Novo Saeb – Conheça o processo seriado que pode substituir o Enem

O Saeb poderá ser utilizado como forma de ingresso ao ensino superior, substituindo assim a nota do Enem.

Por
Publicado em 08/05/2020 (atualizado em 09/01/2021)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta quarta-feira (6) que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) terá uma prova anual aplicada para todas as séries a partir do 2º ano do ensino fundamental. Antes dessa mudança, a prova era aplicada apenas para os estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e para os da 3ª série do ensino médio.

De acordo com nota publicada pelo Inep, essa nova versão da prova visa trazer resultados com mais agilidade e informações mais precisas de cada escola, a fim de realizar intervenções pedagógicas em um intervalo de tempo mais curto. Além disso, um dos principais objetivos do novo Saeb é possibilitar o acesso ao ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seriado.

Como funcionará o Novo Saeb?

Na nova avaliação, as provas serão anuais e em papel para os 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental, para os alunos do 5º ano em diante, as provas serão eletrônicas. Segundo o Inep, no futuro, as provas digitais serão adaptativas, ou seja, a cada item que o aluno fizer, o equipamento sorteará a próxima questão, baseada na resposta que o aluno deu no item anterior. Dessa forma, cada avaliação será única para cada estudante. 

Além disso, o Inep declarou que cada exame realizado pelo computador permitirá ter estimativas mais precisas da proficiência dos alunos, assim como redução no tempo da coleta de dados e da divulgação dos resultados.

Em relação aos estudantes do ensino médio, a nova versão da prova traz mais uma possibilidade de acesso ao ensino superior com o Enem seriado. A seguir, saiba mais sobre essa nova avaliação.

Enem seriado

De acordo com o Inep, o novo Saeb vai trazer a possibilidade do Enem seriado, ou seja, as notas dos exames feitos para esta avaliação vão poder ser usados para acesso ao ensino superior.

Contudo, é preciso frisar que o Enem tradicional não vai deixar de existir. Essa nova modalidade do exame consiste em apenas mais uma porta de entrada ao ensino superior. O Enem tradicional continuará a ser aplicado normalmente, nas versões impressa e digital.

Mas você deve estar se perguntando como irá funcionar na prática esta nova possibilidade de ingresso no ensino superior, e a resposta para isso é simples, confira o processo na nota divulgada pelo Inep: 

“O novo Saeb traz o chamado Enem seriado. Nele, as provas dos alunos do ensino médio formarão uma nota a partir da pontuação adquirida em cada uma das três séries, que poderá ser utilizada para acesso ao ensino superior. Os estudantes que fizerem a prova da 1ª série em 2021, por exemplo, já estarão concorrendo a vagas nas universidades para quando concluírem o ensino médio, em 2023.”

É importante destacar que o novo Saeb será feito em colaboração com os estados e municípios, assim, professores das respectivas redes de ensino trabalharão no Inep, por período temporário, atuando na construção dessa nova prova. 

Esses profissionais irão cooperar com o trabalho em todo o processo de preparação da avaliação, capacitando-se para a elaboração de itens de provas, tendo em vista as especificidades da logística de aplicação do exame em larga escala. Em seguida, os professores atuarão como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. 

Por essas razões, de acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, “é extremamente importante envolvê-los, afinal, esses professores estão na ponta do processo de avaliação nacional”.

Em suma, o novo Saeb tem o objetivo de realizar intervenções pedagógicas em um intervalo de tempo mais curto e trazer mais uma possibilidade de acesso ao ensino superior, para isso, começarão a aplicar o Enem Seriado para os estudantes do ensino médio. 

Comente