Veja os horários de abertura dos portões do Enem 2020

Nova decisão do Inep prevê que os portões dos locais de prova do Enem sejam abertos às 11h30m (horário de Brasília).

Por
Publicado em 14/01/2021

O primeiro dia de provas do Enem 2020 acontece neste domingo (17). Algumas mudanças no processo seletivo foram anunciadas, sendo uma delas relacionada aos novos horários de abertura dos portões.

Nos anos anteriores, a recomendação para os estudantes que estão fazendo o exame é de chegar ao local de prova com uma hora de antecedência. Nesta edição, devido a Pandemia de COVID-19, o Inep fez uma recomendação mais ampla com intuito de evitar as aglomerações.

Consultar locais de prova do Enem 2020

Novo horário de abertura dos portões do Enem 2020

Nas edições passadas, os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) eram abertos aos alunos às 12h. Mas, este ano a abertura será mais cedo.

Segundo nova decisão do Inep, os portões serão abertos às 11h30, isto é, meia hora antes do que era habitual. A medida é válida tanto para o Enem Impresso, que acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro,  quanto para o Enem Digital, previsto para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os portões precisam ser fechados às 13h e a prova terá aplicação iniciada às 13h30.

Medidas de prevenção contra a COVID-19

Veja os horários de abertura dos portões do Enem 2020
O uso de máscara é uma das medidas preventivas preconizadas pelo Inep (Imagem: Canva)

Algumas medidas serão tomadas para proteger a saúde dos candidatos e aplicadores envolvidos no processo seletivo.  Entre elas, estão:

  • O uso de máscaras é obrigatório no local de teste, e as máscaras só podem ser retiradas somente no momento de identificação do aluno pelo fiscal ou quando estiver bebendo água ou comendo.
  • Distância mínima de 1,5 metros entre os candidatos e apenas 50% da capacidade de cada sala deve ser ocupada.
  • Em salas com alunos pertencentes a grupos de risco, a taxa de ocupação será de apenas 25%.
  • Disponibilização de álcool gel 70%.
  • Limpeza das salas antes e após o exame.

7 assuntos de atualidades que podem cair no Enem 2020

De acordo com o Edital do Enem, “o participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, será eliminado do exame”.

Para os estudantes diagnosticados com COVID-19 ou apresentar sintomas da doença, ou de outra doença infectocontagiosa até a data do exame, o recomendado é que mantenham o isolamento social e não compareçam aos locais de prova do Enem 2020 nos dias 17 e 24 de Janeiro.

Esses alunos devem ser incluídos na reaplicação do Enem que está previsto para os dias 24 e 25 de fevereiro. Mas, de acordo com o Inep, o calendário de reaplicação do exame ainda será divulgado.

Para obter esse direito, o candidato deve entrar em contato com Inep em até 24 horas antes da aplicação do Enem pelo número 0800 616161 ou pela Página do Participante.

Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Escreve sobre o Enem com foco nos últimos acontecimentos relacionados ao exame,

Comente