Cronograma de Estudos para o Enem: Veja como montar o seu!

Selecionamos algumas dicas de como montar o Cronograma de Estudos para o Enem que seja ideal para você.  

O ano virou e você vai prestar o vestibular, mas ainda não sabe como montar o seu Cronograma de Estudos para o Enem?

Fique tranquilo, pois vamos te ajudar a criar de maneira assertiva e simples, um plano de estudos que irá te trazer ótimos resultados!

Primeiro você precisa entender que não existe uma fórmula exata para todos os estudantes. Afinal, temos rotinas e hábitos distintos.

Mas é fundamental, tratar com seriedade e foco, o seu Cronograma de Estudos para o Enem 2018. Dessa maneira, será possível obter um desempenho eficaz, sem que você sofra com aquele sufoco que antecede a prova.

Dicas para montar seu Cronograma de Estudos

Dica 01 – Defina os horários de estudo

É imprescindível que você entenda quais sãos os horários em que você rende melhor. Só assim, o seu cronograma de Estudos para o Enem poderá de fato, funcionar.

Separe os seus horários, de acordo com as suas obrigações diárias. Então se você trabalha, ou faz algum curso, o ideal é que sua carga horária de estudos para o Enem, não seja extremamente exaustiva e que acaba te atrapalhando ao invés de melhorar seu desempenho.

Lembre-se que assistir aula é diferente de fazer exercícios. A postura de assistir aula é algo muito passível, enquanto fazer resumos e montar mapas mentais – é uma postura muito mais ativa.

Então, se atente se o seu rendimento é maior no período da manhã, ou à noite, por exemplo. Vale compreender em qual desses momentos do dia você consegue focar mais e aprender melhor a matéria.

Dica 02 – Crie uma estratégia

Cronograma de Estudos para o Enem

Para montar um Cronograma de Estudos para o Enem, é muito importante que você tenha uma estratégia, treine bastante e tenha uma performance excelente, para que assim atinja um resultado melhor!

Então você pode começar definindo metas! Mas dê nome às suas metas.

Associe suas metas, ao nome das disciplinas. Isso te obriga a estudar todos os assuntos, sem que isso fique vago, e você acabe perdendo alguma coisa.

Primeiro, separe seu plano por disciplinas. Feito isso, defina quantos exercícios diários você fará de acordo com cada uma das matérias a serem estudadas.

Dica 03 – Descanse

  • Você precisa descansar e desfrutar de momentos de lazer! Entenda que você não é uma máquina. 
  • Quanto mais forçar o cérebro, mais irritado você pode ficar e isso acaba te atrapalhando, ao invés de te ajudar!
  • Após bater a sua meta diária, aplique uma recompensa a si mesmo. Ou seja, após atingir as metas esperadas, vá até o parque, namore, pratique um esporte ou faça arte!

É muito significativo, ter um momento seu, onde você drible o cansaço do esforço repetitivo. Recarregar as baterias te fará ganhar mais energia para recomeçar no dia seguinte e alcançar novos resultados.

Dicas bônus

  • Estude sozinho para se organizar e aprender conteúdos
  • Estude em grupo para debater o conteúdo aprendido
  • Estipule um horário específico para as redes sociais
  • Baixe aplicativos de celular que disparem lembretes e salvem documentos, como por exemplo, o Evernote, Google Docs e Google Keep.
  • Semanalmente escreva de uma a três redações de assuntos variados
  • Faça anotações sobre as disciplinas que julgue difíceis e recorra a professores ou amigos que dominem mais o assunto

Entenda que a nossa rotina é passível de imprevistos. Sendo assim, ao montar seu cronograma de estudos para o Enem, pense sempre na possibilidade de que acontecimentos não planejados podem acontecer.

Mas o primordial é contar com aqueles compromissos inadiáveis. Ou seja, aquelas obrigações das quais, você sabe que precisa manter durante sua rotina.

E lembre-se: tenha um dia de descanso!

Agora, está tudo mais fácil! Estude muito, se organize e boa sorte na sua preparação para o Enem 🙂

Deixa um comentário