Na última quarta-feira, dia 6 de maio de 2020, mais uma mudança envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A novidade é o Enem Seriado, que com o novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), permitirá que as notas obtidas neste sistema sejam utilizadas para o acesso à Universidade.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este texto!
Novo Saeb
O Saeb é um sistema que avalia estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e também do 3º ano de ensino médio.
Com a reformulação, essa avaliação será anual e destinada a todos os anos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental. De acordo com o Inep, de início as provas serão em papel para as avaliações até o 4º ano do Ensino Fundamental.
As provas serão eletrônicas a partir do 5º ano, para dar mais agilidade ao processo e obter dados mais precisos da proficiência dos anos.
Mas, a intenção é que no futuro elas sejam adaptativas, ou seja, a questão seguinte da prova é escolhida de acordo com a resposta da anterior.
O Saeb não é novidade, mas com as alterações anunciadas ele deixe de ser apenas uma “avaliação” e passa a ser porta de entrada para o ensino superior também, trazendo o Enem Seriado.
Como vai funcionar o Enem seriado?
Com essas mudanças no Saeb, surge o Enem Seriado, que é uma a aplicação de provas durante o Ensino Médio para, no final, formar uma pontuação que pode ser usada para o ingresso no ensino superior.
As provas serão aplicadas aos alunos de todas as escolas no país, públicas e privadas. O Enem Seriado vai funcionar da seguinte forma:
No final de cada ano do ensino médio, os alunos vão ser submetidos a uma avaliação a nível nacional.
Esse exame será feito levando em conta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de acordo com a série que o estudante estiver cursando. Isso significa que eles serão avaliados de acordo com a etapa de ensino que estão.
No final, as três avaliações feitas ao longo do Ensino Médio vão formar uma única pontuação, que será utilizada para o acesso ao Ensino Superior, substituindo, inclusive, o Enem.
O Enem tradicional vai deixar de existir?
Com tudo isso, fica a grande pergunta: o Enem tradicional continua acontecendo.
Sim. Tanto o Enem tradicional (impresso) quanto o Enem Digital continuam sendo aplicados. Neste caso, o Enem Seriado funcionará como mais uma alternativa para o acesso ao nível superior.
Quando o Enem Seriado começa a funcionar?
A estimativa é que os alunos da 1ª série do ensino médio façam essas avaliações em 2021 para concorrer às vagas nas Universidades após a conclusão dos estudos.
Ainda não há informações de como a pontuação obtida no final do Ensino Médio será calculada.
Em síntese, podemos perceber que, de acordo com o Inep, o Enem Seriado:
- É mais uma forma de acesso ao nível superior;
- Que será em formato digital;
- Que as avaliações dos alunos será feita ao longo de todo o Ensino Médio, com uma prova no final de cada série;
- Que esses exames serão elaborados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- Que as três avaliações vão, ao final, formar uma pontuação única para acesso ao Ensino Superior; e
- Que a intenção é que no futuro a prova seja adaptativa, ou seja, uma avaliação diferente para cada aluno.
E então, conseguiu entender o que é o Enem Seriado e como ele vai funcionar? Caso ainda esteja com dúvidas, veja o vídeo abaixo:
Não se esqueça de deixar um comentário abaixo com suas dúvidas e compartilhar com seus amigos nas redes sociais!
Comente