Prouni 2020: datas, inscrições e lista de espera

O Prouni 2020 oferece bolsas integrais e parciais em universidades privadas. Confira!

Por
Publicado em 03/01/2020 (atualizado em 18/01/2020)

Fazer um curso de graduação é sonho de muitos estudantes que não têm condições de arcar com os custos de uma faculdade particular. O ProUni (Programa Universidade para Todos) é a grande oportunidade para quem não conseguiu uma vaga no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Por isso, se você é um dos interessados em conseguir uma bolsa do ProUni 2020, não deixe de ler este artigo. Não deixe de ler!

O que é o ProUni?

Prouni 2020: datas e inscrições

O ProUni fornece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior para quem não tem condições de custear as mensalidade em faculdades privadas.

As bolsas integrais são destinadas aos estudantes que possuem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já as parciais são ofertadas para aqueles que possuem renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. Vale destacar que os estudantes que não foram contemplados com a bolsa integral podem tentar financiar os 50% restantes pelo Fies. 

Para concorrer é muito simples. Basta fazer a inscrição — que é totalmente gratuita e online — e, assim como ocorre no Sisu — escolher duas opções de curso. Depois, basta ir acompanhando as notas de corte, que são atualizadas sempre no mesmo horário, ou seja, às 9 da manhã. 

Assim como ocorre no Sisu, também é possível alterar as opções enquanto as inscrições estão acontecendo. Desse modo, caso a nota de corte seja muito alta para o curso escolhido, dá para escolher outro que se encaixe na sua nota.

O processo de seleção ocorre duas vezes por ano: uma por volta de fevereiro e outra no meio do ano, em junho. Isso quer dizer que quem não foi selecionado na chamada regular do Sisu tem ainda duas chances de realizar seu sonho com o ProUni 2020.

Prouni 2020

Quais os pré-requisitos para participar?

Uma dúvida muito comum entre os interessados em participar do ProUni 2020 é: quais os pré-requisitos para participar? Veja abaixo quais são:

  • Ter feito Enem no ano anterior;
  • Não possuir diploma de nível superior;
  • Ter obtido no mínimo 450 pontos nas provas objetivas do Enem e não ter zerado a redação;
  • Possuir renda familiar de até um salário mínimo e meio para concorrer às bolsas parciais; e renda familiar de até três salários mínimos para as bolsas integrais;
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou parte dele em escola privada, desde que tenha sido na condição de bolsista;
  • Ter algum tipo de deficiência física; e
  • Ser professor de Pedagogia, Normal Superior ou Licenciatura; desde que estejam lecionando na rede pública de ensino.

Inscrições

As inscrições para o Prouni 2020 podem ser realizadas no site oficial do processo seletivo: prouniportal.mec.gov.br. Para efetuar as inscrições bater ter o número de inscrição do Enem 2019 e senha de acesso (a mesma cadastrada na inscrição do enem).

Além disso, o candidato também deve preencher alguns dados, tais como os nomes e dados pessoais dos componentes da sua família, renda e endereço residencial.

Como funciona a lista de espera?

O ProUni faz suas chamadas regulares. Caso o estudante não tenha conseguido a bolsa em nenhuma delas, pode participar da lista de espera (uma espécie de terceira chamada). Essa lista seleciona os candidatos que não foram contemplados nas chamadas. 

Mas atenção: é preciso manifestar interesse em participar e para isso o estudante deverá acessar a página do ProUni no prazo informado no cronograma.

Caso seja selecionado na lista de espera, fique atento aos prazos. Geralmente, o período fornecido pelo MEC é bastante curso e, para não correr o risco de perder a bolsa, deixe todos os documentos prontos. 

Geralmente, os documentos solicitados são os de identificação, escolaridade, endereço e, claro, comprovação de renda de todo o grupo familiar. Tendo em vista o pouco tempo para apresentá-los na faculdade, não custa nada deixá-los prontos, não é mesmo?

Calendário Prouni 2020

Agora que você já sabe o que é o programa, como funciona e quem pode participar, veja as datas do ProUni 2020. Como o edital para 2020 ainda não foi publicado, vamos nos basear nas datas da edição passada.

Para o primeiro semestre, as datas do Prouni 1/2020 são:

  • Inscrições: entre 29 de Janeiro a 01 de fevereiro;
  • Resultado da primeira chamada: 04 de fevereiro;
  • Resultado da segunda chamada: 18 de fevereiro;
  • Inscrições na lista de espera: 07 a 08 de março.

Para o segundo semestre, as possíveis datas do Prouni 2/2020 são:

  • Inscrições: 11 a 14 de junho;
  • Resultado da primeira chamada: 18 de junho;
  • Resultado da segunda chamada: 02 de julho;
  • Inscrições na lista de espera: 18 de julho.

Tirou suas dúvidas sobre o ProUni 2020? Fique atento aos prazos e até lá pense bem nas opções de curso e instituições que pretende estudar.

Comente