10 documentários para assistir antes do Enem

Uma das grandes diferenças e vantagens do Enem em relação aos demais processos seletivos é a sua abordagem de questões sociais ao longo da história e na atualidade. Com isso, a prova exige que o candidato tenha noção mínima sobre os principais problemas que a sociedade enfrenta, seja em âmbito nacional ou mundial.

Ao contrário dos demais conteúdos, como química e física, por exemplo, é possível estudar sobre os principais temas sociais de forma mais didática e menos cansativa: assistindo documentários.

Ao assistir documentários, o estudante amplia sua visão e conhecimento de mundo para o Enem, conseguindo assim resolver questões envolvendo temáticas sociais e atualidades. Além disso, também irá aumentar seu repertório de argumentos para redação, uma vez que, a prova de redação do Enem propõe discussões de temas atuais, que exigem uma proposta de intervenção para solucionar o problema, como, por exemplo, o tema abordado em 2014: “Publicidade Infantil em questão no Brasil”.

É possível encontrar milhares de documentários na internet que irão te ajudar na preparação para o Enem. Para facilitar ainda mais sua vida, nós selecionamos 10 documentários para assistir antes do Enem 2015. Confira:

10 documentários para assistir antes do Enem

01 ) Food Inc

O Food Inc propõe uma reflexão sobre o caminho que o alimento percorre até chegar ao seu destino final: o consumidor. Você já parou para pensar nisso? Se sim, o documentário irá ilustrar os principais problemas da produção industrial. Se não, você irá ficar impressionado de como a crueldade que os animais são tratados até seu abate, o nível de contaminação dos alimentos industrializados e como é quase impossível evitar comer esses alimentos.

02) Obsolescência Programada

Apesar do Enem já ter abordado a questão do consumo no tema de redação em 2014, como já citamos acima.  O consumo em excesso e produção de lixo em larga escala e suas consequências para o meio ambiente é uma dos principais problemas encontrados na sociedade na atualidade.

 O documentário Obsolescência Programa relata a estratégia de redução de tempo de vida útil dos produtos pelas empresas para aumentar seu lucro, motivando assim o consumidor a comprar um novo. Esse ciclo, principalmente com o avanço da tecnologia, podem gerar prejuízos irreparáveis ao meio ambiente.

03) Doing Time Doing Vipassana

Esse documentário relata a história impressionante de uma prisão indiana que conseguiu mudar totalmente o ambiente e as pessoas do lugar através de um projeto de meditação aos presos. Doing Time Doing Vipassana é uma história real de como é possível realizar grandes mudanças com atitudes simples.

04) Hiroshima

Em 2015 completou 70 anos de um dos ataques mais cruéis que a história da humanidade já presenciou. Produzido pela BBC, o documentário Hiroshima mescla filmagens de arquivos antigos, depoimentos e efeitos especiais para ilustrar as consequências do ataque nuclear e sua repercussão.

05) Auschwitz

Essa documentário  também ilustra até que ponto o nível de crueldade o ser humano pode chegar em busca de poder e vingança: O holocausto e o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.

06) Cortina de Fumaça

Abordando uma das polêmicas de maior repercussão no Brasil atualmente, Cortina de Fumaça é documentário completo que mostra o que há por trás da proibição da maconha no Brasil e suas consequências sociais.

07) Cultura Chapada

Ao contrário de Cortina de Fumaça, Cultura Chapada aborda a questão da legalização da maconha no mundo fazendo uma análise critica dos principais argumentos das pessoas que são a favor ou contra a legalização.

08) Fed Up

Esse documentário assustador mostra causas e as consequências da obesidade infantil, um dos principais problemas de saúde pública nos Estados Unidos e que está cada vez tornando-se uma epidemia em todo o mundo.

09) Sobral – O homem que não tinha preço

Documentário que conta história de vida do advogado Sobral Pinto, um dos maiores defensores dos direitos humanos, da democracia e da justiça da história do Brasil durante a ditadura militar.

10) Guerra á Paz

Documentário sobre o conflito provocado pela intolerância religiosa contra religiões de matriz africana no Brasil. Com diversos depoimentos de vítimas desse crime, que apesar de previsto em lei, ainda não é tratado como relevante para sociedade, autoridades e governantes.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 4 =