Fies para quem já está na faculdade: como conseguir?

Veja detalhes sobre como solicitar o Fies para quem já está cursando o ensino superior.

Pouca gente sabe, mas o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não é só para quem quer ingressar em uma faculdade, mas também permite que os alunos já matriculados possam conseguir um financiamento. Neste artigo você vai descobrir como funciona o Fies para quem já está na faculdade e como solicitar o financiamento neste caso.

Fies para quem já está na faculdade: como funciona?

O Fies é um programa criado pelo governo federal para oferecer condições de financiamento estudantil para os alunos interessados em ingressar em instituições privadas de ensino. 

Dessa forma, o participante pode concluir sua graduação e pagar as mensalidades somente depois de se formar. Durante o curso, o aluno paga apenas as taxas do banco.

É muito comum que os alunos interessados no Fies ainda não tenham entrado no ensino superior. No entanto, quem já está fazendo um curso superior em uma instituição privada de ensino também poderá solicitar o financiamento. 

No entanto, os alunos já matriculados na faculdade só poderão solicitar o Fies se atenderem aos requisitos de inscrição estabelecidos pelo governo. 

Quais os requisitos para solicitar o Fies durante o curso?

Quem já está matriculado na faculdade só poderá solicitar o Fies se estiver estudando em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC. As notas para os cursos ficam entre 1 e 5. Para ser considerada positiva, a nota de avaliação deve ser maior ou igual a 3. Isso garante que o investimento não será em vão. Além disso, os requisitos para solicitar o Fies durante o curso são: 

  • O aluno deve ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010, com média igual ou maior do que 450 pontos; 
  • Não ter zerado na redação;
  • Ter renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa para o Fies e de até 5 salários mínimos por pessoa para o P-Fies, uma outra modalidade do financiamento; 
  • Para conseguir financiar exatamente o curso em que o aluno está matriculado, ele deverá encontrar uma vaga que corresponda à que ocupa hoje, na mesma instituição de ensino, turno e local.

Vou receber o reembolso do valor já pago nas mensalidades?

O aluno não receberá reembolso do valor pago nas mensalidades do curso antes de conseguir o financiamento. Isso significa que o Fies passa a valer só depois da assinatura do contrato. 

O financiamento será referente aos semestres que faltam para o aluno finalizar a sua graduação.  

Faculdades que aceitam financiamento do Fies

Semestralmente, diversas faculdades particulares participam do Fies, oferecendo vagas em cursos das mais variadas áreas do conhecimento com qualidade reconhecida pelo MEC.

Se você já está matriculado em uma instituição de ensino, verifique se sua faculdade participa do Fies. Caso não encontre vagas para o curso, local e horário que você está estudando, é possível mudar de turno e unidade para conseguir o financiamento ou tentar a transferência junto à faculdade.

Veja a lista de faculdades que aceitam o Fies

Tenho ProUni 50%, posso financiar o restante com o Fies?

O aluno que possui bolsa parcial de 50% no ProUni pode contratar o Fies simultaneamente para custear os outros 50% da mensalidade. Neste caso, não há necessidade de apresentação de fiador para conseguir o financiamento.

No entanto, a faculdade na qual o candidato foi contemplado na bolsa parcial do ProUni deve ter ofertas de vagas para financiamento. Outro requisito é que o estudante deve ser aprovado no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil.

Como financiar a faculdade com o Fies?

Fies para quem já está na faculdade
Fies é possível quem já está na faculdade? Confira (Imagem:reprodução)

As inscrições para o Fies acontecem duas vezes por ano, sempre antes do início das aulas em cada semestre. O processo deve ser feito online, por meio do FiesSeleção, no Portal Acesso Único do MEC. 

Para isso, o interessado deverá fazer o login em sua conta gov.br. No momento da inscrição será necessário informar:

  • Número de registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • E-mail pessoal;
  • Nome dos membros de seu grupo familiar;
  • CPF de todos os membros do grupo familiar;
  • Grupo de preferência;
  • Três opções de curso, com turno, local de oferta e IES. Lembrando que para quem já está cursando a faculdade, será necessário encontrar uma vaga para a mesma instituição de ensino e curso.

Curtiu nosso conteúdo sobre Fies para quem já está na faculdade? Então continue acompanhando o nosso blog para não perder as novidades sobre Enem, SiSU, Fies, ProUni, dicas de estudo, redação e muito mais. Aproveite e nos siga também no Instagram @ofoconoenem.

Publicitária com formação na Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE. Atua há três anos como redatora especialista e escreve sobre gestão, finanças e educação.

Comente