Cronograma do Enem 2022: Fique atento as datas!

Veja as principais datas do Enem 2022: isenção da taxa de inscrição, inscrições, cartão confirmação, aplicação da prova e resultado.

Por
Publicado em 20/01/2022 (atualizado em 21/01/2022)

Se você tem interesse em fazer a prova do Enem 2022, fique atento neste calendário com as principais datas do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio de Teixeira (Inep), é o órgão responsável pela divulgação das datas do Enem 2022.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal meio de ingresso nas instituições de ensino superior do país, sejam públicas ou privadas. Com as notas do Enem, os alunos podem se inscrever no SiSU, ProUni e Fies. Também é possível usar o desempenho do Enem para estudar no exterior.

Veja quais universidades do exterior aceitam a nota do Enem

Cronograma do Enem 2022

O edital com todas as informações sobre o Enem, em geral, é publicado no mês de março. Com isso, os estudantes podem ficar sabendo das principais regras do processo seletivo e as datas oficiais do Enem 2022. 

O cronograma do Enem 2022 é feito em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep. Ele é pensado considerando todo processo de elaboração do exame, além de considerar o ano letivo das escolas, universidades e os programas de acesso ao ensino superior do governo federal. 

Veja abaixo as principais etapas do cronograma do Enem 2022 e suas respectivas datas: 

Justificativa de ausência

Os candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 e não compareceram ao exame poderão justificar sua ausência. Os candidatos que não apresentarem uma justificativa plausível não poderão solicitar o direito à isenção da taxa novamente. 

Em geral, o prazo para fazer a justificativa de ausência é de dez dias. O resultado da solicitação será divulgado em maio, e caso não seja aceito, o candidato poderá entrar com recurso. 

Está em dúvida? Veja como justificar sua ausência no Enem

Solicitação da isenção da taxa de inscrição

O prazo para solicitação da isenção da inscrição do Enem 2022 acontecerá no mesmo mês da justificativa de ausência. A taxa de inscrição é de R$85. 

Os estudantes devem ficar atentos ao período para pedir a isenção, pois ela acontece antes do período de inscrições do Enem. O período de recurso para os candidatos que não tiverem sua solicitação aprovada é de 10 a 12 dias. 

Inscrições

Tradicionalmente, as inscrições do Enem acontecem no mês de maio e em 2022 não será diferente. Os candidatos devem se inscrever na página do participante no site do Inep. 

É importante lembrar que os candidatos que foram isentos da taxa de inscrição, também devem realizar sua inscrição no site. 

Fique atento ao prazo para o pagamento do boleto do Enem com a taxa de inscrição.

Atendimento específico e especializado 

O atendimento específico e  especializado ao candidato é destinado a pessoas com deficiência e com transtorno funcional específico (ex: dislexia ou TDAH). Além disso, gestantes ou lactantes também podem pedir o recurso. 

Nome Social

Transgêneros, transexuais e travestis podem solicitar o tratamento pelo nome social no dia do Enem. O pedido deve ser feito no site do Inep no mês de junho e o prazo para recurso acontece no mesmo mês. 

Aplicação da prova

A aplicação da prova do Enem na sua versão digital e impressa acontece em dois domingos seguidos no mês de novembro. 

É sempre importante lembrar de anotar as datas e visitar os locais de prova para não perder o exame, né? 

Resultado

O gabarito oficial das questões do Enem 2022 será publicado no site do Inep três dias após a realização da prova. Contudo, o desempenho individual com as notas do Enem será divulgado apenas em Fevereiro de 2023. 

O espelho da redação com os detalhes da correção da prova dissertativa é previsto para ser publicado em março na página do participante. 

Datas oficiais do Enem 2022: não perca o prazo!

Agora que você já sabe todos os detalhes que você deve ficar atento no cronograma do Enem 2022, confira o calendário com as datas oficiais do Enem 2022:

  • Publicação do edital: abril;
  • Justificativa de ausência: maio;
  • Solicitação da isenção da taxa de inscrição:  maio;
  • Resultado do pedido de isenção: junho;
  • Período de recurso para que não conseguiu isenção: junho;
  • Resultado do recurso de isenção: junho;
  • Período de inscrições do Enem 2022: junho;
  • Prazo para pagamento do boleto do Enem: julho;
  • Solicitação do atendimento específico e especializado: junho a julho;
  • Solicitação de uso do nome social: julho;
  • Publicação dos locais de prova: outubro;
  • Aplicação do Enem impresso e digital: 13 e 20 de novembro;
  • Resultado do Enem: janeiro 2023.

Dúvidas comuns sobre o Enem 2022: 

Como é a prova do Enem? 

A prova do Enem é composta por 180 questões, distribuídas em quatro cadernos com 45 questões cada e uma redação. 

Cada caderno corresponde a uma área do conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Além disso, a prova de redação é do tipo dissertativa-argumentativa com limite máximo de 30 linhas. 

Veja também:

Como estudar para o Enem 2022?

Para se preparar para o Enem 2022, o estudante deve elaborar um cronograma de estudos com os assuntos mais cobrados no exame nos últimos anos, resolver questões e fazer pelo menos uma redação por semana. 

É possível obter diploma do ensino médio com o Enem?

Não. Durante muitos anos, o Enem também era utilizado para que indivíduos que não concluíram o ensino médio conseguissem seu diploma, mas em 2016 essa funcionalidade foi abolida pelo MEC. 

Para conseguir o diploma, os interessados devem realizar o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e obter pontuação mínima. 

Estudante de Medicina em Belo Horizonte. Foi aprovado na UFRJ + 3 faculdades particulares com bolsa integral usando a nota do Enem. Criou o Foco no Enem para ajudar outros estudantes a irem bem no exame.

Comente