12 questões sobre Fisiologia Humana no Enem

A fisiologia humana é dos temas mais cobrados na prova de Biologia do Enem nos últimos temas.

A fisiologia humana é a área da ciência que estuda o funcionamento do corpo humano, por exemplo, o funcionamento do coração e vasos sanguíneos. Além tecidos e órgãos, engloba também as reações químicas e físicas do metabolismo humano e seus subprodutos. No Enem, a fisiologia humana é aborda nas questões de Biologia na prova de Ciências da Natureza.

Com base nas provas anteriores, é possível notar que os sistemas digestório, renal, cardiovascular e renal são os mais abordados nas questões de Fisiologia Humana no Enem. O sistema imune e suas células também é um dos tópicos presentes nas questões.

Abaixo você irá encontrar 12 questões sobre o tema que já foram cobradas na prova do Enem nos últimos anos. O gabarito com as repostas encontra-se ao final desta página. Confira!

Fisiologia Humana no Enem: resolva as questões abaixo

01- (Enem 2017 PPL) Os distúrbios por deficiência de iodo (DDI) são fenômenos naturais distribuídos em várias regiões do mundo. Populações que vivem em áreas deficientes em iodo têm o risco de apresentar os distúrbios causados por essa deficiência, cujos impactos sobre os níveis de desenvolvimento humano, social e econômico são muito graves. No Brasil, vigora uma lei que obriga os produtores de sal de cozinha a incluírem em seu produto certa quantidade de iodeto de potássio.

Essa inclusão visa prevenir problemas em qual glândula humana? permanentes amplamente

a) Hipófise.

b) Tireoide.

c) Pâncreas.

d) Suprarrenal

e) Paratireoide.

02 – (Enem 2010) Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36oC e 37oC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada.

Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema:

a) Digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos.

b) Imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor.

c) Nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água.

d) Reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa.

e) Endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.

03 – (Enem 2012 PPL) A vesícula biliar é um órgão muscular onde a bile é armazenada. Os cálculos biliares que algumas vezes se formam neste órgão devem ser removidos cirurgicamente, dependendo da avaliação da gravidade das complicações decorrentes da presença desses cálculos no indivíduo. Entretanto, apesar de algum prejuízo causado pela remoção da vesícula biliar, o indivíduo pode ter uma vida relativamente normal.

A remoção cirúrgica desse órgão retardará a

a) Síntese de glicogênio.

b) Produção de bile.

c) Secreção de suco gástrico.

d) Produção de enzimas digestivas.

e) Digestão das gorduras

04 – (Enem 2013) A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano.

No experimento ilustrado, Harvey, após aplicar um torniquete (A) no braço de um voluntário e esperar alguns vasos incharem, pressionavaos em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o conteúdo de sangue em direção ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguíneo permanecia vazio após esse processo (H-O)

12 questões sobre Fisiologia Humana no Enem

A demonstração de Harvey permite estabelecer a relação entre circulação sanguínea e

a) Pressão arterial.

b) Válvulas venosas.

c) Circulação linfática.

d) Contração cardíaca.

e) Transporte de gases.

05 – (Enem) De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. A dengue hemorrágica tem como base fisiopatológica uma resposta imune anômala, causando aumento da permeabilidade de vasos sanguíneos, queda da pressão arterial e manifestações hemorrágicas, podendo ocorrer manchas vermelhas na pele e sangramento pelo nariz, boca e gengivas. O hemograma do paciente pode apresentar como resultado leucopenia (diminuição do número de glóbulos brancos), linfocitose (aumento do número de linfócitos), aumento do hematócrito e trombocitopenia (contagem de plaquetas abaixo de 100
000/mm3).

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com dengue hemorrágica e os possíveis achados do hemograma, constata-se que:

a) as manifestações febris ocorrem em função da diminuição dos glóbulos brancos, uma vez que estes controlam a temperatura do corpo.

b) a queda na pressão arterial é ocasionada pelo aumento do número de linfócitos, que têm como função principal a produção de anticorpos.

c) o sangramento pelo nariz, pela boca e gengiva é ocasionado pela quantidade reduzida de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio.

d) as manifestações hemorrágicas estão associadas à trombocitopenia, uma vez que as plaquetas estão envolvidas na cascata de coagulação sanguínea.

e) os sangramentos observados ocorrem em função da linfocitose, uma vez que os linfócitos são responsáveis pela manutenção da integridade dos vasos sanguíneos.

06 – (Enem 2016) Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais.

Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?

a) Alta taxa de glicose no sangue.

b) Aumento da pressão arterial.

c) Ganho de massa corporal.

d) Anemia crônica.

e) Desidratação.

