As reações orgânicas são as ações químicas que acontecem entre os denominados compostos orgânicos – compostos formados por cadeias de átomos de carbono ligados entre si.
Essas reações resultam na formação de substâncias orgânicas encontradas na natureza e matérias primas utilizadas pela indústria para produção de materiais, por exemplo, combustíveis, cosméticos e medicamentos.
Tipos de reações orgânicas:
- Reações de adição: halogenação, hidrogenação catalítica, adição de haletos de hidrogênio, hidratação e adição a aromático
- Reações de eliminação: desidratação de haletos, desidratação de álcoois, de-halogenação.
- Reações de substituição: halogenação, nitração, sulfonação, dubistituição de derivados de benzeno.
- Reações de oxidação: oxidação em álcoois, oxidação em alquenos (branda, energética e ozonólise)
Separamos 12 questões sobre o tema para você revisar as principais reações orgânicas que já caíram na prova do Enem. Confira:
Veja também:
- 11 Questões de Funções Inorgânicas no Enem
- 12 Questões de Química Orgânica no Enem com resolução
- Listas de Exercícios de Química no Enem em PDF
Resolva questões sobre Reações Orgânicas no Enem
Questão 01
(ENEM PPL 2018) Na hidrogenação parcial de óleos vegetais, efetuada pelas indústrias alimentícias, ocorrem processos paralelos que conduzem à conversão das gorduras cis em trans. Diversos estudos têm sugerido uma relação direta entre os ácidos graxos trans e o aumento do risco de doenças vasculares.
RIBEIRO, A. P.B. et al. Interesterificação química: alternativa para obtenção de gordura zero e trans. Química Nova, n. 5, 2007 (adaptado).
Qual tipo de reação química a indústria alimentícia deve evitar para minimizar a obtenção desses subprodutos?
A) Adição.
B) Ácido-base.
C) Substituição.
D) Oxirredução.
E) Isomerização.
Veja o vídeo de resolução da questão:
Questão 02
(ENEM PPL 2018) O fitato, presente em diversos cereais, apresenta a proprieade de associar-se a alguns minerais, proteínas e carboidratos, formando complexos insolúveis e incapazes de serem digeridos por animais monogástricos. Por esse motivo, muitas rações ricas em cereais contém, na sua formulação final, a enzima fitase como aditivo. O esquema de ação dessa enzima sobre o fitato está representado na figura.
A adição de fitase nessas reações acarretará um aumento da
A) eliminação de produtos nitrogenados.
B) disponibilidade de nutrientes.
C) desnaturação de proteínas.
D) assimilação de fitato.
E) absorção de amido.
Veja o vídeo de resolução da questão:
Questão 03
(ENEM DIGITAL 2020) O elemento ferro é essencial em nossa alimentação, pois ajuda a prevenir doenças como a anemia. Normalmente, na alimentação é ingerido na forma de Fe3+, sendo necessário o uso de agentes auxiliares de absorção, como o ácido ascórbico (vitamina C), cuja ação pode ser representada pelo esquema reacional a seguir.
A ação do ácido ascórbico ocorre por meio de uma reação de
A) eliminação.
B) substituição.
C) oxirredução.
D) neutralização.
E) hidrogenação.
Veja o vídeo de resolução da questão:
Questão 04
(ENEM 2017) A ozonólise, reação utilizada na indústria madeireira para a produção de papel, é também utilizada em escala de laboratório na síntese de aldeídos e cetonas. As duplas ligações dos alcenos são clivadas pela oxidação com o ozônio (O3) em presença de água e zinco metálico, e a reação produz aldeídos e/ou cetonas, dependendo do grau de substituição da ligação dupla. Ligações duplas dissubstituídas geram cetonas, enquanto as ligações duplas terminais ou monossubstituídas dão origem a aldeídos, como mostra o esquema.
Considere a ozonólise do composto 1-fenil-2-metilprop-1-eno:
Quais são os produtos formados nessa reação?
A) Benzaldeído e propanona
B) Propanal e benzaldeído
C) 2-fenil-etanal e metanal
D) Benzeno e propanona
E) Benzaldeído e etanal
Veja o vídeo de resolução da questão:
Questão 05
(ENEM 2017) O biodiesel é um biocombustível obtido a partir de fontes renováveis, que surgiu como alternativa ao uso do diesel de petróleo para motores de combustão interna. Ele pode ser obtido pela reação entre triglicerídeos, presentes em óleos vegetais e gorduras animais, entre outros, e álcoois de baixa massa molar, como o metanol ou etanol, na presença de um catalisador, de acordo com a equação química:
A função química presente no produto que representa o biodiesel é
A) éter
B) éster
C) álcool
D) cetona
E) ácido carboxílico
Veja o vídeo de resolução da questão:
Questão 06
(ENEM 2018) A hidroxilamina (NH2OH) é extremamente reativa em reações de substituição nucleofílica, justificando sua utilização em diversos processos. A reação de substituição nucleofílica entre o anidrido acético e a hidroxilamina está representada.
O produto A é favorecido em relação ao B, por um fator de 105. Em um estudo de possível substituição do uso de hidroxilamina, foram testadas as moléculas numeradas de 1 a 5.
