Sisu 2019: Inscrições Abertas – Confira o cronograma!

MEC divulgou edital com todas as informações sobre as inscrições para o Sisu 2019. Confira!

O Sisu (Processo de Seleção Unificada) é um programa do Governo Federal que visa o preenchimento de vagas nas universidades públicas do país. Desde que os participantes preencham certos requisitos, eles podem conseguir a uma vaga em um curso superior e conquistar o tão sonhado diploma.

No entanto, o Sisu 2019 traz mudanças. Por isso, além de informar a data de inscrição, você vai ficar por dentro do que mudou no programa e do passo a passo para se inscrever. Não perca!

Pré-requisitos para concorrer às vagas

Sisu 2019 Inscrições Abertas!

Inscrições para o Sisu 2019 estarão abertas no dia 22 de Janeiro!

Com o intuito de informar quem está fazendo o Sisu pela primeira vez, listamos a seguir os requisitos para participar da seleção.

  • Ter concluído o ensino médio;
  • Ter feito o Enem no ano anterior (neste caso, o Enem 2018);
  • Não ter zerado a redação.

Algumas pessoas pensam que é preciso declarar renda familiar para participar. Mas, ao contrário do Fies e do ProUni, o Sisu não têm esse pré-requisito. O programa também não cobra nota mínima no Enem para participar. No entanto, é importante destacar que algumas instituições podem adotar notas mínimas ou médias para a inscrição em alguns cursos.

Sendo assim, caso o candidato não tenha obtido nota suficiente para concorrer ao curso escolhido, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

Mec divulga mudanças no Edital do Sisu 2019

Como foi dito, a edição Sisu 2019 traz mudanças para os participantes, por isso, fique atento, pois as alterações feitas no processo seletivo estão relacionadas às opções de vagas.

Segundo edital publicado em novembro de 2018, os participantes continuam escolhendo duas opções de vagas. Porém, quem for selecionado na chamada regular em uma das opções escolhidas, não poderá mais participar da lista de espera para a outra opção.

Isso significa que, ao escolher a primeira e segunda opção, o candidato deve está muito certo do que quer, já que ele só poderá demonstrar interesse em uma das vagas e entrar para a lista de espera caso não seja selecionado em nenhuma das opções da vagas na chamada regular.

Resumindo: a opção de vaga que você for selecionado na chamada regular será aquela que irá estudar. Portanto, fique bastante atento ao fazer sua inscrição!

Sisu 2019: Inscrições

O período de inscrições do Sisu 2019 já foi divulgado. Os interessados poderão se inscrever de 22 de janeiro de 2019 até às 23:59 de 25 de janeiro de 2019. Vale lembrar que este é o horário oficial de Brasília e que durante todo o período, o sistema está aberto de forma ininterrupta.

Nos dias 23, 24, e 25 de janeiro fique atento à divulgação das notas de cortes dos cursos e da sua classificação parcial. Essa é uma etapa muito importante e requer atenção para que o curso escolhido seja aquele que de fato oferece chances reais de classificação.

Além do período de inscrições, o restante do cronograma também foi divulgado. O resultado está previsto para 28 de janeiro. E entre 30 de janeiro e 04 de fevereiro os estudantes poderão fazer suas matrículas e todos os registros acadêmicos nas instituições em que foram selecionados no período regular. Vale destacar também que haverá apenas uma chamada regular na primeira edição, ou seja, no Sisu 1/2019.

Cronograma Sisu 2019

  • 22/01 a 25/01: Período de inscrições;
  • 28/01 : Resultado da chamada regular: 28/01 a 04/02;
  • 30/01 a 04/02: Prazo para participar da Lista de Espera;
  • 07/02: Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

Passo a passo para se inscrever no Sisu 2019

Agora que você está por dentro do cronograma do Sisu 2019 e das mudanças apresentadas para esta edição, veja o passo a passo que preparamos para se inscrever.

Passo 1: Acesse a página oficial do Sisu na internet neste link: sisu.mec.gov.br;

Passo 2: Preencha as informações solicitadas, que são o número de inscrição e senha da edição anterior do Enem. Vale lembrar que para participar do Sisu 2019, o candidato deverá ter feito o Enem no ano anterior.

Passo 3: Ao acessar a página de inscrição, confirme os dados que aparecem preenchidos automaticamente. Após essa atualização, você já pode começar a se inscrever.

Passo 4: Haverá duas opções de curso para se inscrever. Comece clicando em “Fazer inscrição na 1ª opção“.

Passo 5: Em seguida pesquise as vagas levando em conta nome do município, do curso e da instituição e, ao escolher, clique em “Escolher este curso.

Passo 6: Dando continuidade à inscrição, você deverá escolher a modalidade. Escolha uma das opções disponíveis para o curso e clique em “Escolher esta modalidade“.

Passo 7: Feito isso, confirme os dados, veja qual a lista de documentos exigidos pela instituição no ato da matrícula e, caso esteja tudo certo, clique em “Confirmar minha inscrição“.

Pronto! Sua inscrição está efetuada. Vale destacar que esse mesmo processo deverá ser feito para a inscrição da segunda opção de vaga. Ou seja, serão duas inscrições no Sisu 2019. Após às inscrições, o estudante será informado que as opções de vagas poderão ser modificadas na plataforma enquanto as inscrições estiverem ocorrendo.

Como você pode notar, é bastante simples se inscrever para o Sisu. No entanto, requer muita atenção, principalmente na escolha do curso. Afinal, com as mudanças anunciadas nesta edição, a opção escolhida será aquela que o estudante irá estudar. Então, muita atenção neste momento!

Uma resposta

  1. Nicole lenes dasilva Reply

Deixa um comentário