Fazer o Enem é quase que obrigatório para quem sonha com o ensino superior. O exame é hoje a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas. Entretanto, apesar de toda a sua importância, ele não é acessível para todos. Participar da prova exige um investimento de R$ 85 para se inscrever.
Contudo, a fim de que mais pessoas tenham a oportunidade de fazer o exame, existe a possibilidade de conseguir isenção da taxa de inscrição do Enem. Se esse é o seu caso, saiba que o período para pedir isenção do Enem 2021 já tem data.
No dia 03 de maio, o Inep divulgou as datas em que os candidatos poderão pedir isenção do Enem 2021. Os participantes que pretendem fazê-lo gratuitamente terão do dia 17 ao dia 28 de maio para fazer o pedido. Neste mesmo período também, os estudantes que solicitaram isenção na edição anterior, mas não fizeram a prova, deverão justificar a ausência e pedir a dispensa novamente.
Saiba como justificar sua ausência no Enem 2020
Os primeiros resultados do pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 serão divulgados no dia 09 de junho. Entretanto, será possível recorrer da decisão inicial entre os dias 14 e 18 de junho. O resultado final será liberado no dia 25 de junho.
Para ter direito à gratuidade, contudo, existem alguns critérios. Veja a seguir se você pode fazer o pedido e saiba como conseguir isenção do Enem 2021.
Quem pode pedir isenção da taxa de inscrição do Enem?
A gratuidade é um direito reservado aos estudantes que se encaixam nas seguintes situações:
- Estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou privada com bolsa integral e que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;
- Estudantes finalistas do Ensino Médio em 2021, que estão cursando seu último ano em escola da rede pública;
- Inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.
Como pedir isenção do Enem 2021?
Fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 é muito simples e rápido. O processo pode ser feito todo pela internet em 5 passos. Confira!
- Para começar, acesse a página do participante e clique na opção “isenção”.
- Informe os dados solicitados pela plataforma. Nesse primeiro momento, é necessário apenas o seu CPF e a data de nascimento. Depois que fizer isso, confirme que leu as informações na página e aperte o botão “próximo”.
- Na sessão seguinte, será preciso responder algumas perguntas iniciais. Você deve preencher as informações sobre endereço e sobre o seu Ensino Médio.
- Em seguida, ainda é necessário responder um questionário socioeconômico com 25 questões.
- Por fim, você deve disponibilizar seus dados de contato, como telefone e e-mail, e personalizar a página com uma foto sua.
Para aqueles que solicitaram isenção na edição anterior e não compareceram nos dias do Exame, haverá uma etapa a mais. Estes candidatos deverão justificar a ausência com documentos que mostrem a razão da falta. São aceitos atestados médicos, boletins de ocorrência, atestados de óbito, entre outros.
Assim que terminar o pedido de isenção do Enem 2021, revise todos os dados e certifique-se de que estão corretos. Após a conclusão, não será possível alterar ou acrescentar informações.
Os resultados iniciais serão liberados mais ou menos uma semana depois do fim do período de solicitação. Se você não conseguir a isenção do Enem neste primeiro momento, não se desespere. Haverá uma chance de entrar com recurso e enviar novos dados comprobatórios.
Isenção do Enem negada? Saiba como entrar com recurso
Candidatos que não conseguirem a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 terão uma segunda chance entre os dias 14 e 18 de junho. Neste período, eles poderão recorrer do resultado inicial e enviar certificações que comprovem o seu direito. Para isso, são aceitos os seguintes documentos:
- Histórico escolar;
- Declaração escolar;
- Certificado de conclusão do ensino médio;
- Declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio;
- Comprovante da renda;
- Cópia do cartão com o Número de Identificação Social (NIS) válido;
- Documento com o Número de Identificação Social (NIS) válido;
- Declaração escolar comprovando que está fazendo o último ano do Ensino Médio, em qualquer modalidade de ensino, em escola pública.
O processo para conseguir isenção da taxa de inscrição para a versão digital do exame é o mesmo, nas mesmas datas. Sendo assim, todos aqueles que têm direito à gratuidade, independente da modalidade do Exame, deverão estar atentos a este calendário.
Calendário: fique atento as datas!
- Justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021: 17 a 28/05/2021
- Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021: 09/06/2021
- Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021: 14 a 18/06/2021
- Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021: 25/06/2021
O edital completo está disponível no site do Diário da União!
Apesar desse cronograma pronto para o período de isenção do Enem 2021, o MEC ainda não divulgou o calendário de inscrição da prova. A data deve ser escolhida entre os próximos meses.
Fique atento ao site do Foco no Enem para não perder nenhuma informação. Enquanto a data de inscrição ainda não é divulgada, aproveite para entender tudo sobre o Exame neste guia completo sobre o Enem.
Comente