Dentre as moléculas testadas, qual delas apresentou menor reatividade?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5
Veja o vídeo de resolução da questão:
Questão 07
(ENEM 2019) Uma das técnicas de reciclagem química do polímero PET [poli(tereftalato de etileno)] gera o tereftalato de metila e o etanodiol, conforme o esquema de reação, e ocorre por meio de uma reação de transesterificação.
O composto A, representado no esquema de reação é o:
A) metano.
B) metanol.
C) éter metílico.
D) ácido etanoico.
E) anidrido etanoico.
Veja o vídeo de resolução da questão:
Questão 08
(ENEM 2019) O odor que permanece nas mãos após o contato com o alho pode ser eliminado pela utilização de um “ sabonete de aço inoxidável”, constituído de aço inox (74%), cromo e níquel. A principal vantagem desse “sabonete” é que ele não se desgasta com o uso. Considere que a principal substância responsável pelo odor de alho é a alicina (estrutura I) e que, para que o odor seja eliminado, ela seja transformada na estrutura II.
Na conversão de I em II, o “sabonete” atuará com um
A) ácido.
B) redutor.
C) eletrólito.
D) tensoativo.
E) catalisador.
Veja o vídeo de resolução da questão:
Questão 09
(ENEM 2021) A simples atitude de não jogar direto no lixo ou no ralo da pia o óleo de cozinha usado pode contribuir para a redução da poluição ambiental. Mas oq ue fazer com o óleo vegetal que nao será mais usado? Não existe um modelo ideal de descarte, mas uma alternativa simples tem sido reaproveitá-lo para fazer sabão. Para isso, são necessários, além do próprio óleo, água e soda cáustica.
LOBO, I. Sabão com óleo de cozinha. Disponível em: http/pga.pgr.mpf.gov.br. Acesso em 26 fev. 2012 (adaptado).
Com base no texto, a reação química que permite o reaproveitamento do óleo vegetal é denominada
A) redução.
B) epoxidação.
C) substituição.
D) esterioficação.
E)saponificação.
Veja o vídeo de resolução da questão:
Questão 09
(ENEM 2021) Com o objetivo de proporcionar aroma e sabor a diversos alimentos, a indústria alimentícia se utiliza de flavorizantes. Em geral, essas substâncias são ésteres, como as apresentadas no quadro.
Nome | Fórmula | Aroma |
Benzoato de metila | C6H5CO2CH3 | Kiwi |
Acetato de isoamila | CH3CO2(CH2)2CH(CH3)2 | Banana |
Acetato de benzila | CH3CO2CH2C6H5 | Pêssego |
Propanoato de isobutila | CH3CH2CO2CH2CH(CH3)2 | Rum |
Antranilato de metila | C6H4NH2CO2CH3 | Uva |
O aroma do flavorizante derivado do ácido etanoico e que apresenta cadeia carbônica saturada é de
A) kiwi.
B) banana.
C) pêssego.
D) rum.
E) uva.
Veja o vídeo de resolução da questão:
Questão 10
(ENEM 2022) A biomassa celulósica pode ser utilizada para a produção de etanol de segunda geração. Entretanto, é necessário que os polissacarídeos sejam convertidos em mono e dissacarídeos, processo que pode ser conduzido em meio ácido, conforme mostra o esquema:
Nessa conversão de polissacarídeos, a função do íon H+H+ é
A) dissolver os reagentes.
B) deslocar o equilíbrio químico.
C) aumentar a velocidade da reação.
D) mudar a constante de equilíbrio da reação.
E) formar ligações de hidrogênio com o polissacarídeo.
Veja o vídeo de resolução da questão:
Questão 11
(ENEM PPL 2015) O papel tem na celulose sua matéria-prima, e uma das etapas de sua produção é o branqueamento, que visa remover a lignina da celulose. Diferentes processos de branqueamento usam, por exemplo, cloro (Cl2), hipoclorito de sódio (NaClO), oxigênio (O2), ozônio (O3) ou peróxido de hidrogênio (H2O2). Alguns processos de branqueamento levam à formação de compostos organoclorados. São apresentadas as estruturas de um fragmento da lignina e do tetracloroguaiacol, um dos organoclorados formados no processo de branqueamento
Os reagentes capazes de levar à formação de organoclorados no processo citado são
A) O2 e O3.
B) Cl2 e O2.
C) H2O2 e Cl2.
D) NaClO e O3.
E) NaClO e Cl2.
Veja o vídeo de resolução da questão:
Questão 12
(ENEM LIBRAS – 2017) A maioria dos alimentos contém substâncias orgânicas, que possuem grupos funcionais e/ou ligações duplas, que podem ser alteradas pelo contato com o ar atmosférico, resultando na mudança do sabor, aroma e aspecto do alimento, podendo também produzir substâncias tóxicas ao organismo. Essas alterações são conhecidas rancificação do alimento.
Essas modificações são resultantes de ocorrência de reações de
A) oxidação.
B) hidratação.
C) neutralização.
D) hidrogenação.
E) tautomerização.
Veja o vídeo de resolução da questão:
Encontrou algum erro no gabarito nas questões sobre Reações Orgânicas no Enem? Deixe nos comentários abaixo para que possamos corrigir! Não esqueça de nos acompanhar no Instagram: @ofoconoenem e ficar por dentro de todas as novidades sobre o Enem, ProUni, Fies e Sisu.
Comente