Apesar de ser um conceito simples, compreender o que é tópico frasal na Redação e como saber empregá-lo em produções textuais é indispensável.
Além de deixar o parágrafo mais organizado, este item permite que o autor desenvolva o tema mais facilmente e também possui a função de despertar o interesse do leitor.
A seguir você vai entender o que é o tópico frasal de um redação, tipos e exemplos de como empregá-lo.
O que é tópico frasal?
O tópico frasal é uma estrutura textual empregada para começar uma argumentação. Ele nada mais é do que a primeira frase do parágrafo.
Também chamado de ideia central ou nuclear do parágrafo de desenvolvimento, ele pode ser entendido como um resumo do ponto de vista que aquele período vai abordar.
Dessa forma, cada parágrafo de um texto deve conter um tópico frasal.
Contudo, vale ressaltar que não é necessário escrever mais de uma ideia central em um mesmo parágrafo, pois isso pode deixar o texto confuso.
Para que você entenda o que é tópico frasal na prática explicaremos as diferentes formas de construir um tópico frasal. Confira!
Tipos e exemplos de tópicos frasais
Declaração Inicial
Neste tipo de tópico frasal há a apresentação da ideia logo no início do parágrafo e ela é comentada logo em seguida com o argumento. Vejo o exemplo:
“As grandes metrópoles nasceram sem nenhum tipo de controle. Um seleto grupo decidiu que a construção de ferrovias e metrôs não seria bom para o processo de venda automática, logo, tem-se o caos atual por falta de investimentos que deveriam ter ocorrido.”
Definição
Esse formato de tópico frasal apresenta uma palavra importante para aquele contexto e explica seu significado. Confira o exemplo:
“Por pobreza entende-se a falta daquilo que é necessário à subsistência. Essa condição está diretamente atrelada à violência social, pois o Atlas da Violência de 2018 indica que as dez cidades com maiores taxas de assassinato no Brasil têm nove vezes mais pessoas na extrema pobreza do que as cidades menos violentas.”
No entanto, preste atenção ao aplicá-la, pois a definição não deve ser o mesmo que trechos do dicionário. Tratando-se principalmente da Redação do Enem, é imprescindível que você desenvolva o assunto com suas próprias palavras.
Contraste ou comparação
É a exposição das ideias ou situações opostas para evidenciar as diferenças entre elas. Observe:
“De um lado, estão os grandes capitalistas que anseiam pelo lucro. De outro, pessoas marginalizadas, que sofrem as consequências de grandes desastres ambientais.”
Alusão histórica
É uma associação de um acontecimento do passado para explicar determinado fato no presente. Veja no exemplo:
“Depois da instituição da Constituição Federal, em 1988, muitos abusos contra o povo deixaram de ser cometidos graças à presunção de inocência.”
As alusões históricas são um dos tópicos frasais mais utilizados na redação, pois é bastante comum que grandes momentos da história do Brasil e do mundo sejam facilmente lembrados e citados como argumentação.
História no Enem: Constituições do Brasil de 1824 a 1988
Questionamento
E por fim, este último tipo de tópico frasal, diz respeito a possíveis perguntas que podem ser formuladas a partir da temática. Confira sua aplicação:
“Você já se perguntou o que é discriminação racial? A discriminação racial é a inferiorização ou exclusão de alguém por conta de sua raça ou etnia.”
Mas atenção ao utilizar este recurso: todos os questionamentos levantados precisam ser respondidos no texto!
Como aplicar o tópico frasal na redação do Enem?
Saber o que é tópico frasal e como empregá-lo nos parágrafos de sua redação faz toda a diferença, já que ele está previsto na competência 3 da redação do Enem.
Essa competência avalia a capacidade do participante de fazer o resumo do argumento, explicar a ideia apresentada e concluir o raciocínio, relacionando com o tema abordado.
Dessa forma, ele torna-se fundamental nos parágrafos de desenvolvimento, sobretudo, porque demonstra que o estudante construiu um projeto de texto bem definido, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Para que você adquira a habilidade de escrever redações com bons tópicos frasais, a dica é a mesma de sempre: praticar!
Como você deve saber, a prática constante leva a excelentes resultados. Dessa forma, o ideal é fazer pelo menos uma redação por semana, testar os vários tipos de tópicos frasais e observar qual se encaixa melhor em seus textos.
Gostou do nosso resumo sobre o que é tópico frasal na Redação? Deixe seu comentário!
Comente