Cursos com menores notas de corte na USP no Sisu 2020

A USP conta com dois critérios para aprovar alunos pelo SISU: cotas sociais e cotas raciais.

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das universidades mais concorridas do país. Entretanto, alguns cursos não são tão exigentes em relação à pontuação. Por esse motivo, é importante se atentar às menores notas de corte na USP no SiSU.

Veja o texto abaixo e conheça os 10 cursos com menores notas de corte dessa instituição, bem como a pontuação mínima para cada um deles e outras informações relevantes.

Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo é objeto de desejo de milhares estudantes do país e da América Latina. Fundada em 1927, a USP é a maior e mais conceituada Instituição de Ensino Superior (IES) de todo território nacional.

Mantida pelo governo do Estado de São Paulo, a universidade conta com 246 cursos de nível superior, 229 de pós-graduação, em campi espalhados por oito cidades diferentes:

  • São Paulo;
  • Bauru;
  • Lorena;
  • Piracicaba;
  • Ribeirão Preto;
  • Pirassununga;
  • Santos;
  • São Carlos.

É conhecido pela maioria das pessoas que esta Instituição se configura como uma das mais concorridas do país. No entanto, há também muitos cursos de baixa concorrência. Desse modo, é importante verificar as menores notas de corte na USP.

USP e Sisu

Cursos com menores notas de corte na USP no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Governo Federal que proporciona a oportunidade de estudantes cursarem uma graduação, em uma universidade pública, por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em junho de 2015, a Universidade de São Paulo aderiu ao Sisu como um meio de aprovar alunos para os cursos de nível superior da Instituição. Todavia, para esta forma de ingresso, a USP utiliza dois tipos de critérios:

  • Políticas de cotas raciais: estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas;
  • Políticas de cotas sociais: alunos oriundos da rede pública de ensino com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um 1,5 salário mínimo.

Veja as 10 Menores notas de corte na USP no Sisu

Este texto destina-se a indicar os 10 cursos com menores notas de corte na USP no Sisu. Desse modo, seguem abaixo as graduações dessa instituição que exigem as menores pontuações.

1. Administração – Noturno

O curso de Administração tem por finalidade formar profissionais capacitados para atuarem na gestão, planejamento e direção de empresas ou órgãos públicos. Essa graduação tem duração de 10 semestres, porém, pode ser concluída em até 18 semestres.  

Localizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), o curso de Administração do período noturno exige pontuação de 623,16 para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas como nota de corte no Sisu.

Em relação à renda familiar, ela é independente para quem concorre a esse tipo de cota. Contudo, é necessário destacar que o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública.

2. Ciências Contábeis – Noturno

A graduação em Ciências Contábeis (FEA) visa capacitar profissionais para que esses exerçam a responsabilidade pela organização financeira das organizações, por meio do registro das movimentações, relatórios e balanço patrimonial.

Essa graduação, no período noturno, exige uma das menores notas de corte na USP para o Sisu. Para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, independente de renda, desde que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas, a pontuação mínima é de 625,91 pontos.

3. ABI – Química – Integral

O curso de Química, localizado no Instituto de Química (IQ), tem por objetivo formar profissionais para desenvolverem ou aprimorarem produtos e processos químicos em laboratórios de análises.

Com duração de oito semestres (quatro anos), o curso também conta com uma das menores notas de corte na USP no Sisu: 646,3 pontos para candidatos que possuem renda familiar bruta per capita até 1,5 salário mínimo e que cursaram o ensino médio em escola pública.

4. Ciências do Alimento – Noturno

A graduação em Ciência do Alimento, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, tem duração de cinco anos e estuda o alimento a partir de todos os aspectos.

A nota de corte no Sisu deste curso para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, que cursaram o Ensino Médio integral na rede pública, é de 649,01 pontos.

5. Biblioteconomia e Ciências da Informação – Noturno

O curso de Biblioteconomia e Ciências da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) tem duração de oito semestres e visa formar profissionais para atuarem no planejamento, execução e análise de processos relativos à ordenação, organização e criação de setores informacionais.

A nota de corte no Sisu é de 650,82 pontos para candidatos: pretos, pardos e indígenas (independente de renda), que cursaram o Ensino Médio em escolas da rede pública.

6. Ciências da Natureza – Noturno

O curso de ciências da natureza da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) tem duração de oito semestres e é voltado a formar professores de Ciências (Ensino Fundamental), Biologia, Física e Química (Ensino Médio) e/ou profissionais para trabalharem em Museus, Parques Ecológicos etc.

Esta graduação está também entre as que exigem as 10 menores notas de corte na USP no Sisu. Independente da renda familiar, os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, desde que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas, precisam ter pontuação mínima de 652,2 para concorrer a uma vaga no curso.

7. ABI – Educação Física e Esporte – Integral

O curso de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo é oferecido em período integral, com duração de oito semestres, e tem por objetivo formar professores dessa área para atuarem na rede de ensino.

A nota de corte no Sisu para esta graduação é de 653,22 pontos para: estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (independente de renda), que realizaram o Ensino Médio em escolas da rede pública.

8. Biotecnologia – Matutino

Voltado a formar profissionais para atuarem no campo da pesquisa e empresas que produzem fármacos, vacinas, insumos agrícolas, entre outros, o curso de Biotecnologia tem duração de oito semestres e é oferecido pela EACH.

Esta graduação também conta com uma das menores notas de corte na USP no Sisu: 660,29 pontos para alunos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio na rede pública de ensino. A renda para esses candidatos é independente.

9. ABI – Letras – Noturno

A graduação em Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP visa compreender e refletir sobre os fenômenos relacionados à linguagem. O curso tem duração de oito semestres e a nota de corte é de 661,58 pontos para:

  • Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas;
  • Renda familiar bruta per capita de 1,5 salário mínimo;
  • Ensino Médio cursado integralmente em escola pública.

10. Ciências atuariais – Noturno

As Ciências Atuariais da FEA têm por finalidade formar profissionais capacitados a analisar os riscos e expectativas em relação a empresas, seguradoras e fundos de pensão.

O curso tem nota de corte no Sisu de 661,64 pontos para alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (independente de renda) oriundos da escola pública.

Sobre as menores notas de corte na USP

Como se observa no texto, as menores notas de corte na USP no Sisu, independente de os cursos serem menos concorridos que outros, também exigem bom rendimento do aluno na prova do Enem. Por esse motivo, o estudo e preparação são de suma importância para ter uma boa nota e conseguir a vaga em algum desses cursos de nível superior.

Para mais notas de corte, continue acompanhando o Foco no Enem!

Carlos Eduardo Bertin (33) é jornalista, publicitário e mestre em comunicação social. Escreve sobre Comunicação, Religião, Cultura, Educação, Carreira e Investimentos.

Comente