Com o advento e evolução da comunicação via internet, a circulação de notícias aumentou bastante. No entanto, nem sempre essas informações são verdadeiras, já que não há fiscalização e, quando há, ela é falha.
O nome que se dá às notícias falsas veiculadas na internet é Fake News. Devido à sua grande abrangência e ao crescente número de casos atualmente, o tema se tornou um candidato em potencial para a redação do Enem.
Por isso, trouxemos essa temática para ajudá-lo a adquirir conhecimento sobre o assunto. Dessa forma, você poderá argumentar e propor intervenções para o problema, construindo uma boa redação. Confira!
Entenda por que as Fake News são tão perigosas
Fake news são notícias e informações falsas — ou modificadas — veiculadas na internet com o propósito de manipular pessoas e eventos. Elas também estão ligadas ao sensacionalismo, que visa chamar a atenção e obter “likes” para gerar lucro.
Segundo pesquisa do Instituto Reuters para o estudo do Jornalismo, as redes sociais são a maior fonte de notícias para os brasileiros. E isso só aumenta, já que o percentual de pessoas que usam as redes sociais como fonte de notícias foi de 47% em 2013 para 72% em 2016.
Isso mostra que a repercussão de uma notícia falsa pode atingir inúmeras pessoas em poucos minutos e acarretar prejuízos morais e até mesmo financeiros.
Algumas pessoas acreditam que as Fake News prejudicam apenas pessoas públicas, mas isso não é uma regra.É o caso de uma mulher em São Paulo que foi espancada até a morte depois acusada de sequestrar e matar crianças para fazer magia negra. Os boatos associavam seu nome e imagem ao crime e só após sua morte a verdade apareceu.
Outra situação envolvendo Fake News foi a da vereadora Marielle Franco, que teve seu nome vinculado a mentiras com o intuito de desqualificar sua imagem. Uma das notícias foi a de que ela seria casada com um traficante e eleita por uma das maiores facções criminosas do país, o Comando Vermelho. Contudo, tais informações eram inverídicas!
Infelizmente casos como esse são comuns hoje em dia e pedem intervenções do poder público e uma conscientização social.
Tema de Redação: Fake News e seus impactos na sociedade brasileira
Para se sair bem na redação cujo tema são as Fake News e seus impactos sociais, é importante conhecer as estatísticas sobre o assunto e os prejuízos que a veiculação de notícias falsas acarretam para a sociedade de um modo geral.
Dizer o que são Fake News não deve ser a ideia central da redação e sim como elas podem impactar a vida das pessoas. Para isso, é preciso ter conhecimento de casos recentes e suas consequências.
Além disso, é importante colocar o assunto como problema social que merece atenção e conscientização. Por fim, o candidato deve apresentar soluções para o problema por meio de ações que auxiliem a população a identificar essas notícias e a rejeitá-las em vez de propagá-las.
A seguir, confira algumas estatísticas que podem ajudar na construção da redação:
- Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), apontou que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras; (Fonte)
- Segundo levantamento feito pela Psafe DFNDR — aplicativo de segurança para Android —, 8,8 milhões de brasileiros foram impactados com Fake News em três meses; (Fonte)
- De acordo com o laboratório de segurança da DFNDR, 95,7% das notícias falsas foram disseminadas pelo Whatsapp. (Fonte)
Proposta de intervenções e soluções
O tema é complexo e requer soluções não só do poder público, mas também de cada pessoa que se depara todos os dias com milhões de notícias, principalmente nas redes sociais. É preciso um trabalho abrangente de conscientização social para que as Fake News sejam barradas e não veiculadas.
É preciso um esforço para detectá-las e combatê-las e isso não é impossível. Há cuidados simples que podem ajudar a mudar esse cenário. Uma delas é verificar a fonte das notícias e não repassar sem a mínima análise. Veja algumas dicas no infográfico abaixo:
Isso é educação digital e deve ser usada para fortalecer a liberdade de expressão e o uso da internet de forma democrática.
Por fim, é preciso a criação de políticas públicas de conscientização em massa e de leis para penalizar os responsáveis pela criação de Fake News. Inclusive, há um projeto de lei ( que, dentre outras coisas, visa tipificar como crime a divulgação ou compartilhamento de informação falsa — ou incompleta — na internet.
Gostou do tema de redação? Deixe um comentário abaixo e nos divulgue nas redes sociais!
Comentários
A “fake news” de fato tem se espalhado no mundo e se alarmou desde 2016 com as notícias falsas sobre o atual presidente dos Estados Unidos. Um dos objetivos principais é manipular o internauta para que compartilhe a notícia. Assim gerando lucros. No Brasil foram relatados vários casos que prejudicaram muito as vítimas. É de extrema importância que antes de compartilhada, o internauta verifique as fontes de apoio, reduzindo assim o número de vítimas e despertando mais o senso crítico da sociedade.
Estas informações falsas podem prejudicar muitas pessoas ebprincipalmente em um relacionamento entre casais
Ainda não entendi a participação de Kim Kataguiri na divulgação do Fake News, página imparcial.
