Tradicionalmente, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza vestibular próprio para selecionar seus estudantes. Entretanto, recentemente, a instituição adotou uma nova modalidade de seleção baseada na nota da prova do Enem. No Vestibular Unicamp 2022 esse modelo de aprovação estará valendo.
A quantidade de vagas destinadas à seleção pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda é bem pequena. Somente 20% são reservadas para o processo seletivo Enem-Unicamp. Entretanto, nem todos os estudantes que fizeram a avaliação podem concorrer por esse sistema. As vagas são exclusivas para os participantes cotistas.
- 50% é reservada para candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas ou o concluíram pelo Encceja;
- 25% para autodeclarados pretos ou pardos;
- 25% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos que estudaram em escolas públicas.
Além disso, somente a edição mais atual do Enem é aceita. Logo, para participar do Vestibular Unicamp 2022 é preciso fazer a edição de 2021.
Aqueles que não podem concorrer por esse sistema, devem fazer o processo seletivo tradicional.
Vestibular Tradicional da Unicamp: como funciona?
O tradicional vestibular da Unicamp é dividido em duas fases. Na primeira, os participantes devem fazer uma prova objetiva com 90 questões de conhecimentos gerais. Nessa etapa, serão abordadas matérias do ensino Médio em perguntas interdisciplinares.
Os candidatos que passarem nessa primeira prova irão automaticamente para a segunda fase. Dessa vez, eles deverão resolver questões com foco específico nas áreas de conhecimento ligadas aos cursos que desejam. Nessa fase, as perguntas serão discursivas.
Para alguns cursos específicos, os estudantes ainda deverão fazer provas de habilidades específicas. A avaliação para o curso de Música geralmente é feita antes da primeira fase. As provas dos demais cursos (Arquitetura e Urbanismo; Artes Cênicas; Artes Visuais e Dança) são realizadas depois da segunda fase.
O Vestibular Unicamp 2022 já tem datas previstas para cada uma dessas etapas, apesar de o seu edital ainda não ter sido divulgado.
Calendário Vestibular Unicamp 2022
Os interessados em ingressar na Unicamp em 2022, seja por qual for o processo seletivo (tradicional ou Enem), deverão se inscrever no vestibular entre os dias 2 de agosto e 8 de setembro. Durante a inscrição, é cobrada uma taxa de R$180. Os estudantes terão até o dia 10 de setembro para pagar. Há, contudo, a possibilidade de isenção. Mas é preciso ficar atento à data já que ela deve ser solicitada antes da inscrição.
O pedido de isenção da taxa de inscrição já pode ser feito online pelo site da Comvest. Os candidatos terão até o dia 15 de junho para manifestar o interesse e enviar os documentos que comprovem seu direito. O resultado da isenção é divulgado no dia 30 de julho. A gratuidade é garantida em 3 condições específicas.
- Candidatos com renda familiar por morador de até um salário mínimo e meio;
- Funcionários da Unicamp/Funcamp
- Estudantes que se candidatarem para alguns cursos noturnos específicos de Licenciatura ou Tecnologia.
As provas em si também já têm data. A primeira fase deverá ser realizada no dia 21 de novembro de 2021. A segunda está prevista para ocorrer nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022.
Todas essas datas foram escolhidas em conjunto com outras universidades de São Paulo para que não coincidissem e atrapalhassem o candidato que vai fazer mais de uma prova. Apesar disso, existe possibilidade de ajustes nesse calendário do Vestibular Unicamp 2022 depois que a data do Enem for divulgada.
Mas, enquanto isso, esteja atento às datas que já temos, principalmente as de isenção e inscrição que ocorrem nos próximos meses. Além disso, se você vai participar do Vestibular Unicamp 2022 pela modalidade Enem, precisa ficar ligado nas datas do Exame também.
Até agora o edital do Enem 2021 não foi divulgado. Entretanto já sabemos quais são os períodos para pedir isenção e para realizar a inscrição. Confira a data para solicitar gratuidade no Enem e o dia que começam as inscrição para o Exame 2021.
Comente