Qual a diferença entre Enem Seriado e Enem Tradicional?

O Enem Seriado é mais uma oportunidade, além do Enem Tradicional, para alunos concluintes do Ensino Médio entrarem no Ensino Superior. Saiba como vai funcionar a nova modalidade de avaliação.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje, no Brasil, a principal forma de ingressar no ensino superior. O resultado desse único teste é usado em diversos processos seletivos na concorrência por uma vaga. Tradicionalmente, a prova acontece uma vez por ano, mas isso está prestes a mudar. 

A partir de 2021, o Enem ganha uma nova versão além da corriqueira que conhecemos bem. Neste ano, começa a ser testada a modalidade do Enem Seriado. Diferente do modelo que estamos acostumados, o exame em séries será dividido em três provas ao longo dos três anos do ensino médio

Neste artigo, vamos tirar todas as dúvidas sobre o Enem Seriado e explicar as principais diferenças entre ele e o exame tradicional. 

O que é o Enem Seriado?

Qual a diferença entre Enem Seriado e Enem Tradicional?
Enem Seriado será aplicado a alunos dos três anos do ensino médio.

O Enem Seriado nada mais é do que as provas do novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Até o ano passado, o Saeb era aplicado de dois em dois anos. Somente as turmas do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio passavam pela avaliação. Além disso, a prova só abordava as áreas de português e matemática. 

Entretanto, com a implementação do Novo Ensino Médio, o Sistema de Avaliação precisou ser reformulado para acompanhar as mudanças. A partir de agora, o Novo Saeb será aplicado todos os anos e em todas as séries. As novas avaliações também vão abranger outras áreas do conhecimento. 

Além disso, para os alunos do ensino médio, o Novo Saeb será mais uma oportunidade de entrar na faculdade. Com a média das notas das provas nos três anos, os estudantes poderão concorrer pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A expectativa é de que, com o tempo, também seja possível utilizar o resultado no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Porém, isso vai depender das Universidades, que têm autonomia para decidir se vão aderir ou não ao novo método. 

Como serão as provas do Enem Seriado?

Diferente do Enem Tradicional, que cobra conteúdos de todos os anos do Ensino Médio, as provas do Enem Seriado serão específicas para cada série. Sendo assim, alunos do 1º ano farão o Exame apenas com questões referentes ao ano inicial, por exemplo.

As provas dos dois primeiros anos do Ensino Médio devem conter apenas questões de matemática e português. No 3º ano, porém, os alunos deverão passar por duas fases de avaliação, abrangendo mais conteúdos. 

Além disso, as provas do Enem Seriado serão totalmente digitais. O Inep, órgão responsável pela aplicação do Saeb, ainda não explicou exatamente como isso será feito. Entretanto, especula-se que deve seguir o mesmo formato do Enem Digital, aplicado pela primeira vez neste ano. 

Como será calculada a nota do Enem Seriado?

Ao fim do 3º ano do Ensino Médio, os alunos finalistas receberão uma média calculada com as notas das provas de cada ano. Nada foi dito ainda sobre possíveis pesos diferentes para as avaliações. Também não se sabe como será caso algum aluno não faça o exame por um ano. 

Quando acontece o Enem Seriado?

As provas do Enem Seriado deverão ser aplicadas ao fim de todo ano letivo. Ainda não há previsão de data para a avaliação em 2021. O Inep ficou de divulgar mais detalhes em fevereiro deste ano. Entretanto, já se sabe que elas não ocorreram no mesmo dia do Enem Tradicional.

Ainda segundo o Inep, o novo modelo de avaliação será implementado gradualmente. Neste ano, somente os alunos do 1º ano do ensino médio poderão fazer a prova. Em 2022, a avaliação será aplicada nas turmas de 1º e 2º ano. Por fim, a partir de 2023, os estudantes de todas as séries do Ensino Médio poderão realizar o Exame. 

Quem fizer o Enem Seriado pode fazer o Enem Tradicional?  

Sim, pois o Enem Seriado não vem para substituir o Enem Tradicional, pelo menos por enquanto. O exame em séries é uma alternativa à prova original. Ou seja, essa avaliação é mais uma chance para entrar no ensino superior.

Quem pode fazer o Enem Seriado?

Uma vez que a nota do Enem Seriado depende das avaliações feitas ao longo do ensino médio, apenas alunos secundaristas poderão fazer essa modalidade. O Enem Tradicional continua sendo a porta de entrada para pessoas que já finalizaram o ensino médio. 

Sendo assim, os alunos do último ano do ensino médio terão duas chances de entrar na faculdade. Mesmo fazendo o Enem Seriado, eles podem se inscrever para o Enem Tradicional, que continuará ocorrendo normalmente. 

O Exame Seriado é obrigatório?

O exame em série não será obrigatório. Os estudantes de escolas públicas e privadas podem participar da avaliação. 

O Enem Seriado é uma opção do exame que traz algumas vantagens sobre o Enem Tradicional. É muito comum que os alunos finalistas fiquem tensos para fazer a prova ao fim do 3º ano, já que é esse o único resultado que conta. Realizando a avaliação em séries, o peso de enfrentar o teste é dividido. Os estudantes colocarão menos pressão em uma prova só. 

Parte disso também é porque, fazendo as provas todos os anos, o estudante pega prática e fica mais seguro. A experiência com a prova vai ajudar a entender melhor como funciona a avaliação e como se preparar para o Enem.

Inicialmente, a primeira aplicação do Enem Seriado será um teste. Várias informações sobre a prova e o formato do exame ainda precisam ser confirmadas pelo Inep. O Instituto prometeu novidades sobre a avaliação em fevereiro de 2021.

Esse texto foi útil? Deixe um comentário abaixo e não esqueça de compartilhar com os amigos nas redes sociais!

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Comente