Estão abertas as inscrições do SiSU 2/2021

O prazo para que os estudantes realizem a inscrição no Sisu 2/2021 vai até o dia 6 de agosto. A plataforma pode ser acessada através do site oficial do Ministério da Educação (MEC).

Por
Publicado em 03/08/2021

As inscrições para o segundo semestre de 2021 do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) já estão abertas. Os candidatos que realizaram a prova na edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem acessar a plataforma de vagas através de uma aba no site oficial do Ministério da Educação (MEC)

Poderão participar do SiSu 2/2021 aqueles alunos que obtiveram nota maior do que zero na última edição do Enem, assim como aqueles candidatos que não tenham participado do exame na condição de treineiro. No entanto, algumas instituições consideram uma nota mínima e/ou médias para validar a inscrição em determinados cursos. Nessas situações, o candidato será avisado com uma mensagem do sistema caso sua nota não seja suficiente para concorrer ao curso. 

O prazo para que os estudantes realizem a inscrição vai até a meia-noite (no horário oficial de Brasília) do dia 6 de agosto. Durante este período, o sistema estará aberto de forma ininterrupta para o ingresso dos candidatos. Já o resultado está previsto para ser divulgado no dia 10 do mesmo mês. As demais informações sobre o processo estão listadas no edital disponibilizado aqui. 

Nesta edição, o  Sistema de Seleção Unificado ofertou 60.533 mil vagas distribuídas por todo o território nacional. Quase 9 mil a mais do que o ofertado no ano anterior, quando o MEC disponibilizou 51.924 mil vagas.

Como realizar a inscrição no SiSu 2/2021?

Para realizar a inscrição dentro da plataforma do Sistema de Seleção Unificado os estudantes devem clicar em “Fazer Inscrição” e, na sequência,  realizar ou acessar seu cadastro no portal do governo brasileiro. Em seguida, basta que o usuário confirme os dados pessoais e se direcione para a página de opções de vaga.

Uma vez nela, o candidato pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. Para se candidatar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”. É também nesta tela que você o estudante poderá acompanhar sua situação durante todo o processo.

O candidato pode escolher até duas opções de curso entre a lista disponibilizada no sistema do SiSu. Vale lembrar que essa seleção pode ser alterada pelo futuro estudante durante o período das inscrições conforme a variação das notas de corte.  As vagas serão distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota total. 

Embora não seja necessário qualquer documento ou comprovante para realizar o acesso ao SiSu, o estudante deverá ficar atento às exigências de cada instituição para a efetivação da matrícula em caso de aprovação. Essa informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.

O resultado do Sisu pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Como funciona a lista de espera do SiSU 2/2021?

Aqueles candidatos que não forem selecionados de maneira regular em nenhuma das duas opções de curso poderão ainda  manifestar interesse em participar da segunda chamada. Para isso, basta que o aluno acesse o sistema entre os dias 10 e 16 de agosto e clique no botão correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do SiSu. Ao finalizar o processo, o sistema emitirá uma mensagem validando a ação. 

Ao contrário do resultado regular, na lista de espera a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os futuros alunos acompanhem os resultados oficiais divulgados pela instituição na qual tenha manifestado interesse.

Cronograma do SiSU 2021:

  • Inscrições: 03 a 06 de agosto;
  • Atualização da nota de corte: 04 a 06 de agosto;
  • Resultado: 10 de agosto;
  • Matrículas: 11 a 16 de agosto;
  • Manifestação da lista de espera: 10 a 16 de agosto;
  • Resultado da lista de espera: 18 de agosto; e
  • Convocação da lista de espera: 19 de agosto.

Como consultar minha nota do Enem 2020?

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 estão salvas dentro da plataforma do Sisu e são recuperadas automaticamente quando o candidato realiza o login no site. Veja o passo a passo:

  1. Acesse a página do participante do Sisu 2021;
  2. Em seguida, faça o seu login ou cadastro no portal Gov.br;
  3. Por último, consulte o seu boletim com a classificação e as notas referentes a cada disciplina.
Jornalista em formação pela Faculdade Cásper Líbero. Apaixonada por palavras desde sempre, já cobriu as editorias de gastronomia, maternidade e carreira.

Comente