Acredito que esse rapaz e seu grpo sejam os maiores criadores de Fake News da internet, o pior de tudo é que agora ele e todos os amiguinhos foram eleitos em cargos públicos, estamos num mato sem cachorros…
choro é livre, lula não
Daniel, um blog que coloca como fonte Pragmatismo Político não é imparcial nunca. É o tipo que apoia ditaduras de viés esquerdista e ainda te chama de fascista. Coerência total!
Notícias falsas são cada vez mais comuns e podem trazer danos à sociedade.
Isso mesmo, a direita é o maior disseminador de fake news, a esquerda é puro amor e super coerente. É verdade a campanha do Eduardo Bolsonaro contra nordestinos. Todas as suásticas pichadas são 100% da direita (por mais que não tenha como comprovar tal afirmação veemente). Bolsonaro quer acabar com 13º, bolsa-família, queria estuprar Maria do Rosário (vamos omitir que ela estava defendendo o estuprador e assassino Champinha – vale a pena googlar o nome dele e saber bem o caso). Só a direita propaga Fake News, é um comportamento EXCLUSIVO da direita, sim.
Esquerda é amor e coerência, se você discorda é um nazista da direita. Carta Capital, Pragmatismo Político e outros lixos da esquerda são as únicas fontes confiáveis. Defendemos a liberdade de expressão, é só sua opinião ser igual a nossa 😉
Esse tipo de gente dá nojo, ainda bem que é #BOLSONARO2018
Parabéns!!!! trouxe um assunto de extrema relevância para atualidade e detalhou sucintamente o assunto de maneiro perfeita, conforme preconiza exatamente nas redações…Meu muito obrigada!!!
Gostei do texto, vim a procura ideias para justamente fazer uma redação, no qual minha professora deu o suposto tema de: As fake news e suas consequências na sociedade.
Notícias falsas sempre existiram e sempre existirão. A diferença favorável à internet é que naquele espaço há a possibilidade de diálogo ou de simples manifestação de concordância ou discordância enquanto que nas TVs é goela abaixo sem direito a troco.
A atual atenção e movimento contra as ditas notícias falsas é uma reação das redes de TV que perceberam uma diminuição de seu poder de persuasão sobre seus telespectadores. Isso significa perda de poder e dinheiro para as TVS. Recentemente tivemos um bom exemplo disso: as TVs se juntaram a institutos de pesquisa, ambos igualmente inescrupulosos, e veicularam de forma tendenciosa e insistente o que chamaram de “Intenções de votos” na tentativa de conduzir o eleitorado brasileiro. Além de não conseguirem o resultado esperado, experimentaram o dissabor de tentar explicar a enorme distância entre os números apresentados por esses criminosos e os números impostos pela realidade da apuração. Claro que não convenceram com a ridícula explicação de que os eleitores teriam mudado de intenção na última hora.
O problema das noticias falsas não está nas notícias e sim nas falsas, pois não passam de mentiras e mentira é o fim da picada. Acontece que as TVs são a mentira em tudo. Se valem dos mais ardilosos métodos para manipular, trapacear, iludir, confundir e impor suas vontades. Apresentam propagandas e comerciais travestidos de jornalismo, apoiam golpes militares, incitam à violência e atacam os bons costumes e a moral dos povos, por exemplo.
Com isso em consideração, faz-se necessário e até obrigatório mencionar as TVs quando falamos sobre notícias falsas e suas desastrosas consequências
Puro Amor ? Kkkk vamos ver as cenas do próximo capítulo vocês da esquerda são muito apegado a notícias falsas ,vocês espalham ódio… Na boca de vocês notícias verdadeiras q tem fonte viável e Fake News ,me poupe .
Hoje em dia as pessoas não querem saber aonde estão entrando vai logo mandando mensagens e trocando fotos e vídeos com outras pessoas e nem se quer pergunta primeiro qual é o nome da pessoa que está conversando com ele ou ela é já vai logo dizendo um monte de bobeiras e quando se ver se dá conta que podem até cair em um grande golpe do fak news compartilhando informações falsas com outras pessoas isso podem até levar a prisão de uma pessoa que não tem nada a ver com o que está sendo acusado ou seja cuidado com pessoas que invadem seu privado com notícias que vcs verem porai porque talvez pra vc ali na que la hora não é de grande importância mais só depois que vc mesmo ou mesma sofrerem com as consequências e que vamos ter mais cuidado uns com os outros e nos manter m nosso próprio lugar sem compartilhar informações falsas
muito proveitoso esse site é de fundamental importância para nossa formação.
pagamos um certo preço por ser deixado influenciado pelas falsas mensagens e por comodismo não buscamos pesquisar as fontes seguras
Temos que criar o hábito de consultarmos fontes seguras de informações, do contrário podemos ser enganados palas notícias falsas que circulam nas redes, Fake news! Fiquemos atentos!
Precisamos não acreditar em tudo que vemos na internet, pode ser Fake News! Investiquemos as fontes que são confiáveis!
Reamente é um assunto muito serio as fakes news. Elas podem destruir a vida de uma pessoa, entao todo cuidado é pouco com o que compartilhamos,divulgamos.
ÓTIMA MATÉRIA
A falta de conhecimento e criticidade nas postagens recebidas e repostagens podem trazer malefícios irreversíveis com as fake news.
Muito bom conteúdo e as informações tratada no texto a cima.
Material excelente.
Ótimo material.