Nas últimas semanas, os termos “fascismo” e “fascista” deram um salto nas pesquisas do Google e em discussões nas redes sociais. Mas será que você sabe de fato o que é fascismo?
Conhecer o que foi esse regime totalitário que marcou a primeira metade do século XX é essencial para quem está se preparando para o Enem ou outros vestibulares. Pensando nisso, reunimos uma lista com 5 filmes sobre fascismo que todo mundo precisa assistir.
Afinal, o que é fascismo?
Primeiramente, vamos relembrar brevemente o que é fascismo?
O fascismo é uma ideologia complexa, tanto que existem várias definições para o termo. Alguns historiadores descrevem o fascismo como um tipo ou conjunto de ações políticas, uma filosofia política ou um movimento de massas.
Contudo, a maioria das definições concorda que o fascismo é um regime autoritário que promove o nacionalismo a todo custo e uma nação regida sob o controle de um governante autocrático.
O fascismo surgiu na Itália, por volta de 1920 (pouco tempo após o fim da Primeira Guerra Mundial). O regime autoritário estabelecido pelo ditador Benito Mussolini deu origem ao nazismo, ideologia criada pelo alemão Adolf Hitler.
Vários outros países – principalmente europeus – vivenciaram regimes totalitários com elementos fascistas. Durante esse período, milhões de pessoas foram perseguidas e brutalmente assassinadas sob a justificativa de construir uma sociedade soberana, com base nos princípios cristãos, conservadores e tradicionais.
Filmes sobre fascismo que você precisa assistir antes do Enem
Os regimes totalitários ao redor do mundo causaram consequências devastadoras que se refletem até os dias atuais. Tanto que existem diversos filmes sobre fascismo que retratam como foi esse período sombrio da história.
A seguir, reunimos 5 produções para você entender melhor o que é fascismo e por que precisamos combatê-lo nos dias de hoje:
1. Bastardos Inglórios
Bastardos Inglórios é um filme sobre a Segunda Guerra Mundial, escrito e dirigido por Quentin Tarantino e estrelado por Brad Pitt. O longa metragem conta a história fictícia de um esquadrão de judeus americanos que são enviados à França para aterrorizar os nazistas.
O grupo, que recebe o nome de Bastardos Inglórios, é temido pelos alemães por causa de sua crueldade. Em seu modus operandi, cada homem deve cortar o couro cabeludo de um soldado nazista morto e, a cada ataque, os Bastardos permitem que um alemão sobreviva para contar a história de terror aos outros.
Do outro lado da história, o filme apresenta outra conspiração independente contra o nazismo. Shosanna, a única sobrevivente judia de um ataque alemão, planeja um ataque para assassinar Adolf Hitler e outras lideranças da Alemanha Nazista.
2. A Onda
O filme ilustra de maneira bem didática o que é fascismo e como os ideais autoritários se difundem entre as pessoas.
A história se passa em uma escola alemã, quando um professor tem dificuldade para ensinar a disciplina. Os alunos acreditam que os ideais fascistas não seriam aceitos nos dias de hoje e, então, o professor propõe uma nova experiência para mostrar como o governo nazista conseguiu convencer as pessoas.
Os estudantes passam a seguir as regras do professor e logo se unem em um movimento autodenominado de “A Onda”. O problema começa quando o professor perde o controle da situação e, algo que deveria acontecer somente em sala de aula, começa a tomar conta das ruas.
Assim, A Onda se torna um movimento social da vida real, usando a força da violência para disseminar suas ideias.
3. A Outra História Americana
Apesar de ter sido lançado há mais de duas décadas (em 1998), este filme é bastante atual. A Outra História Americana, ou American History X, discute sobre o racismo, uma das características dos regimes fascistas.
O filme conta a história de dois irmãos: Danny, um adolescente facilmente influenciável e com forte admiração pelo irmão mais velho, Derek. A vida dos dois é marcada logo cedo quando o pai, um bombeiro, foi baleado durante uma ocorrência em um bairro negro.
Após o acontecimento, Derek passa a ter ódio dos negros, tanto que torna-se líder juvenil de um grupo que pregava o ódio contra as minorias. Após matar brutalmente três homens negros, Derek vai preso e acaba se tornando um herói neo-nazista. Logo, ele passa a ser idolatrado por vários jovens brancos, inclusive seu irmão.
Porém, durante seu tempo na prisão, Derek passa a analisar sua ideologia e suas ações até perceber que o ódio não é o melhor caminho. Assim, ele sai da cadeia com um pensamento totalmente diferente e disposto a recomeçar sua vida.
4. O Fotógrafo de Mauthausen
É bem provável que você já tenha ouvido falar das brutalidades que aconteciam nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Este filme mostra justamente o que aconteceu em um dos maiores campos do gênero, localizado na Áustria.
O filme baseado em fatos reais conta a história de Francesc Boix, um ex-soldado espanhol preso no campo de concentração de Mauthausen. Graças à sua inteligência e habilidades fotográficas, Boix consegue sobreviver no campo.
Quando descobre evidências fotográficas das atrocidades feitas pelos nazistas, sua missão torna-se mostrá-las ao mundo.
5. Ele está de volta
Já pensou se o ditador alemão estivesse vivo nos dias de hoje? Pois essa é a proposta de um dos filmes sobre fascismo. A história de Ele Está de Volta se passa na Alemanha, em 2014, quando Adolf Hitler volta para o mundo sem saber o que aconteceu em 1945.
Nas ruas de Berlim, as pessoas o reconhecem. Porém, todos pensam que se trata de um novo comediante que faz a imitação do líder nazista. Ainda assim, ele tenta conquistar novos seguidores e muitas pessoas se identificam com o seu discurso. Aos poucos, Hitler vai conquistando a simpatia do público, ganhando espaço na internet e até em programas de TV.
O filme é classificado como comédia, mas levanta discussões relevantes para a sociedade atual. Será que mesmo nos dias de hoje, em pleno século XXI, as pessoas se identificariam com um discurso totalitário como o de Hitler?
E aí, o que achou da nossa lista de filmes para entender o que é fascismo? Aproveite as recomendações para revisar o assunto para o Enem e vestibulares!
Comente