O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou o edital do Encceja 2023. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como objetivo avaliar a competência de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada.
As inscrições do Encceja 2023 serão realizadas entre os dias 08 e 19 de maio de 2023, exclusivamente através do site do INEP. As provas serão aplicadas no dia 25 de setembro de 2023, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.
Para participar do Encceja 2023, é necessário ter idade mínima de 15 anos completos para a certificação de ensino fundamental, e de 18 anos completos para a certificação de ensino médio.
Para aqueles que desejam solicitar atendimento especializado ou específico, as inscrições serão realizadas entre os dias 08 e 19 de maio de 2023, também através do site do Inep. Esses candidatos deverão apresentar documentos que comprovem a necessidade de atendimento especializado ou específico no momento da inscrição.
Além disso, o INEP também disponibilizará atendimento especializado para gestantes, lactantes e idosos, que poderão solicitar o atendimento no momento da inscrição. Os locais de prova serão divulgados pelo INEP no dia 16 de setembro de 2023.
Entenda como é a prova do Encceja 2023
A prova do Encceja é dividida em dois turnos (manhã e tarde), tanto para o ensino fundamental ensino médio. As questões dividias em quatro áreas de conhecimento contendo 30 questões objetivas cada, além de uma redação. Veja:
Ensino Fundamental:
- Ciências Naturais (30 questões);
- Matemática; Língua Portuguesa (30 questões);
- Língua Estrangeira Moderna (30 questões),
- Artes, Educação Física e Redação; e Ciências Humanas (30 questões).
Ensino Médio:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (30 questões);
- Matemática e suas Tecnologias (30 questões);
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (30 questões);
- Ciências humanas e suas Tecnologias (30 questões)
Para obter a certificação do ensino fundamental, os candidatos devem obter, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 5 pontos na redação. Já para a certificação do ensino médio, o candidato deverá atingir, no mínimo, 100 pontos em cada área de conhecimento, incluindo a redação.
É importante ressaltar que, caso o candidato obtenha a pontuação mínima em apenas algumas áreas, ele poderá solicitar a declaração parcial de proficiência. Com esse documento, o candidato poderá fazer a prova novamente apenas nas áreas em que não atingiu a pontuação mínima.
Edital do Encceja 2023: novidades
O Inep anunciou quatro principais mudanças para o edição do Encceja 2023. São elas:
- A inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual;
- A correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista;
- Os laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise;
- Candidatos travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.
Veja as datas do Encceja 2023
Período de inscrições | 08 a 19 de maio de 2023 |
Solicitação de atendimento especial | 08 a 19 de maio de 2023 |
Divulgação dos locais de prova | 16 de setembro de 2023 |
Aplicação das provas | 25 de setembro de 2023 |
O edital do Encceja 2023 completo pode ser encontrado no site do Inep. É importante que os candidatos leiam o edital com atenção antes de realizar a inscrição, a fim de se informarem sobre as regras, prazos e procedimentos necessários para participar do exame.
Curtiu esse conteúdo? Não deixe de nos acompanhar pelo instagram: @ofoconoenem e ficar por dentro de todas as novidades para o Encceja 203.
Comente