Para alcançar a nota mil no Enem, o primeiro passo é compreender o que é cobrado em cada competência! Por isso, neste Guia de Redação do Enem, explicaremos pontos imprescindíveis para que você obtenha um bom desempenho na redação e alcance a nota máxima este ano!
Com esse guia você irá entender melhor as 5 competências exigidas no Enem e o que é cobrado em cada uma delas, assim como a sua forma de avaliação pela banca de corretores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela elaboração da prova.
Entenda quais são as 5 competências
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
Com o passar dos anos, o Enem mudou a forma de avaliar a Gramática Normativa do estudante entre as competências I e IV. Por isso, é preciso ter atenção especial a cada uma, pois elas têm formas diferentes de avaliar o uso dos recursos linguísticos pelo candidato.
A primeira análise da redação é em relação à modalidade da escrita formal. Na competência I, o candidato precisa ter o domínio básico de um texto – e isso inclui a estrutura sintática, convenção escrita e vocabulário.
O que será avaliado?
- Diferença entre modalidade oral e escrita.
- Escolha de registro – vocabulário sem marcas de oralidade e figuras de linguagem, como metáforas e expressões emotivas e pessoais.
- Estrutura sintática – construção de períodos e alinhamento de parágrafos.
- Convenção escrita – acentuação e ortografia.
- Gramática Normativa – Pontuação, concordância, paralelismo e regência.
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nela, o estudante deve não só compreender a proposta, como interpretar bem os textos motivadores e, sobretudo, obedecer e estruturar o texto conforme o gênero dissertativo-argumentativo.
O que será avaliado?
- Compreensão da proposta – a capacidade do estudante de ir além do que está nos textos motivadores sem fugir do eixo temático.
- Discurso impessoal – sem base no senso comum e opinativo.
- Obediência ao gênero dissertativo-argumentativo.
- Presença de repertório sócio produtivo e mobilização de outras áreas do conhecimento, como Biologia, Filosofia, História, etc.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Aqui será avaliado o projeto de texto, tomando por base uma defesa de tese coerente e alinhada a fatos concretos e comprovados.
É aqui também que a organização do repertório sócio produtivo que foi aplicado será cobrada, pois nesta competência avalia-se também os indícios de autoria do estudante.
O que será avaliado?
- Organização do repertório sócio produtivo – coerência entre a escolha das áreas do conhecimento com os argumentos apresentados.
- Argumentos baseados em fatos comprovados e concretos.
- Coerência discursiva – contexto real e sem utopias e especulações.
Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nesta competência da Redação, será avaliado se o estudante detém a capacidade de articular um texto de forma coesa a partir do emprego de elementos linguísticos que têm relações primordiais na estrutura semântica.
Lembrando que a estrutura estética, como alinhamento de parágrafos passou a ser avaliada apenas na competência I na Redação do Enem. Aqui é levado em conta apenas o uso dos recursos linguísticos para a construção coesiva do texto.
O que será avaliado?
- Períodos interligados por uso de conjunções, conectivos, preposições e outros recursos linguísticos.
- Vocabulário diversificado e sem repetições de palavras na mesma linha ou em linhas subsequentes.
- Conectivos introdutórios em cada parágrafo e entre períodos para formar sequência de ideias.
Tabela de conectivos para usar na Redação
Competência V – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
A conclusão do texto dissertativo de Redação do Enem é diferente dos modelos de muitos vestibulares regionais.
Além da capacidade de levantar uma problemática e desenvolver argumentos sólidos em torno dela, o estudante deve também propor uma solução viável para amenizar ou erradicar o problema apresentado.
Na competência V, a proposta de intervenção deve aparecer de forma detalhada e alinhada ao contexto apresentado pelo estudante.
O que será avaliado?
- Presença de uma proposta interventiva.
- Detalhamento da proposta, apresentando o agente, a ação, os meios pelos quais a proposta será desenvolvida e resultados da ação.
- Respeito aos Direitos Humanos – a proposta não deve ferir princípios de cidadania, igualdade e diversidade.
Veja também:
Listas de Exercícios para o Enem
Este Guia de Redação do Enem foi escrito tomando por base a Cartilha do Participante – A Redação do Enem 2019 e 2020, divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) e idealizado pela minha experiência como corretora de redação e a de outros professores e especialistas de cursinhos pré-vestibulares.
Não se esqueça de deixar a sua observação sobre o conteúdo e compartilhar esta experiência com os amigos nas redes sociais! Se tiver alguma dúvida, comente que responderemos o quanto antes!
Comentários
Muito útil.Obrigada
Muito bom.
Posso utilizar o link de voces no meu blog, como referencia ?
Gostei. Quero imprimir.
Eu amei o poste desse site, ajuda muito. O problema é que muita gente só sabe julgar e não sabe reconhecer que o texto explicativo foi criado no intuito de ajudar os candidatos do enem com as melhores intenções. Está de parabéns o criador desse site.
Mas é assim mesmo neste caso. Quando diz que está relacionado à alguma coisa, o “a” vem com crase mesmo e não com acento agudo.
MUITO OBRIGADO PELA AJUDA.
Me ajudou muito, obrigado!
Muito útil
Pode-se pontos desalinhamento dos parágrafos , eu sempre fico na dúvida de qual a distância ideal, meus professores sempre falavam que dois dedos da margem seria o melhor para começar o paragrafo, porém , tem gente que tem os dedos mais grossos que outros, no meu caso acho que dois dedos “roubam” muito espaço, sempre coloco um dedo margem, sem falar a questão estética, fica bem legal. Bom , mas a dúvida é, se isso tiraria ponto ou não, eu sempre dou o parágrafo, mas não com essa distância exagerada!
Pode sim, querida.
Obrigada por ajudar