É possível usar notas de Enem anteriores no Sisu?

Muitos candidatos fizeram o Enem há alguns anos atrás e desejar participar do Sisu. Será possível usar? Confira!

Por
Publicado em 16/02/2022

Muitas pessoas têm se perguntado se podem usar notas de Enem anteriores no Sisu

Afinal, quem pretende ingressar em uma faculdade pública precisa realizar o Exame e obter a média mínima para concorrer a uma vaga.

No entanto, nem todos os interessados realizaram a prova ano passado, e alguns candidatos tiraram notas melhores nas outras edições.

Por isso, diversos alunos gostariam de usar suas médias de outros Exames.

Afinal, posso usar notas de Enem anteriores no Sisu?

A resposta é não. Você só pode usar a média obtida no ano anterior ao processo seletivo do primeiro e do segundo semestre.

Portanto, a única nota que pode ser utilizada para se candidatar a uma vaga no Sisu em 2022 é a do Enem 2021.

O Sisu (Sitema de Seleção Unificada)

Existem diversas maneiras de usar a nota do Enem para conquistar uma vaga na faculdade, e uma das mais almejadas pelos vestibulandos é o Sisu.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é uma plataforma online do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior por meio do Enem. 

Normalmente, há duas chamadas do Sisu por ano, no primeiro e no segundo semetre. No entanto, em 2021, o MEC disponibilizou três edições.

De todo modo, o edital do Sisu 2022, referente ao primeiro semestre do ano, já foi divulgado. 

Se você deseja participar do programa este ano é importante saber o conteúdo deste documento, visto que ele traz todas as orientações para os alunos interessados em ingressar na faculdade por meio do processo seletivo.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever todos os candidatos que prestaram o Enem 2021, desde que preencham os seguintes requisitos:

  • não ter zerado na redação;
  • não estar na condição de treineiro (estudante que ainda não concluiu o Ensino Médio).

Entretanto, vale ressaltar que algumas instituições adotam notas e/ou médias mínimas para que a inscrição em determinados cursos possa ser feita.

Nesse caso, no ato da inscrição, se a nota do candidato não estiver dentro do limite estabelecido pela instituição, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.

Como é feita a inscrição no Sisu?

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu agora é feito por meio de um Login Único do governo federal. 

Se você ainda não possui uma conta gov.br, clique aqui para criar a sua. Caso já tenha criado, basta fazer login com o seu CPF e a senha cadastrada. 

Já a inscrição é feita exclusivamente pela internet na página do Sisu e não há cobrança de nenhum tipo de taxa.

Este ano, o Sisu estará disponível para inscrição em sua primeira chamada entre os dias 15 e 18 de fevereiro. Durante esse período, o sistema estará aberto de forma contínua.

Como utilizar a nota do Enem no Sisu?

Como mencionado acima, a Sisu aceita somente a média obtida na edição mais recente do Enem. Inclusive, no momento da inscrição, o sistema recupera automaticamente a nota do candidato.

Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Dessa forma, quando você realiza sua inscrição para um curso que tenha essa particularidade, o sistema faz o cálculo de forma automática, de acordo com as especificações da faculdade.

Com isso, é bem provável que você tenha notas distintas em cada um dos cursos, já que a média varia com base nos critérios das instituições de ensino.

Como realizar a matrícula na faculdade?

Caso você seja aprovado no processo seletivo, é preciso atentar-se aos documentos exigidos pelas instituições para efetivar sua matrícula. Essa informação estará disponível no sistema, no ato da inscrição.

Logo que você tiver o resultado, entre em contato com a secretaria da faculdade para agendar a matrícula e saber quais documentos terá que apresentar.

Existe uma lista geral padrão de documentos que sempre são solicitados. Confira abaixo:

  • documento de identificação original com foto;
  • CPF;
  • certificado de conclusão do ensino médio;
  • histórico escolar;
  • título de eleitor (se maior de 18 anos);
  • comprovante de reservista (no caso dos homens);
  • certidão de nascimento, casamento ou divórcio;
  • comprovante de residência.

Por fim, atualmente, a matrícula dos aprovados é feita na instituição de ensino. Logo, se você não for aprovado em nenhuma das suas chamadas, é importante acompanhar o site da faculdade desejada para saber sobre as convocações da lista de espera.

Este artigo foi útil? Então, compartilhe com seus amigos que têm dúvidas se podem usar notas de Enem anteriores no Sisu e deixe seu comentário!

Jornalista em formação, administradora, redatora web e publicitária. Escreve sobre educação, finanças, gestão e literatura.

Comente