Enem-USP: Universidade de São Paulo anuncia nova forma de ingresso

USP pretende abandonar Sisu e ofertar vagas em novo sistema utilizando a nota do Enem. Confira!

Por
Publicado em 25/10/2022

Foi anunciado na última sexta-feira (21) pelo Conselho de Graduação da USP (Universidade de São Paulo), uma nova forma de ingresso na universidade utilizando a nota do Exame Nacional do Enem (Enem), o Enem-USP. A medida foi aprovada por unanimidade na reunião do conselho.

O sistema Enem-USP irá substituir parcialmente o preenchimento das vagas para cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com informações da USP, essa nova modalidade de ingresso será implementada ainda este ano e a universidade deixará de ofertar vagas no SiSU 2023. Mas, para entrar em vigor, a proposta ainda precisa de aprovação do Conselho Universitário que acontece no final de novembro deste ano.

A intenção dessa mudança, segundo o pró-reitor da Graduação, Aluísio Segurado, é fazer com que o candidato aprovado via Enem efetue sua matrícula juntamente com os aprovados no vestibular da Fuvest, não dependendo assim das chamadas do SiSU.

O projeto segue um modelo similar ao já adotado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que oferta atualmente 20% das vagas de graduação ao processo seletivo da Comvest que utiliza a nota do Enem como critério de seleção.

Enem-USP: Vagas 2023

A medida aprovada na semana passada pela USP, se aprovada também no Conselho Universitário da instituição, valerá para o ingresso nos cursos de graduação do 1º semestre de 2023. Os candidatos serão convocados diretamente pelo site da Fuvest usando as notas do Enem.

O calendário do processo seletivo Enem-USP ainda não foi divulgado pela universidade.

No primeiro semestre de 2023, a USP ofertará 11.147 vagas em cursos de graduação. Desse total, 8.211 serão destinadas para seleção via Vestibular da Fuvest e 2.936 serão para ingresso via Enem-USP.

Das vagas destinadas ao vestibular da Fuvest, 4.956 serão para candidatos em ampla concorrência, 2.169 para candidatos que estudaram em escola pública e 1.088 para PPI (pretos, pardos e indígenas).

Para as vagas do novo sistema Enem-USP, 606 serão destinadas para candidatos da ampla concorrência, 1.237 para estudantes de escola pública e 1.093 para PPI.

Curtiu essa notícia? Acompanhe nosso instagram @ofoconoenem e fique atento as principais novidades sobre o Enem.

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UNIGRANDE (Centro Universitário da Grande Fortaleza), escreve artigos para os mais diversos veículos e nichos, em especial educação.

Comente