Os alunos que realizarem a prova da 13º edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), devem se preparar para as inscrições do SiSu 2022.1. A avaliação acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, dando aos candidatos acesso ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Vale lembrar que este é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, seja em instituições públicas ou privadas. Além disso, a nota do exame também garante a participação no ProUni, programa que concede bolsas de estudos de até 100% em faculdades particulares. Este ano, 3,1 milhões de pessoas se inscreveram no exame.
Para se inscrever no SiSu, o estudante deve cumprir algumas exigências solicitadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelas universidades. É necessário, por exemplo, que o aluno obtenha nota maior do que zero no exame. Candidatos que se inscreveram na condição de treineiro também não podem ingressar no sistema. Já a maioria das instituições costuma exigir um desempenho mínimo para validar a inscrição em alguns cursos, atribuindo pesos varios às disciplinas Caso isso aconteça, o participante receberá uma aviso da plataforma notificando sobre o problema.
Qual a data das inscrições para o SiSU 2022.1?
As inscrições para o SiSU 2022 referente ao primeiro semestre acontecem entre os dias 15 e 18 de fevereiro de 2022. Para se inscrever, os candidatos precisam usar a nota do Enem 2021, prevista para ser divulgada no dia 11 de fevereiro.
Veja o calendário completo do SiSU 2022/1:
- Período de inscrições: 15 a 18/02 de 2022;
- Resultado da chamada regular: 22/02 de 2022;
- Comprovação das informações dos aprovados na chamada regular: 23 a 28/02 de 2022;
- Prazo para participar da lista de espera: 22 a 28/02 de 2022;
Algumas universidades já começaram a compartilhar seu quadro de vagas para o sistema de seleção. Enquanto algumas aderem de modo integral ao vestibular unificado, outras entidades preferem manter um regime misto, onde a maior parte das vagas fica para o processo seletivo desenvolvido pela própria instituição.
Quais são as etapas de inscrição SiSU?
Uma vez que as inscrições para o SiSu 2022.1 estejam abertas, é hora de ingressar na plataforma, verificar a nota e partir para a escolha das vagas. Tudo isso pode ser feito através da página do participante no site do sistema. Para acessá-la, é necessário fazer o login ou o cadastro no portal Gov.br.
Resultado do Enem
O resultado do Enem também é publicado na plataforma do SiSU e pode ser acessado assim que o candidato realizar o login. Para isso, basta que, uma vez na plataforma, o estudante clique em “Consultar boletim”.
O sistema disponibiliza as notas de cada disciplina (linguagens; ciências humanas; matemática e ciências da natureza) de modo independente. Isso acontece porque algumas universidades optam por pesos diferentes na hora de calcular a nota para determinados cursos. Além disso, a nota da redação também fica disponível para consulta, assim como o espelho da correção.
Inscrição
Para se inscrever na seleção, acesse o portal do SiSu e clique em “Fazer Inscrição”. Após o login no site Gov.br, o candidato será redirecionado para a página com as opções de vaga. Lá é possível procurar pelas oportunidades a partir do nome do curso de graduação, da instituição de ensino ou do município sede da universidade. Nessa mesma tela os alunos poderão acompanhar sua situação durante todo o processo seletivo.
Quando estiver decidido, o estudante deve clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção” para validar o seu interesse na vaga. Lembrando também que ainda é possível escolher uma segunda opção de curso. Para isso, basta repetir esse mesmo processo e clicar em “Fazer inscrição na 2ª opção”. Essas seleções podem ser mudadas pelo candidato durante todo o período de inscrições à medida que as notas de cortes forem se alterando.
Lista de espera
A lista de espera é uma oportunidade para os estudantes que não foram selecionados em nenhuma opção de curso pelo qual manifestaram interesse. Também é um modo das entidades garantirem que todas as cadeiras disponíveis serão ocupadas.
De modo geral, as inscrições para a lista de espera abrem assim que o resultado do processo seletivo é divulgado pelo MEC. Os alunos podem demonstrar interesse seis dias a uma semana após a liberação pelo sistema, data que geralmente é até o encerramento do período das matrículas regulares.
O resultado da lista de espera, por sua vez, costuma ser publicado até dois dias depois do fim do prazo de inscrições. Lembrando que a convocação dos candidatos aprovados costuma ser feita pela própria instituição, sendo da responsabilidade do estudante verificar os portais oficiais das universidades.
Agora que você já sabe quando começa as inscrições para o SiSU 2022.1, não deixe de acompanhar as dicas do foco no enem no instagram: @ofoconoenem.
Comente