ProUni para Medicina: bolsas de estudos e notas de corte

Veja como funciona as bolsas de estudos do ProUni para Medicina e as notas de corte.

Se você já pensou em cursar Medicina, é possível que você tenha se assustado com o alto custo das mensalidades do curso das faculdades privadas e também da alta concorrência nas universidades públicas pelo SiSU. Com isso, para muitos, o Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma oportunidade única para realizar seu sonho. Mas afinal, como funciona o ProUni para Medicina?

O ProUni é um programa importante na democratização do acesso ao ensino superior para os alunos de baixa renda no Brasil. As vagas do programa são ofertadas em parceria com instituições de ensino superior de todo país.

O processo seletivo abre inscrições semestralmente e utiliza a nota do Enem para selecionar os candidatos. As bolsas de estudos podem ser parciais, isto é, cobrir parcialmente os custos da mensalidade, ou integrais, cobrindo todos os custos do curso.

ProUni para Medicina: como funciona as bolsas de estudos?

Prouni para Medicina: notas de corte, bolsas de estudos
Veja como concorrer a uma bolsa de estudos para Medicina no ProUNi

Para concorrer as bolsas de estudos do ProUni para Medicina, assim como os demais cursos, é necessário que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma vez que é um dos pré-requisitos do programa, além de ter obtido uma boa pontuação nas provas.

É importante lembrar que o ProUni para Medicina também possui notas de corte muito altas em comparação aos demais cursos (veja mais abaixo).

Pré-requisitos para concorrer ao ProUni:

–  Ter realizado o Enem do ano anterior: assim como o SiSU, para poder se inscrever no processo seletivo, o candidato precisa necessariamente ter feito a última edição do Enem.

– Ter feito pelo menos 450 pontos na média geral: podem concorrer as vagas nos cursos apenas aqueles candidatos que tenham obtido pelo menos 450 pontos de média geral nas provas, além de não ter zerado a Redação do Enem.

Comprovar renda: é necessário ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer a uma bolsa integral e até 3 salários-mínimos por pessoa para concorrer uma bolsa parcial.

– Ter feito todo ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada.

–  O candidato não pode ter diploma de ensino superior.

Além disso, é preciso lembrar que pessoas com deficiência e professores efetivos da rede pública podem concorrer as vagas do ProUni sem a necessidade de comprovar renda. Os professores podem concorrer a bolsas apenas em cursos de licenciatura.

Quais as notas de corte para Medicina?

A nota de corte do ProUni é definida de acordo com as inscrições para cada curso e instituição participante do processo seletivo e atualizada uma vez ao dia durante o período de inscrição. Ela nada mais é que a pontuação mínima necessário para que o candidato seja selecionado dentro do número de vagas ofertadas.

Por exemplo, em 2020, a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), ofertou 5 bolsas integrais para o curso de Medicina pelo ProUni. A nota do quinto colocado, isto é, o último selecionado na primeira chamada, era de 739,54 isto é, a nota de corte do curso para aquela instituição de ensino.

Veja alguns exemplos de notas de corte do ProUni para Medicina

Abaixo você irá encontrar as notas de corte em 2021 de algumas instituições de ensino que ofertaram bolsas de estudos parciais e integrais no ProUni. Confira!

Instituição de ensinoTipo de BolsaNota de Corte
Universidade Católica de Brasília – UCBIntegral763,58
Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG, campus BetimIntegral750,18
Faculdade de Ciências Médica e da Saúde de Juiz de Fora – SupremaIntegral749,60
Universidade de Salvador – UNIFACSIntegral749,30
Universidade de Ribeirão Preto – UNAERPIntegral746,84
Universidade Cidade de São Paulo – UNICIDIntegral739,54
Universidade de Cuiabá – UNIC Integral735,10
Universidade de VassourasIntegral734,32

Veja a lista de faculdades participantes do ProUni

Como me inscrever no ProUni?

Para se inscrever no ProUni e concorrer a uma das bolsas de estudos para Medicina, é necessário ter em mãos o número de inscrição do Enem da última edição do Enem e senha. Por meio deste número, o sistema do MEC acessa automaticamente seu resultado no exame.

As inscrições do ProUni são realizadas pelo site prouniportal.mec.gov.br em datas estipuladas em edital divulgado previamente a cada semestre. Além dos dados do Enem, no site do processo seletivo também é necessário informar dados dos familiares, escolaridade e renda, e por fim selecionar as opções de bolsa: parcial ou integral.

Agora que você já sabe como funciona o ProUni para Medicina, não deixe de acessar mais conteúdos do Foco no Enem para se preparar para a prova e obter um bom desempenho.

Estudante de Medicina em Belo Horizonte. Foi aprovado na UFRJ + 3 faculdades particulares com bolsa integral usando a nota do Enem. Criou o Foco no Enem para ajudar outros estudantes a irem bem no exame.

Comente