Quem fez Encceja pode participar do SiSU?

O Encceja permite que alunos que conseguiram um diploma do ensino fundamental e médio. No entanto, muitos possuem dúvidas se podem participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Confira!

Por conta de inúmeros fatores, diversas pessoas precisaram parar os estudos na infância ou adolescência. Entretanto, depois de alguns anos, puderam retornar às salas de aula e obter o diploma dos ensinos fundamental e médio por meio do Encceja. Após a conclusão dessa etapa, muitos objetivam cursar uma faculdade. Por isso, uma pergunta bem comum entre eles é: Quem fez Encceja pode participar do SiSU?

A resposta é sim! Todavia, os alunos que fizeram Encceja e pretender concorrer às vagas do Sisu precisam prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O texto abaixo explica tudo sobre o Encceja, como usar o diploma para fazer a prova do Enem e como concorrer a uma das vagas oferecidas pelo SiSU.

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova elaborada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que visa avaliar o nível de conhecimento de pessoas que interromperam os estudos e não conseguiram concluir o ensino básico na idade adequada.

Podem participar desse exame:

  • Jovens e adultos (do Brasil e do exterior);
  • Pessoas privadas de liberdade que não concluíram os estudos.

A prova para obtenção do diploma do ensino fundamental pode ser realizada por pessoas com idade mínima de 15 completos até o dia do exame e para obtenção do diploma de ensino médio por cidadãos com idade mínima de 18 anos.

Como é a prova do Encceja?

A prova do Encceja é gratuita e voluntária. Dessa forma, se inscreve no site, no período estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), informando o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no momento da inscrição.

O exame é aplicado, todos os anos, em um único dia, nos períodos da manhã e tarde. A prova conta com quatro cadernos e cada um deles tem 30 questões, totalizando 120 questões de múltipla escolha. Além disso, o Encceja exige uma Redação dissertativa-argumentativa.

Para ser aprovado, é necessário tirar no mínimo 100 pontos em cada caderno e obter nota acima de cinco pontos na redação (a redação vale de 0 a 10).

Em relação à estrutura da prova do Encceja, os conteúdos cobrados são referentes às disciplinas que compõem o currículo da Base Nacional Curricular (BNC), conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Vale destacar que cada modalidade conta com uma estrutura diferente.

Encceja (Ensino Fundamental):

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Geografia e História;
  • Ciências da natureza;  

Encceja (Ensino Médio):

  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias.

A prova é realizada dessa maneira. No entanto, depois que ela é feita, a dúvida é: Quem fez Encceja pode participar do Sisu? Essa pergunta é bem comum, afinal, depois de concluir o ensino médio é natural que surja o desejo de cursar uma graduação.

E aí, quem fez Encceja pode participar do Sisu?

Sim, quem fez Encceja pode participar do Sisu. Contudo, é necessário prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior ao processo seletivo e obter um bom desempenho na prova.

Desse modo, o candidato aprovado no Encceja precisa se inscrever para fazer o Enem e, dependendo da nota, se cadastrar para concorrer a uma das vagas do Sisu.

Como participar do Sisu ?

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) é um programa do governo federal que concede vagas em cursos universitários em Instituições de ensino superior públicas de todo o país.

Quem fez Encceja pode participar do Sisu. No entanto, é necessário, como os demais concorrentes, atender aos critérios exigidos pelo programa.

Desse modo, é necessário ter feito o Enem no ano anterior ao processo seletivo e nota acima de zero na redação. Em relação às notas de corte, essas são estabelecidas pelas instituições.

É possível também obter uma vaga por meio da política de cotas do Sisu. No programa, são três modalidades de cotas:

  • Cotas para alunos da escola pública: alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas;
  • Cotas para alunos de baixa renda: candidatos com renda familiar de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Cotas afirmativas: estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Oportunidade de fazer uma graduação

Diversos fatores sociais interferem no processo de formação educacional do brasileiro, como desigualdade social, sucateamento da educação pública, entre outros.

Em décadas anteriores, a situação era ainda mais complexa. Desse modo, muitas pessoas interromperam os estudos por conta da necessidade de trabalhar ou outras condições. Com isso, precisaram voltar às salas de aula em idade avançada e se formar por meio do Encceja.

É importante destacar que quem fez Encceja pode participar do Sisu e, mesmo com a idade um pouco avançada, concorrer a uma vaga em algum curso de nível superior em uma universidade pública do país.

Carlos Eduardo Bertin (33) é jornalista, publicitário e mestre em comunicação social. Escreve sobre Comunicação, Religião, Cultura, Educação, Carreira e Investimentos.

Comentários

Comente