Saiba como funciona a lista de espera do Fies

Não foi selecionado na primeira chamada do Fies? Veja como funciona a lista de espera.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do governo para financiar graduações em instituições privadas. A iniciativa é uma ajuda e tanto na hora pagar os estudos. Todo semestre o processo seletivo é aberto. Mas nem todas as vagas são preenchidas imediatamente. Por isso, é aberta a lista de espera do Fies.

Se o candidato pré-selecionado na primeira chamada do Fies desistir do processo, não entregar documentos ou perder os prazos, a vaga volta para o sistema. Assim, a lista de espera do Fies é aberta a fim de ocupar essas vagas que não forem preenchidas na convocação inicial.

Mas atenção: no Novo Fies, só a modalidade Fies tem esta opção. Como o P-Fies não tem número de vagas limitado, ele não tem mais de uma chamada. 

Entenda melhor a diferença entre o Fies e o P-Fies.

Como funciona a lista de espera do Fies?

Os estudantes que não forem pré-selecionados logo de cara serão automaticamente colocados na lista de espera do Fies. A partir de então, novos candidatos serão chamados de acordo com a ordem de colocação. 

A lista de espera do Fies respeita esta ordem de colocação dos candidatos. Essa fila, por sua vez, depende da nota do Enem – que inclusive é pré-requisito para solicitar o financiamento. Contudo, existem grupos de preferência para receber o benefício.

A ordem prioritária para participar da lista de espero do Fies é a seguinte: 

  1. Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  2. Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  3. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; 
  4. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Estes critérios de seleção são seguidos tanto na primeira chamada quanto na lista de espera do Fies.

O estudante deve selecionar entre essas opções durante a inscrição para o processo seletivo. Quando todas as vagas do grupo de preferência escolhido estiverem preenchidas, o sistema libera uma nota de corte. Dessa forma, o candidato pode saber qual é a sua posição. 

Assim, caso deseje ou ache necessário, o estudante tem até o último dia de inscrição para alterar suas opções. Ao fim do processo, ele vai para a lista de espera do Fies concorrendo como o grupo de preferência escolhido, pelo curso e instituição que solicitou por último. 

O que fazer enquanto estiver na lista de espera do Fies?

Uma vez na lista de espera do Fies, o candidato deve olhar a plataforma todos os dias. O sistema não entra em contato para avisar se você conseguiu o financiamento. Além disso, os prazos para a confirmação da vaga e entrega de documentos costuma ser bem curto. Portanto, fique atento!

Também é preciso ser muito paciente. A lista de espera do Fies pode durar semanas. As chamadas vão acontecendo conforme os candidatos não ocupam as vagas disponíveis. Então não desista logo nas primeiras vezes.

Conseguiu a vaga e agora?

Depois de aprovado na lista de espera do Fies, o candidato precisa concluir outras etapas do processo para manter sua vaga. 

1ª etapa – SisFies

Essa primeira fase é no próprio sistema do Fies. Nela, o estudante precisa preencher seu cadastro com mais informações. Normalmente, o prazo é de 3 dias. Os dados necessários são referentes ao banco, ao curso escolhido, ao fiador e ao valor a ser financiado, entre outros. 

2ª etapa – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA)

Nesta fase do processo, o candidato deve comparecer à instituição de ensino escolhida com os documentos necessários. Esta é uma forma de comprovar todos os dados informados durante o período de inscrição. Se tiver tudo certo, a CPSA emitirá um outro documento confirmando a veracidade do processo.

3ª etapa – Banco

Por fim, o estudante deve ir ao banco credenciado e escolhido para o financiamento. Esta é a última etapa do processo, na qual o contrato é assinado. Então aproveite para tirar todas as dúvidas sobre as suas obrigações.

As listas de documentos necessários para concluir a 2ª e a 3ª etapa estão disponíveis no site do Fies.

Lembre-se que cumprir estes três estágios dentro do prazo estabelecido no edital é fundamental para manter a sua vaga. Deixando de realizar alguma delas ou de entregar algum documento, automaticamente sua vaga volta para o sistema.

Por isso, se você ficar na lista de espera do Fies, não deixe de já reunir os documentos que puder. Isso vai facilitar e te adiantar muito quando for selecionado. 

Para tirar mais dúvidas sobre o Fies e outros processos seletivos, fique atento no nosso site. 

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Comente