É possível chutar no Enem? Veja as dicas dos especialistas!

Está pensando em chutar questões no Enem? Veja o que os especialistas na prova dizem.

É possível chutar no Enem?
Cada questão do Enem possui cinco alternativas. Ou seja, em caso de chute, o candidato terá 20% de chance de acerto

Cada caderno do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com 45 questões objetivas. Embora você tenha estudado bastante e saiba as respostas da maioria das perguntas, pode ocorrer, muitas vezes, de ter dúvidas em relação à opção correta. Nesses casos, você pode avaliar: como chutar no Enem e acertar a resposta?

No entanto, é importante saber que o Enem descobre se você está chutando ou se domina mesmo os conteúdos respondidos. Como? Veja o texto a seguir e entenda sobre o método “antichute” do Enem.

Por que não vale a pena chutar no Enem?

O Enem é uma prova que exige muito. Afinal, são quatro cadernos de perguntas e respostas, que contam com 45 questões cada, 180 ao todo.

Além disso, é necessário desenvolver uma Redação sobre algum tema proposto pela organização da prova. Portanto, de modo geral, é preciso ter muita dedicação e paciência.

Todavia, em virtude da dificuldade do exame, pode acontecer de você não saber ou não se lembrar de alguma resposta de alguma dessas questões. Com isso, talvez pense em chutar no Enem.

Essa opção, porém, é um tanto perigosa, pois é possível identificar se você chutou nas respostas.  

Essa certificação acontece por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada na prova, desenvolvida com o objetivo de detectar se você, mesmo acertando as questões, sabe os resultados.

Como funciona o TRI?

Chutar no Enem pode ser uma armadilha porque o TRI, método antichute, considera o grau de dificuldade de cada uma das questões respondidas na prova.

Dentre as 180 perguntas do Enem, há as consideradas fáceis, médias e difíceis. Desse modo, se você acertar a maioria das questões complexas e errar em maior quantidade as fáceis e médias, o TRI entende que chutou na prova.

Acontecendo isso, o sistema compreende o padrão das suas respostas como incoerente e, por esse motivo, o peso de cada questão é diminuído. Consequentemente, a nota final também será menor.

O que fazer nesses casos?

Diante disso, você deve estar se perguntando o que fazer na prova, caso não saiba de algumas questões. No entanto, é importante se acalmar e seguir as dicas dos especialistas. Com isso, é possível observar as opções e ter um bom desempenho na prova.

Não sabe a resposta da pergunta?

Em muitos casos, as pessoas que não sabem as respostas de algumas perguntas costumam chutar direto no gabarito. Caso não tenha certeza de qual opção colocar, mantenha a calma e siga as dicas dos especialistas.

Segundo eles, para as perguntas que você não souber, é importante pulá-las, responder aquelas que sabe e depois tentar solucionar as que não foram respondidas. Fazendo isso, assegura pontos e coerência. Além disso, garante mais confiança para terminar a prova.

Quais são as outras formas de acertar?

Pode acontecer de você tentar lembrar as respostas para determinadas questões e, mesmo assim, não conseguir. Para esses casos, então, os especialistas aconselham a eliminar as opções mais incoerentes e, dessa maneira, aumentar as possibilidades de acerto.

É importante destacar que, em muitas perguntas, a resposta se encontra na própria questão. Além disso, vale observar as perguntas anteriores, pois elas podem contar com informações que te ajudem a responder as demais.

Evite chutar nas opções “prováveis”

Normalmente, pessoas que fazem vestibulares, concursos e outras provas em geral, quando não sabem as respostas, chutam em opções “prováveis”. Ou seja: letra “C” ou “E” etc.

Entretanto, chutar no Enem dessa forma não e muito sugerido. Isso porque os profissionais que desenvolvem a prova conhecem “essa teoria” e, por isso, podem distribuir as respostas corretas em opções variáveis.

Não empreenda toda sua energia vendo o tempo

O tempo é um fator importante no momento da realização do Enem. Contudo, é sugerido que fique de olho, mas sem ficar neurótico. Empreendendo toda sua energia e preocupação com o período de duração da prova, você pode perder a concentração e se atrapalhar com as questões.

Prepare-se para a prova e evite chutar no Enem

O Enem é uma prova muito importante, pois, por meio do seu desempenho, você pode conseguir uma bolsa de estudos em alguma Instituição de Ensino Superior (IES) privada ou uma vaga em uma universidade pública.

Por conta disso, chutar no Enem não é uma boa opção. Afinal, caso erre as respostas ou perca pontos pelo “método antichute”, pode precisar adiar esse objetivo.

Desse modo, a melhor maneira de evitar isso é por meio da preparação para a prova e atenção no momento da sua realização. Com isso, você pode se sair bem e dar o primeiro passo para tão o sonhado curso superior.

Nosso site oferece conteúdos de ótima qualidade para você se informar sobre o Enem, temas mais cobrados na prova, opções de universidades, programas de bolsas, vagas e financiamentos do governo e outros assuntos relacionados ao ensino superior.

Carlos Eduardo Bertin (33) é jornalista, publicitário e mestre em comunicação social. Escreve sobre Comunicação, Religião, Cultura, Educação, Carreira e Investimentos.

Comente