Boleto Fies: saiba como imprimir o seu!

Veja passo a passo como imprimir a segunda via do Boleto Fies.

Todos os anos, diversas pessoas se inscrevem no Fies — Fundo de Financiamento Estudantil — com o objetivo de ingressar em um curso superior. O programa foi criado pelo Governo Federal e é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC).

Você é uma dessas pessoas e precisa pagar o boleto do Fies, mas não sabe como proceder? Veja neste post como imprimir o documento e garantir sua participação no programa.

Quem pode se inscrever no Fies?

Muitas pessoas desejam obter o financiamento do Fies para fazer um curso superior, mas nem todas estão aptas para participar. Antes de tudo, é preciso que o interessado tenha feito o Enem, pois o programa utiliza a nota dele para conceder o benefício.

Além disso, pode se inscrever no Fies quem:

  • Nunca utilizou o Fies nos anos anteriores;
  • Possua renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos — para a categoria Fies 1;
  • Possua renda familiar bruta mensal de no máximo cinco salários mínimos por pessoas — para as categorias Fies 2 e 3; e
  • Não esteja em débito com o Programa de Crédito Educativo — PCE/CREDUC.

Como imprimir o boleto Fies?

Para que o estudante fique em dia com o seu financiamento, é importante pagar o boleto fies em dia para não ocasionar juros e dores de cabeça. Tanto o boleto trimestral (para os beneficiários que ainda estão fazendo o curso superior), como o mensal (para aqueles que já concluíram o curso) chegam pelos correios.

No entanto, como é possível que o boleto chegue com atraso devido a diversos fatores — como greves, por exemplo — vamos mostrar como imprimir a segunda via. Antes de tudo, é preciso saber qual o agente bancário do seu financiamento.

Imprimir boleto fies na Caixa Econômica Federal

Caso o agente bancário seja a Caixa Econômica Federal, que é uma das principais instituições financeiras para obter o benefício , veja como imprimir o boleto Fies:

  • Acesse o site da Caixa Econômica Federal neste link;
  • Informe seu CPF, data de nascimento, código verificar e clique em “iniciar operação”.

Como você pode ver é bem simples obter a segunda via do boleto fies pela Caixa. Vale destacar que o horário para impressão é de 9 às 19 horas e apenas em dias úteis.

Você também pode conseguir a segunda via diretamente em qualquer Agência Caixa ou pelo site do Fies na internet.

Imprimir boleto Fies no Banco do Brasil

Como o Banco do Brasil também passou a ser agente bancário do Fies desde 2010, para tirar a segunda via do boleto o processo é o seguinte: apesar do BB não ter um serviço de segunda via próprio para beneficiários do Fies, é possível atualizar o boleto vencido e realizar o pagamento. Para isso, acesse as instruções:

  • Acesse este link no Banco do Brasil para atualizar o boleto;
  • Informe os dados solicitados;
  • Digite o código verificador e clique em “confirmar”

Vale ressaltar que o novo boleto já vem com os juros e multa e deve ser quitado no mesmo dia. Você também pode obter a segunda via pela Central de Atendimento por meio do número 0800 729 0722 ou comparecendo na agência em que assinou o contrato do Fies.

Para mais informações sobre o Fies, curta nossa página no Facebook ou acompanhe nosso perfil no Twitter: @focoenem

Deixa um comentário