Inep divulga nova data para a aplicação do Enem Digital 2020

Novo dia de aplicação do Enem Digital 2020 ocorrerá na mesma data do vestibular da Unicamp.

Por
Publicado em 20/04/2020 (atualizado em 09/01/2021)

Na última sexta-feira (17), a Justiça Federal determinou que o Ministério da Educação (MEC) ajustasse o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira mudança exigida foi ampliação por 15 dias do prazo para as solicitações de isenção da taxa de inscrição, que se encerrariam exatamente na noite do dia 17.

No mesmo dia dessa determinação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), junto ao MEC, alterou a data de aplicação da primeira aplicação da versão digital do Enem. Inicialmente, de acordo com edital publicado, a prova na modalidade virtual estava prevista para ocorrer nos dias 11 e 18 de outubro, entretanto, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou que o Enem Digital 2020 será aplicado nos dias 22 e 29 de novembro.

O ministro ainda garantiu que tanto o Enem impresso quanto o Digital serão realizados este ano. Segundo ele, apesar de 2020 ser um ano desafiador em razão da pandemia de Covid-19, “não é isso que vai fazer que percamos o ano […] Não podemos deixar para depois uma geração inteira de médicos, enfermeiros, engenheiros e professores. Não faz sentido”, afirmou.

Inep divulga nova data para a aplicação do Enem Digital 2020
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, obdeceu determinação da Justiça Federal e adiou a data do Enem Digital 2020.

Vale lembrar que, no projeto piloto do Enem Digital, serão ofertadas 100 mil vagas para os participantes que optarem por essa modalidade. A expectativa do governo é de que, a partir de 2026, não exista mais a prova impressa. Além disso, com a implementação da versão digital do Enem, será possível criar novos tipos de questões, incluindo vídeos, infográficos e jogos.

Choque de datas

Apesar da aplicação do Enem Digital 2020 ter sido adiada, houve um conflito com a Unicamp na nova data estipulada pelo Inep e pelo MEC. Diante da situação preocupante e incerta que estamos vivendo, alterar o calendário da prova virtual do Enem foi uma decisão acertada. No entanto, os alunos que pretendiam prestar em 2020 tanto o Enem na modalidade virtual quanto o vestibular da Unicamp saíram prejudicados. 

Previsto para ocorrer nos dias 22 e 29 de novembro, a aplicação do Enem Digital choca com a data em que ocorrerá a primeira fase do vestibular da Unicamp, a qual será realizada no dia 22. A data foi divulgada há três semanas, portanto, não dá para dizer que as entidades responsáveis pelo maior vestibular do país não tinham conhecimento.

Os estudantes do estado de São Paulo serão os mais afetados com essa decisão. Porém, nem tudo está perdido. Para os alunos que desejam realizar as provas dos dois vestibulares este ano, será possível desde que optem pela versão impressa (tradicional) do Enem 2020.

Não conseguiu solicitar isenção no Enem 2020? Fique tranquilo!

O Inep vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição do Enem 2020 aos participantes que atendem aos requisitos legais, estabelecidos em edital, e que não conseguiram realizar a solicitação da isenção devido à paralisação das aulas em estados e municípios. 

Com essa decisão, o intuito é que os estudantes que não puderam solicitar a isenção em razão da pandemia do novo coronavírus tenham acesso ao benefício que é deles por direito. Dessa forma, os vestibulandos não sairão prejudicados por conta dessa situação que não está dentro do nosso alcance.

De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a iniciativa foi tomada para não prejudicar os alunos de escolas que tiveram as atividades suspensas. Segundo ele, “ninguém será prejudicado ou ficará para trás”.

A concessão da gratuidade será dada pelo Inep, sem necessidade de solicitação pelo participante, durante o período de inscrição do exame, que ocorrerá entre os dias 11 e 22 de maio.

O prazo previsto em edital para os estudantes de todo o país solicitarem a isenção da taxa de inscrição foi até o dia 17 de abril. Até o fechamento da solicitação, cerca de 3 milhões de pedidos foram recebidos pelo Inep, os quais serão divulgados no dia 24 de abril.

Comente