Saiba como trancar o Fies: Suspensão temporária de contrato

Muitos estudantes receiam suspender o Fies e ter o benefício interrompido.

Saiba como trancar o Fies

Uma preocupação bem constante e comum entre os universitários usuários do financiamento estudantil é referente ao trancamento do contrato. O maior receio por parte dos estudantes é que o benefício seja interrompido. Por esse motivo, é importante destacar: a suspensão é apenas temporária. No entanto, é necessário entender como trancar o Fies.

O texto abaixo explica todos os procedimentos que devem ser seguidos para solicitar a suspensão do Fies, bem como o período de paralisação do programa e outras informações relevantes acerca deste processo.

Trancar o Fies: isso é possível?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que tem por finalidade financiar o estudo de alunos de cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

Esse programa, desde 2001, data em que passou a vigorar, vem sendo uma excelente alternativa para muitos estudantes garantirem a sua vaga em algum curso superior.

Entretanto, por algum motivo, pode ocorrer de algum usuário precisar trancar a matrícula por um período. Quando isso acontece, surgem as dúvidas: é possível trancar o Fies? O financiamento é encerrado?

É importante destacar que sim: o aluno pode solicitar a suspensão do Fies. Além disso, o financiamento não é finalizado. Ou seja: ele poderá usufruir do programa novamente. Todavia, é necessário entender como esse procedimento é feito.

Como solicitar a suspensão do Fies?

Para suspender o Fies, o usuário precisa entrar com o login no SisFies – Sistema Informatizado do Fies – e no menu principal do sistema seguir as seguintes etapas:

  • Contrato Fies
  • Manutenção
  • Solicitar Suspensão

Depois de seguir essas etapas, abrirá uma página com todos os dados do aluno e o semestre que será trancado. Caso todas as informações estejam corretas, ele deve validar a solicitação clicando na opção “Confirmar”.

Ao clicar nessa opção, surgirá na tela uma mensagem referente ao termo de consentimento. Consentindo com o documento, o aluno precisa confirmar mais uma vez. Após a validação, o sistema apresentará o prazo que a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) dispõe para autorização da suspensão do Fies.

É importante frisar que o aluno pode imprimir o comprovante de pedido de suspensão por meio da opção “Ações”.

Por quanto tempo é possível trancar o Fies?

A suspensão do Fies pode ser realizado por até dois semestres seguidos. Essa decisão pode ser feita pelo estudante e validada pelo CPSA. Vale lembrar que, depois de realizada a solicitação, o aluno não pode fazer o pedido do seu cancelamento.

Quando pedir a suspensão do Fies?

O usuário pode fazer o pedido para suspender o Fies até o dia 15 de cada mês. Contudo, a solicitação passa a valer a partir do dia primeiro do mês subsequente.

O requerimento de suspensão do primeiro semestre precisa ser feito entre os meses de janeiro e maio. Já o do segundo semestre, necessita ser solicitado de julho a novembro.

Tipos de suspensão

O aluno tem duas opções de suspensão do Fies: a Integral (para casos em que o aluno não fez o aditamento de renovação do semestre vigente) e a Parcial (situações em que ele efetivou o aditamento de renovação do semestre em vigor).

É necessário salientar que não é possível trancar o semestre em vigor caso o semestre anterior não tenha sido aditado ou suspenso.

O que fazer?

Trancar o Fies, mesmo que por um breve período, pode ser frustrante. No entanto, em casos de necessidade, é importante fazê-lo. Desse modo, seguir corretamente todos os procedimentos é uma forma de evitar transtornos que possam prejudicar a vida acadêmica e o retorno ao programa.

Para mais informações sobre o Fies, acesse nossa página do programa ou o site do processo seletivo.

Carlos Eduardo Bertin (33) é jornalista, publicitário e mestre em comunicação social. Escreve sobre Comunicação, Religião, Cultura, Educação, Carreira e Investimentos.

Comentários

Comente