07 – (Enem) A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, buscando destruir as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas. A resposta dos tecidos às radiações depende de diversos fatores, entre eles a oxigenação. Em termos práticos isto quer dizer que, para um mesmo efeito, em condições de hipóxia (baixa oxigenação) é necessária uma dose de irradiação 2,5 a 3,5 vezes superior à que seria indicada em condições de oxigenação normais, o que seria letal.

Considerando essas informações, pode-se deduzir que a aplicação desse procedimento está contraindicada na situação de:

a) anemia.
b) basofilia.
c) eosinofilia.
d) linfocitose.
e) leucopenia.

08 – (Enem 2017) A terapia celular tem sido amplamente divulgada como revolucionária, por permitir a regeneração de tecidos a partir de células novas. Entretanto, a técnica de se introduzirem novas células em um tecido, para o tratamento de enfermidades em indivíduos, já era aplicada rotineiramente em hospitais.

A que técnica refere-se o texto?

a) Vacina.

b) Biópsia.

c) Hemodiálise.

d)Quimioterapia.

e) Transfusão de sangue.

09- (Enem 2019) O “The Kidney Project” é um projeto realizado por cientistas que pretendem desenvolver um rim biônico que executará a maioria das funções biológicas do órgão. O rim biônico possuirá duas partes que incorporam recentes avanços de nanotecnologia, filtração de membrana e biologia celular. Esse projeto significará uma grande melhoria na qualidade de vida para aquelas pessoas que dependem da hemodiálise para sobrevivência.

O dispositivo criado promoverá diretamente a

a) Remoção de ureia.

b) Excreção de lipídios.

c) Síntese de vasopressina.

d) Transformação de amônia.

e) Fabricação de aldosterona.

10 – (Enem 2020) Na indústria farmacêutica, é muito comum o emprego de substâncias de revestimento em medicamentos de uso oral, pois trazem uma série de benefícios como alteração de sabor em medicamentos que tenham gosto ruim, melhoria da assimilação do composto, entre outras ações. Alguns compostos poliméricos à base do polissacarídeo celulose são utilizados para garantir que o fármaco somente seja liberado quando em contato com soluções aquosas cujo pH se encontre próximo da faixa da neutralidade.

Qual é a finalidade do uso desse revestimento à base de celulose?

a) Diminuir a absorção do principio ativo no intestino.

b) Impedir que o fármaco seja solubilizado no intestino.

c) Garantir que o fármaco não seja afetado pelas secreções gástricas.

d) Permitir a liberação do principio ativo pela ação das amilases salivares.

e) Facilitar a liberação do fármaco pela ação dos sais biliares sobre o revestimento.

11- (Enem 2021) Um dos exames clínicos mais tradicionais para medir a capacidade reflexa dos indivíduos é o exame do reflexo patelar. Esse exame consiste na estimulação da patela, um pequeno osso localizado na parte anterior da articulação do joelho, com um pequeno martelo. A resposta reflexa ao estímulo é caracterizada pelo levantamento da perna em que o estímulo foi aplicado.

Qual região específica do sistema nervoso coordena essa resposta?

a) Ponte.

b) Medula.

c) Cerebelo.

d) Hipotálamo.

e) Neuro-hipófise.

12 (- Enem 2019) A eritropoetina (EPO) é um hormônio endógeno secretado pelos rins que influencia a maturação dos eritrócitos. Suas formas recombinantes, sintetizadas em laboratório, têm sido usadas por alguns atletas em esportes de resistência na busca por melhores resultados. No entanto, a administração da EPO recombinante no esporte foi proibida pelo Comitê Olímpico Internacional e seu uso considerado doping.

Uma influência que esse doping poderá exercer na melhoria da capacidade física desses atletas está relacionada ao transporte de

a) Lipídios, para aumento do gasto calórico.

b) ATP, para aumento da síntese hormonal.

c) Oxigênio, para aumento da produção de ATP.

d) Proteínas, para aumento da massa muscular.

e) Vitamina C, para aumento da integridade dos vasos sanguíneos.

Confira o Gabarito das questões (clique em ver reposta)

Ver RespostaEsconder Resposta

1 – B 2 – C 3 – E 4 – B 5 – D 6 – E 7 – A 8 – E 9 – A 10 – C 11- B 12 -C

Encontrou algum erro nas questões sobre Fisiologia Humana no Enem nesta página? Deixe seu comentário abaixo para que possamos corrigir.

Estudante de Medicina em Belo Horizonte. Foi aprovado na UFRJ + 3 faculdades particulares com bolsa integral usando a nota do Enem. Criou o Foco no Enem para ajudar outros estudantes a irem bem no exame.

Comentários

Comente