600 pontos no Enem: quais cursos posso fazer?

Descubra como ingressar no ensino superior com 600 pontos e quais cursos você pode concorrer com essa pontuação!

Anualmente, milhões de estudantes se inscrevem no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Ao realizar essa prova, um leque de oportunidades para o ingresso no ensino superior é aberto. 

Com a nota obtida no exame, o candidato pode concorrer a vagas em universidades públicas e privadas de todo o país. Além disso, também é possível utilizar a nota do Enem para entrar em universidades estrangeiras.

Entre as oportunidades que a realização do Enem traz estão: concorrer a vagas em universidades públicas através do SiSU; pleitear uma bolsa de estudos parcial ou integral em instituições privadas pelo ProUni, ou ainda, financiar a mensalidade do curso superior com o FIES.

Contudo, a entrada na faculdade não é garantida somente com a participação no Enem, para conseguir uma vaga a partir dos programas federais listados, é preciso que o candidato atinja uma nota mínima, além de não ter zerado a redação.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), a média geral dos estudantes no Enem fica entre 500 e 600 pontos. E apesar da nota de corte ser bastante alta para determinados cursos e universidades, ainda é possível ingressar no ensino superior com 600 pontos no Enem.

A seguir você vai entender o que pode fazer com sua nota do exame e quais cursos pode fazer com 600 pontos no Enem. Confira!

O que posso fazer com a nota do Enem?

Lista de cursos que é possível fazer com 600 pontos no Enem
Confira uma lista de cursos no Sisu e Prouni que é possível fazer com 600 pontos no Enem. (imagem/reprodução)

Como abordamos acima, há diversas possibilidades de uso da nota do Enem. Acompanhe o artigo para entender cada uma delas.

1. Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do governo federal que reúne todas as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior do Brasil, sendo sua grande maioria universidades e institutos federais.

O sistema realiza a seleção dos estudantes com base nas notas obtidas no Enem. As universidades que utilizam o sistema para selecionar seus alunos, ofertam um certo número de vagas. 

Ao final do processo seletivo, as melhores classificações, ou seja, os estudantes com as maiores notas, terão suas vagas garantidas.

O SiSU ocorre duas vezes por ano, no início de cada semestre. Durante cada edição, o candidato pode escolher até duas opções de curso e a modalidade que pretende concorrer (ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas). 

2. Prouni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni), oferece aos estudantes que participaram do Enem, bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas.

As bolsas podem ser parciais (cobrirem 50% do valor da mensalidade) ou integrais (concedendo até 100% da mensalidade ao estudante).

A quantidade de bolsas disponibilizadas pelo ProUni pode variar de um ano para o outro, já que depende de quais faculdades aceitam o ProUni e do número de vagas concedidas por elas. 

Para participar do ProUni, é preciso cumprir alguns requisitos. Conheça alguns deles:

  • Média igual ou superior a 450 pontos no Enem;
  • Nota maior que zero na redação;
  • Possuir renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Não ter diploma universitário.

3. Fies

Outra alternativa em que você pode utilizar seus 600 pontos no Enem é o FIES. O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo financiar a graduação de estudantes em instituições de ensino particulares.

O FIES funciona da seguinte maneira: no início de cada semestre letivo, o sistema abre as inscrições para os candidatos que querem concorrer a um contrato de financiamento estudantil. 

Os alunos selecionados são beneficiados com um auxílio do Governo Federal para o custeamento das mensalidades do curso superior até a sua conclusão. Depois da conclusão do curso, o estudante devolve o valor ao governo através de parcelas mensais.

Qual curso posso fazer com 600 pontos no Enem?

Confira abaixo os cursos e instituições que tiveram a nota de corte menor, igual ou próxima a 600 pontos na edição do primeiro semestre de 2022 do SiSU e do ProUni, na modalidade de ampla concorrência:

SiSU: cursos com 600 pontos no Enem como nota de Corte

Nota de Corte Curso
600.70Engenharia Elétrica
600.24Ciências Sociais
599.24Letras
599.23Arte
598.65Pedagogia
595.92Biologia
589.12Ciência da Computação
587.98Engenharia Mecânica
587.89Engenharia de Produção
581.30Turismo

ProUni: cursos com 600 pontos no Enem como nota de corte

Nota de CorteCurso
603.4Medicina Veterinária
601,4Moda
597.2Propaganda e Marketing
597.2Ciência da Computação
581.2Relações Internacionais
579.9Psicologia
570.0Enfermagem
568.6Farmácia
567.9Fisioterapia
563.9Letras – Portgîes

Este artigo sobre quais cursos você pode fazer com 600 pontos no Enem lhe foi útil? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário!

Educadora em formação na área de Ciências e Biologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como redatora e criadora de conteúdo educacional.

Comente