Todos os estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos ao processo de renovação do contrato que acontece a cada seis meses. Por isso, o procedimento, mais conhecido como aditamento Fies 2019, é uma das etapas mais importantes para que o aluno mantenha o financiamento do seu curso superior.
Basicamente, o aditamento serve para confirmar que o estudante continua matriculado regularmente na instituição de ensino. Além disso, a renovação do acordo serve para alterar e corrigir os dados que constam no contrato.
Então, se você contratou o financiamento estudantil, é hora de saber mais sobre o processo de aditamento Fies 2019.
Tipos de Aditamento do Fies
Primeiramente, você precisa entender a diferença entre os tipos de aditamento Fies 2019. São eles:
1) Simplificado
Nesta modalidade, não há mudanças no contrato e as atualizações do valores se mantém. Assim, a renovação segue praticamente as mesmas condições do semestre anterior.
Como o próprio nome já diz, o aditamento simplificado não tem muita complicação e se não houver pendências com o banco, o procedimento é bem mais rápido.
2) Não simplificado
Quando há a necessidade de alterar alguma cláusula contratual, como mudança de fiador, alteração instituição de ensino, aumento do prazo para pagamento, entre outros dados, o aditamento é não simplificado.
Como solicitar o aditamento Fies 2019
Inicialmente, o pedido de aditamento é realizado pela instituição de ensino, por meio da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Em seguida, o estudante precisa validar as informações pelo portal SisFies Aluno.
Se todos os dados estiverem corretos, o aluno tem o prazo de até 20 dias para confirmar a solicitação de aditamento e retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) na CPSA.
Mas, se algum dado estiver errado, o estudante precisa rejeitar a solicitação e procurar a CPSA para esclarecer as informações erradas e solicitar que o processo de renovação seja reiniciado.
Passo a passo para fazer o aditamento
Assim que a CPSA solicitar o aditamento Fies 2019, você receberá um e-mail para dar continuidade no procedimento pelo SisFies e seguir os seguintes passos:
- Após entrar na sessão de “Aditamento de contrato”, confira todos os dados e clique em confirmar se estiverem corretos.
- Em seguida, uma nova tela vai indicar se o aditamento será simplificado ou não simplificado e você deve seguir as recomendações para cada um dos casos. Se for enquadrado na primeiro opção, basta finalizar o aditamento pelo portal e depois retirar o DRM devidamente assinado na instituição de ensino.
Já no aditamento não simplificado será preciso ir até ao banco, acompanhado dos fiadores e representante legal, se for o caso, no prazo de até 10 dias contados a partir do terceiro dia útil depois da confirmação da solicitação de aditamento.
Depois disso, é só se dedicar aos estudos e aguardar o período de aditamento do próximo semestre. É importante deixar claro que o estudante que não realizar o aditamento Fies 2019 nos prazos estabelecidos, pode ter o benefício suspenso. Então, fique atento!
Comentários
sou acadêmica do 10º semestre do curso de direito da Faculdade Metodista Centenário, fiz meu aditamento corretamente após receber mensagem avisando que estava disponível o aditamento para mim. Pois bem após fazer corretamente os tramites fui à Caixa Econômica Federal com minha DRM e demais documentos. Pois bem, fui três vezes e em funcionários diferentes, e nada adiantava, informavam que o sistema não havia liberado para eu seguir com meu contrato. Possuo um documento que consegui junto a instituição, onde está escrito que meu aditamento havia sido recebido pela caixa, assim, voltei lá e me liberaram dizendo que o sistema, novamente, não havia sido liberado, o gerente do setor da caixa encarregado pelo fies, nada fez para ajudar ou ver o que estava ocorrendo. Passou o tempo e perdi meu prazo do aditamento. Agora, a instituição mandou eu enviar solicitação de um novo prazo, prorrogação, para que eu consiga realizar meu aditamento referente a 2019/1. Possuo documentos comprovando o que por mim foi narrado e, na certeza de conseguir esse feito, aguardo resposta positiva para sanar esse inconveniente, onde sempre fui correta pagando e efetuando o aditamento sempre que solicitado. Fico no aguardo. Sem mais
Rita, resolveram a sua situação?
Pergunto porque a Metodista fez a mesma coisa comigo. Mandou que eu fosse pedir prorrogação de período para o FNDE, mas é a Metodista que tem que providenciar um oficio solicitando a prorrogação de prazo. Sugestão entra com um Mandato de segurança o quanto antes.
Bom dia!
Meu filho perdeu o aditamento do 1º semestre do novo FIES, a faculdade disse que não tem o que fazer que agora e direto com a Caixa, liguei na caixa econômica falaram para procurar a agência que fez o contrato, la ninguém sabe informar, abriram chamado e nada,não consigo fazer o aditamento do 2º semestre pq o do primeiro esta em aberto
Estou no 8º Semestre em contabilidade, e há quase 1 semana estou tentando aditar o FIES, mas o site informa que quaisquer CEPs que eu insiro estão incorretos e/ou inválidos. O prazo se encerra amanhã e não sei o que fazer.