O Ministério da Educação (MEC) divulgou o número de vagas no Fies 2022/21. De acordo com a pasta, serão ofertadas mais de 110 mil vagas para o financiamento das mensalidades nas universidades particulares.
Ainda conforme o MEC, 66.555 mil oportunidades serão disponibilizadas já neste primeiro semestre. No dia 3 de fevereiro, nesta quinta-feira, está prevista a divulgação do resultado do Fies 2022/1.
Diante da relevância desse tema, é fundamental estar antenado em relação ao calendário do Fies para que você possa aproveitar as oportunidades e, consequentemente, realizar o seu grande sonho de iniciar a sua jornada em uma instituição de ensino superior.
Calendário do Fies 2022/1
O cronograma para o Fies já está definido para o atual semestre. O acompanhamento dos prazos é fundamental para os candidatos ingressarem e obterem financiamento.
O Fies 2022/1 vai seguir o seguinte calendário:
- Abertura das inscrições: 8 a 11 de março;
- Resultado do FIES: 15 de março;
- Complementação das informações das inscrições FIES: 16 a 18 de março;
- Período de lista de espera: 16 de março a 28 de abril.
Quem pode participar do programa?
Para conseguir o financiamento é preciso atender aos seguintes requisitos:
- não ter bolsa no Prouni;
- ter renda familiar mensal de até 3 salários mínimos;
- não zerar na redação e tirar, pelo menos, 450 pontos no Enem.
Sobre esse tópico é importante mencionar que o número de vagas é definido por cada universidade privada. Desse modo, o FIES apenas faz o financiamento do valor a ser pago (podendo ser integral ou parcial).
O que é o Fies?
Trata-se de uma sigla e significa Fundo de Financiamento Estudantil. O programa é direcionado para os estudantes que buscam por oportunidades em universidades particulares, pois o Fies financia o valor do curso.
O número de vagas a serem oferecidas em cada curso é definido por cada instituição de ensino superior.
Qual a nota de corte do Fies?
A nota de corte faz referência à menor pontuação necessária para que uma pessoa seja aprovada em um determinado curso. Desse modo, ela varia conforme cada universidade e curso oferecido. Quem estiver abaixo da nota de corte, portanto, não foi aprovado no curso desejado pelo candidato.
Critérios de desempate do Fies 2022/1
Caso os candidatos fiquem com a mesma pontuação, os critérios de desempate vão funcionar da seguinte forma:
- maior nota na redação;
- melhor desempenho em linguagens, códigos e suas tecnologias;
- maior nota em matemática;
- maior nota em ciências da natureza;
- melhor desempenho em ciências humanas.
Lista de espera do Fies 2022/1
As pessoas que não foram pré-selecionadas ainda vão ter uma segunda oportunidade na lista de espera.
Nesse contexto, se algum pré-selecionado não confirmar a inscrição, as vagas serão ocupadas justamente por quem está na lista de espera. Desse modo, é muito importante estar atento em relação aos prazos da lista de espera para aproveitar a oportunidade.
Comente