Enem Digital 2021: locais de prova e mudanças

Os editais do Enem 2021 foram divulgados e têm várias novidades para a aplicação exame digital neste ano. Confira abaixo!

Enem Digital 2021
A versão digital terá recursos de acessibilidade.

Os editais do Enem 2021 foram finalmente liberados pelo Inep depois de inúmeras polêmicas e especulações de que a prova nem ocorreria este ano. No documento, foram estipuladas datas para a realização do exame e algumas novidades sobre a aplicação digital da avaliação foram divulgadas. 

A primeira grande mudança em relação ao ano passado, quando o modelo foi aplicado pela primeira vez, é a data de realização da prova. O Enem Digital 2021 deve ocorrer nos mesmos dias da versão tradicional. Os exames estão marcados para 21 e 28 de novembro deste ano. No ano anterior, as avaliações foram feitas em datas diferentes.

Outra diferença desta edição é que as provas digitais e impressas serão iguais. Uma vez que ocorrerão no mesmo dia, não há necessidade de preparar avaliações diferentes. Isso dá fim também à polêmica surgida em 2020, de que uma prova estaria mais difícil do que a outra. Muitos candidatos reclamaram que a versão digital foi mais fácil do que a impressa. 

Sendo assim, o Enem Digital 2021 deve ser bastante parecido com o do ano anterior, sem o uso de elementos interativos. Essa era uma das propostas para a prova, de que começasse a utilizar e disponibilizar vídeos, infográficos e imagens.

Enem Digital 2021 é ampliado

A maior das mudanças, contudo, é a acessibilidade da prova. No Enem Digital 2021, os candidatos poderão solicitar atendimento especializado. Essa possibilidade só estava disponível para a versão impressa em 2020. Agora, os participantes podem requisitar, de acordo com as suas necessidades, os seguintes auxílios:

  • Tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras);
  • Prova com letra ampliada (fonte tamanho 18) ou super ampliada (fonte tamanho 24);
  • Tempo adicional;
  • Sala de fácil acesso. 

Para fazer a versão digital do exame, os participantes devem optar pela modalidade durante a inscrição para a prova. As candidaturas podem ser feitas a partir do dia 30 de junho até o dia 14 de julho no site oficial do Enem. Depois de escolher uma versão (impressa ou digital), não é possível alterar. Além disso, os treineiros, aqueles participantes que não finalizaram o Ensino Médio e fazem a prova para se auto testarem, só podem fazer a versão tradicional da avaliação. 

Locais de prova

A prova digital tem um número máximo de inscrições estipuladas. Neste ano, assim como no ano anterior, estarão disponíveis 101.100 vagas. O Enem Digital é aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Entretanto, somente algumas cidades recebem a prova. 

Veja a lista de cidades participantes do Enem Digital 2021

O Enem Digital foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2019. O objetivo é de que a versão vá se expandindo gradualmente, até que a aplicação impressa seja totalmente extinta. A previsão é que isso ocorra até 2026.

Se você ainda tem dúvida sobre como vai funcionar o Enem Digital 2021, fique atento aos textos publicados em nosso site e nas nossas redes sociais, como o Instagram do @ofoconoenem. Entender como funcionou vai te ajudar a se preparar para a próxima edição, ainda mais porque, apesar das mudanças, as aplicações continuam bastante semelhantes.

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Comente