às vezes até três) são erradas. Bingo! Elimine as que sabe que não podem ser opção de resposta e tente resolver com as que restaram.  

Esperamos que essas dicas sobre como ir bem em matemática no Enem sejam bastante úteis para a sua preparação, que você as aproveite e que arrase na prova! 

Se curtiu esse conteúdo, não esqueça de compartilhas nas redes sociais e deixar seu comentário abaixo!

Graduanda em Marketing Digital pela UniRitter. Tem uma relação de amor com a área educacional em geral, mas particularmente com o ensino de Inglês, que a levou a atuar em escolas de idiomas, cursinhos pré-vestibular, escolas técnicas e instituições da rede privada.

Comentários

Comente