ProUni para alunos de escolas particulares: o que mudou para 2022

Documento publicado pelo Governo Federal altera regras de participação no Programa Universidade para Todos (ProUni). Confira detalhes!

De acordo com a Medida Provisória nº 1.075/2021, publicada no dia 07 de dezembro de 2021, pelo Governo Federal, alunos de escolas particulares, pagantes ou bolsistas parciais poderão participar do ProUni em 2022. O documento foi assinado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro e publicado no Diário Oficial da União (DOU), alterando assim as regras do programa.

ProUni para alunos de escolas particulares
Programa Universidade para Todos (ProUni). Imagem: Foco no Enem

ProUni para alunos de escolas particulares

O Programa Universidade para Todos (ProUni), criado em 2004, no governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudos em instituições de ensino superior para pessoas de baixa renda.

Antes da Medida Provisória nº 1.075/2021, somente alunos oriundos da rede pública de ensino ou bolsistas integrais de escolas particulares poderiam participar do programa. Com a mudança, esses estudantes agora passarão a dividir as vagas do ProUni com alunos pagantes ou bolsistas parciais das escolas privadas.

Apesar da mudança nos critérios de escolaridade do ProUni, permanece a exigência de comprovação de renda para ser contemplado com as bolsas de estudos.

As bolsas integrais são disponibilizadas para alunos com renda familiar bruta por pessoa de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos.

Outra alteração feita na MP trata-se da dispensação de comprovação de renda familiar ou de deficiência pela instituição de ensino para os estudantes que já possuem tais informações em banco de dados do de órgãos governamentais.

Portanto, poderão após as mudanças participar do ProUni 2022:

  • Candidatos que cursaram todo ensino médio da rede pública de ensino ou;
  • Candidatos que cursaram todo ensino médio em escolas privadas, pagantes ou bolsistas e;
  • Ter obtido no mínimo 450 pontos na média geral e não ter obtido nora zero na Redação do Enem;

É importante lembrar que, além dos critérios acima, os candidatos aprovados no ProUni ainda necessitam comprovar renda compatível com o edital.

De acordo com o documento, as alterações irão começar a valer a partir do dia 1º de julho de 2022. Logo, para o ProUni 2022.1 continuará vigente as regras anteriores.

Cronograma do ProUni 2022

O resultado do Enem 2021 com o desempenho individual de cada candidato será divulgado na página do participante no site do Inep no dia 11 de fevereiro, conforme informado pelo Ministério da Educação (MEC). Tradicionalmente, o ProUni abre suas inscrições semanas após o resultado do Enem.

O edital do ProUni 2022 ainda não foi divulgado pelo MEC, porém a previsão é que as inscrições para o processo seletivo aconteçam entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

Fique atento as datas do ProUni 2022.1:

  • Período de inscrição: 22 a 25 fevereiro;
  • Resultado da 1ª chamada:
  • Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada:
  • Resultado da 2ª chamada:
  • Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada:

Fique atento a mais informações do ProUni 2022 em tempo real pelo nosso Instagram: @ofoconoenem.

Estudante de Medicina em Belo Horizonte. Foi aprovado na UFRJ + 3 faculdades particulares com bolsa integral usando a nota do Enem. Criou o Foco no Enem para ajudar outros estudantes a irem bem no exame.

Comente