Mitose e Meiose são tipos de divisões celulares realizados pelo organismo em situações diferentes. A partir desses processos, são criados células novas ― iguais ou não às de origem.
Para o estudante que está se preparando para o Exame Nacional do Enem (Enem), é essencial saber as diferenças entre Mitose e Meiose, bem como os processos que envolvem cada uma delas. Por isso, criamos esse artigo de revisão para ajudá-lo. Não deixe de ler!
O que é Mitose?
Como já foi dito, a mitose é um tipo de divisão celular, em que ocorre a duplicação de células com o objetivo de formar um novo ser. Desde o início da geração do indivíduo, ainda no útero materno, o organismo realiza a mitose e esse processo continua até a morte.
A mitose é de grande importância, pois ele permite que o ser cresça e se desenvolva. Além disso, é esse processo que permite o crescimento e a regeneração dos tecidos, formação dos gametas vegetais, cicatrização e divisões do zigoto durante o desenvolvimento do embrião.
Fases da Mitose
A divisão celular ocorre no organismo sem interrupções e pode ser divididas em algumas etapas, que são:
Intérfase
Nesta fase ocorre o que podemos chamar de “duplicação do material genético” e dos centríolos. É quando o material genético se prepara para a mitose.
Prófase
Na prófase o envoltório do núcleo e o nucléolo se desfazem. Nesta fase, no interior do núcleo, os cromossomos se condensam e as fibras se formam em volta dos centríolos.
Metáfase
Na metáfase os cromossomos estão em condensação máxima. O envoltório nuclear se desfez e eles estão mais ou menos na região equatorial. Inclusive, esta é a melhor fase para vê-los no microscópio.
Anáfase
Nesta fase, ocorre a separação das cromátides irmãs. As células originadas do processo serão geneticamente iguais.
Telófase
Na telófase, já ocorreu a separação do material genético. É quando ocorre a citocinese ― divisão da célula. O plasma também se divide e deixa de estar condensado.
O que é Meiose?
Enquanto a mitose ocorre na divisão celular em todos os organismos, a meiose tem finalidade específica de produzir células sexuais ― também chamadas de gametas.
A meiose ocorre em células diplóides, levando à formação de células haplóides. Em outras palavras, esse processo gera quatro células-filhas e cada uma delas tem metade da quantidade de cromossomos da célula-mãe.
Sua função está associada à formação dos gametas em vegetais e também à formação dos esporos nos vegetais. Além do mais, é responsável pela diversidade genética por meio da reprodução sexual.
Neste processo, ocorrem duas divisões. Na primeira etapa, as fases: prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Na segunda etapa, as fases: prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II. É a chamada segunda divisão.
Fases da Meiose
Veja mais detalhadamente como se dão essas fases:
- Prófase I: ocorre o pareamento dos cromossomos equivalentes e a troca de pedaços entre eles;
- Metáfase I: na região equatorial, os cromossomos estão ligados pelas fibras de fuso apenas de um lado;
- Anáfase I: separam-se os cromossomos correspondentes e ocorre a redução do material genético pela metade;
- Telófase I: cromossomos alinhados aos pólos da células, podendo ou não ocorrer citocinese;
- Prófase II: desaparecimento do envoltório nuclear;
- Metáfase II: ocorre a ligação das fibras de fuso aos dois lados do cromossomo;
- Anáfase II: ocorre a separação das cromátides irmãs, resultando em quatro células haplóides;
- Telófase II: acontece a organização dos núcleos e das organelas e a divisão das células por meio da citocinese.
Diferença entre Mitose e Meiose
Mitose e Meiose são dois processos semelhantes e é de grande importância saber a diferença entre eles.
A mitose gera as células somáticas e compõem tecidos e órgãos do organismo. Neste processos, as células geradas são iguais entre si e também à célula de origem.
Os dois processos são muito parecidos. As últimas fases da meiose são uma segunda divisão celular, e são iguais às da mitose. Como já foi dito, mitoses ocorrem durante toda a vida, desde a formação do zigoto à morte do ser vivo. Elas também auxiliam no processo de regeneração celular.
Já a meiose está associada apenas à criação de células sexuais. Além disso, se dá apenas em organismos diplóides. Ao contrário do que acontece na mitose, as células filhas não são iguais à célula mãe, sendo geneticamente diferentes entre si, mas iguais na quantidade de cromossomos.
Diante dessas informações, percebemos que as principais diferenças entre Mitose e Meiose são basicamente:
- Mitose ocorre em células de todo o organismo, e a meiose não;
- A mitose acontece durante toda a vida do ser vivo, e a meiose não;
- Na mitose ocorre uma divisão celular e na meiose ocorrem duas;
- A mitose é uma reprodução assexuada, enquanto a meiose é sexuada;
- Mitose produz 2 células e meiose 4 células.
Para baixar uma listas de exercícios sobre o assunto, veja o botão abaixo:
Entendeu quais as diferenças entre Mitose e Meiose? Agora que você já compreendeu esses conceitos, aproveite nossas dicas de Revisão para o Enem e continue estudando!
Comente