Vagas Remanescentes Prouni 2020: Saiba como se inscrever passo a passo

Veja passo a passo como se inscrever no processo de seleção de candidatos para as vagas remanescentes Prouni 2019 e quais são as condições para participar.

Na disputa por uma bolsa no ProUni, nem todo mundo obtém êxito. Então, para quem não conseguiu, o processo seletivo de vagas remanescentes é uma oportunidade a mais para garantir uma bolsa e cursar o nível superior.

É sobre isso que vamos falar neste post: vagas remanescente ProUni 2020. Se você quer saber como se inscrever, como funciona o processo e quais os pré-requisitos para participar, continue lendo este texto!

Vagas remanescentes ProUni 2020: Veja como funciona

Para quem não sabe, as bolsas ofertadas no processo de vagas remanescentes são aquelas que, por algum motivo, não foram preenchidas pelos candidatos inscritos no ProUni nas etapas regulares, que são: primeira e segunda chamadas e lista de espera.

Geralmente, as inscrições para essas bolsas acontecem após o resultado do ProUni. É preciso ficar atento, pois o MEC sempre surpreende com o edital para preenchimento dessas vagas. Sendo assim, para se inscrever nas vagas remanescentes ProUni 2020, fique ligado no resultado do processo regular.

É preciso ser rápido para garantir a bolsa. Quando se trata de vagas remanescentes, que atende aos pré-requisitos e chega primeiro, leva. Como o MEC tem interesse em preencher todas as vagas, ele abre uma espécie de “mini” processo seletivo, em que não há mais tanta dificuldade e concorrência, bastante comuns nas outras etapas.

Pré-requisitos para participar

Apesar de ser um processo mais simplificado, alguns pré-requisitos devem ser observados para concorrer a uma bolsa por meio das vagas remanescentes. Veja quais são:

  • Ter renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos per capita;
  • Ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010;
  • Ter obtido pontuação mínima de 450 pontos na médias das provas e não ter zerado a redação;
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Podem participar também professores da rede de ensino público, desde que estejam concorrendo para vagas em cursos de licenciatura destinados à educação básica. Neste caso, o professor nem precisa ter feito o Enem e nem ter renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos per capita.

Por fim, podem participar também pessoas com deficiência sem necessariamente atender aos requisitos e formação.

Como se inscrever

Vagas Remanescentes ProUni 2019

Assim que o processo seletivo é anunciado e suas inscrições são anunciadas, o interessado deverá seguir os passos que vamos mostrar a seguir. Vale ressaltar que tudo é feito pela internet e de graça.  

Para se inscrever no processo de vagas remanescentes ProUni 2020 é preciso:

  • Acessar a página do ProUni;
  • Informar CPF e data de nascimento. Essas informações permitem que o sistema verifique se o candidato fez o Enem a partir da edição de 2010 e também se possui a pontuação mínima;
  • Selecione a edição em que fez maior pontuação;
  • Informe um e-mail válido;
  • Escolha uma senha para acessar o sistema;
  • Preencha os dados solicitados no formulário.

Caso seja professor da rede pública e esteja concorrendo às bolsas, é preciso selecionar a opção de profissão no campo correspondente. Fazendo isso, ele será dispensado do pré-requisito de ter participado do Enem anteriormente. Da mesma forma, a pessoa com deficiência deverá indicar sua condição no local determinado.

Feito isso, o sistema enviará um email com link de ativação para validar a inscrição. É muito importante fazer essa validação, pois a inscrição só será efetivada depois disso. Em seguida, com a ativação concluída, o participante poderá escolher o curso pretendido e a instituição que deseja estudar.

Viu como é fácil se inscrever para as vagas remanescentes ProUni 2020? Então, fique de olho e não perca esta oportunidade!

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UNIGRANDE (Centro Universitário da Grande Fortaleza), escreve artigos para os mais diversos veículos e nichos, em especial educação.

Comentários

Comente