Lista de Espera Sisu – Como Participar?

Você fez o Enem, se candidatou através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para uma vaga em um curso na universidade do seu interesse, mas ainda não foi chamado? Calma! Você ainda pode participar da Lista de Espera Sisu e aguardar ser chamado para fazer a graduação dos seus sonhos, na universidade que você deseja.

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação), que permite que os participantes do Enem possam se inscrever para as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior. Os candidatos podem se inscrever para até duas vagas, e caso não sejam selecionados na primeira ou em nenhuma das opções, é possível entrar na lista de espera. Confira abaixo como participar da lista de espera Sisu:

O Sisu

Antes de qualquer coisa, você deve entender como funciona o Sisu. Quando se faz a inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino que participam do Sisu. Lembrando que a escolha deve ser feita por ordem de preferência. Também é necessário informar se você quer concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas (por cotas), ou a vagas voltadas para outras políticas afirmativas da instituição educacional.

O candidato tem liberdade para alterar as opções de curso ou instituição durante o período de inscrição, pois apenas a última inscrição será validada na seleção final. O Sisu seleciona os candidatos automaticamente, escolhendo aqueles que foram melhor classificados através da nota do Enem.

São selecionados apenas os candidatos classificados de acordo com o número de vagas através do Sisu em cada curso, considerando a modalidade de concorrência. Se a sua nota do Enem for alta e permitir que você seja classificado nas duas opções de vaga, a seleção será feita apenas para a sua primeira opção.

A chamada para a matrícula é feita apenas uma vez. Quando você é selecionado terá um determinado prazo para fazer a matrícula na universidade da sua escolha, devendo confirmar a ocupação da vaga.

Como participar da Lista de Espera Sisu

Você não foi selecionado em nenhuma das opções de cursos do Sisu ou foi chamado apenas para a segunda opção? Neste caso, você deve entrar para a Lista de Espera Sisu, que contempla os candidatos que não foram chamados na primeira chamada para ocupar as vagas que não foram preenchidas pela universidade ou sofreram desistência.

Podem participar da Lista de Espera do Sisu os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das opções de curso, ou que foram selecionados em sua segunda opção, independentemente se fizeram a matrícula ou não. Porém, é importante ressaltar que se você se matriculou em sua segunda opção, mas entrou na lista de espera e foi chamado para a primeira opção por conta da desistência do outro candidato, automaticamente sua matrícula será cancelada.

Para participar da Lista de Espera do Sisu, você deve acessar o seu boletim, na própria página do Sisu, dentro do prazo definido no cronograma, e manifestar o seu interesse em fazer parte da lista. A participação na lista de espera vale apenas para a primeira opção de vaga do candidato.

Quando há vaga disponível, a instituição convoca o candidato para a efetuação da matrícula. Por isso, é recomendado que você fique acompanhando o processo de segunda chamada  da universidade na qual se está aguardando ser selecionado.

Deixa um comentário