Aditamento Fies 2019 – Saiba como solicitar

Para manter o benefício do Fies, é preciso renovar o contrato a cada semestre por meio do Aditamento Fies 2019!

Todos os estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos ao processo de renovação do contrato que acontece a cada seis meses. Por isso, o procedimento, mais conhecido como aditamento Fies 2019, é uma das etapas mais importantes para que o aluno mantenha o financiamento do seu curso superior.

Basicamente, o aditamento serve para confirmar que o estudante continua matriculado regularmente na instituição de ensino. Além disso, a renovação do acordo serve para alterar e corrigir os dados que constam no contrato.

Então, se você contratou o financiamento estudantil, é hora de saber mais sobre o processo de aditamento Fies 2019.

Aditamento Fies 2019 - Saiba como fazer

Tipos de Aditamento do Fies

Primeiramente, você precisa entender a diferença entre os tipos de aditamento Fies 2019. São eles:

1) Simplificado

Nesta modalidade, não há mudanças no contrato e as atualizações do valores se mantém. Assim, a renovação segue praticamente as mesmas condições do semestre anterior.

Como o próprio nome já diz, o aditamento simplificado não tem muita complicação e se não houver pendências com o banco, o procedimento é bem mais rápido.

2) Não simplificado

Quando há a necessidade de alterar alguma cláusula contratual, como mudança de fiador, alteração instituição de ensino, aumento do prazo para pagamento, entre outros dados, o aditamento é não simplificado.

Como solicitar o aditamento Fies 2019

Inicialmente, o pedido de aditamento é realizado pela instituição de ensino, por meio da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Em seguida, o estudante precisa validar as informações pelo portal SisFies Aluno.

Se todos os dados estiverem corretos, o aluno tem o prazo de até 20 dias para confirmar a solicitação de aditamento e retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) na CPSA.

Mas, se algum dado estiver errado, o estudante precisa rejeitar a solicitação e procurar a CPSA para esclarecer as informações erradas e solicitar que o processo de renovação seja reiniciado.

Passo a passo para fazer o aditamento

Assim que a CPSA solicitar o aditamento Fies 2019, você receberá um e-mail para dar continuidade no procedimento pelo SisFies e seguir os seguintes passos:

  • Após entrar na sessão de “Aditamento de contrato”, confira todos os dados e clique em confirmar se estiverem corretos.
  • Em seguida, uma nova tela vai indicar se o aditamento será simplificado ou não simplificado e você deve seguir as recomendações para cada um dos casos. Se for enquadrado na primeiro opção, basta finalizar o aditamento pelo portal e depois retirar o DRM devidamente assinado na instituição de ensino.

Já no aditamento não simplificado será preciso ir até ao banco, acompanhado dos fiadores e representante legal, se for o caso, no prazo de até 10 dias contados a partir do terceiro dia útil depois da confirmação da solicitação de aditamento.

Depois disso, é só se dedicar aos estudos e aguardar o período de aditamento do próximo semestre. É importante deixar claro que o estudante que não realizar o aditamento Fies 2019 nos prazos estabelecidos, pode ter o benefício suspenso. Então, fique atento!

Conteúdo diário sobre o Enem, SiSU, ProUni e Fies. Sugestões de conteúdo: contato@foconoenem.com

Comentários

Comente