Você sabia que existe um aplicativo do Prouni e que é possível acompanhar sua inscrição através dele? Lançada pelo Ministério de Saúde (MEC), esta ferramenta foi criada para facilitar o acesso à informação durante o processo seletivo.
Por meio dela, milhares de candidatos podem consultar vagas, cursos, instituições, notas de corte, tornando mais prático o programa.
Se você ainda não conhece o aplicativo do Prouni, reunimos neste texto as principais informações sobre ele. Não deixe de ler!
Aplicativo do ProUni
Para facilitar o acesso à informação, o MEC criou um aplicativo que reúne todas as informações sobre o Programa Universidade para Todos (Prouni). A ferramenta é totalmente gratuita e está disponível somente para Android e iOS.
O Prouni é um processo seletivo que concede bolsas de estudos parciais e integrais em cursos superiores de faculdades privadas a estudantes de baixa renda. O aplicativo é uma tentativa facilitar o acesso às informações, por meio de um visual limpo e organizado.
Passo a passo para baixar o aplicativo do Prouni
Baixar o aplicativo do Prouni é muito fácil. Para isso, siga nosso passo a passo:
Passo 1: acesse o página do site do Prouni: http://siteprouni.mec.gov.br/mobile.php;
Passo 2: selecione o sistema operacional do seu celular: iOS ou Android;
Passo 3: na página de instação do Google Play ou do Itunes, clique em instalar.
Obs.: Você pode também fazer a instalação do seu aplicativo via Código QR. Na página http://siteprouni.mec.gov.br/mobile.php, aproxime a câmera do celular e com o leitor de Código QR instale faça a instalação rapidamente.
Funcionalidades do aplicativo do Prouni
Após baixar o aplicativo, o candidato inscrito no Prouni tem acesso às datas mais importantes do processo seletivo, como período de inscrições, resultado da primeira chamada, dentre outros.
Uma das funcionalidade da ferramenta permite ao candidato criar alertas, que são bastante úteis para os mais esquecidos. Sabemos que no Prouni é imprescindível respeitar os prazos, então, ser lembrado diretamente no celular é de grande ajuda.
Ao acessar o aplicativo, o usuário tem quatro abas, que são:
- Meu espaço: local em que o candidato pode conferir as duas opções de bolsas selecionadas durante a inscrições. Além disso, é possível consultar as notas do Enem;
- Acompanhamento: aba onde o usuário acompanha sua inscrição e monitora as notas de cortes;
- Mural de avisos: aba com notificações e avisos sobre as etapas do programa;
- Cronograma: espaço em que está disponível o cronograma do programa, com as datas de todas as etapas da edição.
A seção “Dever de casa” é uma novidade que ajuda o candidato a acompanhar cada etapa do processo seletivo. Ele informa o que é necessário fazer em cada uma delas, permitindo não deixar nada importante passar, inclusive prazos.
Em síntese, o aplicativo do Prouni mantém o candidato informado o tempo todo sobre o processo seletivo. Prática e fácil de usar, podemos dizer que esta ferramenta possui apenas vantagens para o usuário. Com certeza, é um aplicativo essencial para quem está inscrito no Prouni.
Quem pode se inscrever no ProUni
O Prouni é um programa que concede bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda. Para participar é necessário atender alguns pré-requisitos, que são:
- Ter feito o Enem no ano anterior;
- Ter obtido a pontuação mínima de 450 pontos na médias das notas do Enem;
- Não ter zerado a redação do Enem;
- Possuir renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo para bolsa integral; e de até três salários mínimos para bolsa parcial (50%);
- Ter feito o ensino médio todo em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral;
- Ser professor da rede pública de ensino e concorrer às bolsas nos cursos de Pedagogia, Normal Superior ou qualquer licenciatura (este requisito dispensa comprovação de renda);
- Ser pessoa com deficiência.
Se você atende a esses requisitos, faça sua inscrição no programa e utilize o aplicativo do Prouni para acompanhar todas as informações!
Comente