Por conta da pandemia da Covid-19, o Enem 2020 precisou mudar de data. A prova, que normalmente acontece em novembro, será aplicada somente em janeiro de 2021. Mas essa não foi a única mudança no Exame em decorrência do vírus. Nesta edição, o uso de máscara no Enem será obrigatório.
A nova regra foi adicionada ao edital a fim de evitar a contaminação dos participantes no dia da prova. Alguns cuidados relacionados ao distanciamento social também foram acrescentados no regulamento. Eles são válidos tanto para a versão impressa quanto digital.
Ao todo, 5,8 milhões de candidatos farão a prova. Deste total, 96 mil farão o Exame digital. Mesmo dividindo entre escolas e instituições que aplicam a prova, uma quantidade considerável de pessoas ficarão aglomeradas. Por isso, o uso de máscara no Enem e outros cuidados sanitários são tão importantes.
Neste artigo, vamos explicar todas as normas referentes ao uso de máscara no Enem. Dessa forma, você já chega completamente preparado para fazer o Exame.
8 Regras sobre o uso de máscara no Enem
- O participante fica proibido de entrar no local de provas sem a máscara de proteção contra a Covid-19;
- Se o participante chegar ao local da prova sem a máscara de proteção, deverá aguardar do lado de fora até que um familiar ou conhecido possa lhe entregar. O mesmo procedimento é aplicado para aqueles que esquecem um documento de apresentação válido;
- O candidato não poderá permanecer no local de prova sem a máscara facial;
- A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do candidato, desde a sua entrada até a sua saída do local de prova;
- Caso o candidato se recuse a utilizar a máscara cobrindo totalmente a boca e o nariz, desde a entrada até a saída do local de prova, ele poderá ser eliminado do Exame;
- Será permitido que o participante leve máscaras reservas para trocar durante a aplicação do Exame. O descarte das máscaras usadas deve ser feito pelo candidato nas lixeiras no local da prova;
- O candidato não deve retirar a máscara facial em nenhum momento, exceto para o consumo de alimentos e líquidos. Por isso, é aconselhável que o lanche que levar para a prova seja prático. Na hora de retirar a máscara, não se deve tocar a parte frontal. Em seguida, o participante deve higienizar as mãos com álcool em gel.
- O uso de máscara no Enem é dispensado para pessoas com autismo, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou outras deficiências que impeçam o uso adequado;
Além dessas normas sobre o uso de máscara no Enem, o edital também abrange questões como a higienização e o distanciamento.
Regras de higiene e distanciamento
- Antes de entrar na sala de provas, durante a identificação do participante, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel levado pelo candidato ou fornecido pelo aplicador;
- As mãos deverão ser higienizadas com álcool em gel ao entrar e sair do banheiro e durante a aplicação da prova;
- A ida ao banheiro será permitida, mas o participante deve ser acompanhado pelo fiscal respeitando a distância de 1,5 metro prevista nos protocolos de proteção contra o coronavírus.
Com o uso de máscaras no Enem sendo obrigatório, mais os cuidados preventivos, a dinâmica do Exame será um pouco diferente nesta edição. Mas nada que deva te assustar.
Adicione a máscara de proteção facial e o álcool em gel à lista de itens que você não pode esquecer de levar para a prova – junto com as canetas pretas e os documentos.
Se você não sabe exatamente o que precisa ter em mãos no dia da prova, veja o post sobre o que levar no dia do Enem.
Comente