Questões sobre Gêneros Literários no Enem

Relembre os principais gêneros literários e resolva exercícios de edições antigas do Enem para praticar seu conhecimento!

Dificilmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige que os candidatos definam e nomeiem cada gênero literário de acordo com o enunciado das questões a respeito do assunto. Pelo contrário, este conteúdo costuma aparecer de forma praticamente imperceptível na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

No entanto, é imprescindível que o estudante conheça os gêneros literários e saiba reconhecê-los em um texto por suas características em um texto presente nas questões do exame. Por isso, fazer uma revisão deste assunto e resolver algumas perguntas de edições passadas do Enem é muito importante para fixar o conhecimento e ter um bom resultado na prova.

Neste artigo, relembramos as categorias nas quais os gêneros literários se encaixam, falamos sobre como estes aparecem no Enem e, ao final, apresentamos algumas questões para exercitar o aprendizado. Confira!

Quais são os gêneros literários?

Quem definiu as categorias dos gêneros literários foi o filósofo Aristóteles (335 a.C. – 323 d.C.) em sua obra “A Arte da Poética”. Para ele, as classificações são dadas a partir de uma série de características presentes em determinado texto literário de acordo com o contexto, a semântica e a fonética, por exemplo.

São três as categorias básicas de gêneros literários definidas pelo filósofo. Explicaremos cada uma delas de forma resumida:

1. Épico (ou narrativo)

Neste, é notável a presença de um narrador que conta a história dos personagens presentes na obra, dividindo o mesmo tempo e espaço. Os tipos de narrativas que se enquadram neste gênero são novela, conto, crônica, fábula, ensaio e romance.

Alguns exemplos de textos épicos são Os Lusíadas (1572), de Luís de Camões, e A Divina Comédia (1472) de Dante Alighieri.

2. Lírico

O gênero lírico tem o objetivo de expressar sentimentos e emoções com certa musicalidade e uma característica comum a esta categoria é o uso de verbos em primeira pessoa. São exemplos de textos líricos o ode (poema composto por estrofes que possuem a mesma medida e tom alegre); écloga (poesia com tom bucólico e presença de pastores de ovelhas); soneto (poemas compostos por quatro estrofes em que as duas primeiras possuem quatro versos e as duas últimas, três); elegia (poema com tom de lamento).

3. Dramático

Geralmente representado por meio de interpretações teatrais, este gênero é narrado pela voz dos próprios personagens em diálogos ou monólogos. São representantes do gênero dramático:

  • Autos;
  • Comédias;
  • Tragédias;
  • Tragicomédias;
  • Farsas.

Como aparecem os gêneros literários no Enem?

Como já mencionamos, raramente as questões a respeito de gêneros literários no Enem exigem que o estudante associe diretamente um texto a determinado gênero, mas isso também pode acontecer.

De modo geral, as questões do exame a respeito deste assunto são mais voltadas a compreender a capacidade de interpretação dos gêneros nos textos a partir do contexto histórico e das características das escolas literárias às quais os autores pertenciam.

Agora que você já lembrou as principais características das três categorias de gêneros literários, é hora de testar seus conhecimentos e exercitá-los. Confira os exercícios que separamos e boa sorte!

Questões sobre Gênero Literário

01 – (ENEM)

Cena
O canivete voou
E o negro comprado na cadeia
Estatelou de costas
E bateu coa cabeça na pedra

ANDRADE, O. Pau-brasil. São Paulo: Globo, 2001

O Modernismo representou uma ruptura com os padrões formais e temáticos até então vigentes na literatura brasileira. Seguindo esses aspectos, o que caracteriza o poema Cenacomo modernista é o(a)

a. construção linguística por meio de neologismo.
b. estabelecimento de um campo semântico inusitado.
c. configuração de um sentimentalismo conciso e irônico.
d. subversão de lugares-comuns tradicionais.
e. uso da técnica de montagem de imagens justapostas.

02 – (ENEM)

Exmº Sr. Governador:
Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados
pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928.
[…]

ADMINISTRAÇÃO

Relativamente à quantia orçada, os telegramas custaram pouco. De ordinário vai para eles dinheiro considerável. Não há vereda aberta pelos matutos que prefeitura do interior não ponha no arame. proclamando que a coisa foi feita por ela; comunicam-se as datas históricas ao Governo do Estado, que não precisa disso; todos os acontecimentos políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha – um telegrama; porque se deitou pedra na rua – um
telegrama; porque o deputado F. esticou a canela – um telegrama.

Palmeira dos Índios, 10 de janeiro de 1929.
GRACILlANO RAMOS RAMOS, G.
Viventes das Alagoas .

São Paulo: Martins Fontes, 1962.

O relatório traz a assinatura de Graciliano Ramos, na época, prefeito de Palmeira dos Índios, e é destinado ao governo do estado de Alagoas. De natureza oficial, o texto chama a atenção por contrariar a norma prevista para esse gênero, pois o autor

a. emprega sinais de pontuação em excesso.
b. recorre a termos e expressões em desuso no português.
c. apresenta-se na primeira pessoa do singular, para conotar
intimidade com o destinatário.
d. privilegia o uso de termos técnicos, para demonstrar conhecimento especializado.
e. expressa-se em linguagem mais subjetiva, com forte carga emocional.

03 – (ENEM) Dia 20/10
É preciso não beber mais. Não é preciso sentir vontade de beber e não beber: é preciso não sentir vontade de beber. É preciso não dar de comer aos urubus. É preciso fechar para balanço e reabrir. É preciso não dar de comer aos urubus. Nem esperanças aos urubus. É preciso sacudir a poeira. É preciso poder beber sem se oferecer em holocausto. É preciso. É preciso não morrer por enquanto. É preciso sobreviver para verificar. Não pensar mais na solidão de Rogério, e deixá-lo. É preciso não dar de comer aos urubus. É preciso enquanto é tempo não morrer na via pública.

TORQUATO NETO. In: MENDONÇA, J. (Org.) Poesia
(im)popular brasileira.

São Bernardo do Campo: Lamparina Luminosa, 2012.

O processo de construção do texto formata uma mensagem por ele dimensionada, uma vez que

a. configura o estreitamento da linguagem poética.
b. reflete as lacunas da lucidez em desconstrução.
c. projeta a persistência das emoções reprimidas.
d. repercute a consciência da agonia antecipada.
e. revela a fragmentação das relações humanas

04 – (ENEM)

Como se vai de São Paulo a Curitiba (1928)

Guardando com a viúva as deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do firme propósito de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse. Constava também que Aurélia tinha um tutor; mas essa entidade era desconhecida, a julgar pelo caráter da pupila, não devia exercer maior influência em sua vontade, do que a velha parenta.

ALENCAR, J. Senhora. São Paulo: Ática, 2006

O romance Senhora, de José de Alencar, foi publicado em 1875. No fragmento transcrito, a presença de D. Firmina Mascarenhas como “parenta” de Aurélia Camargo assimila práticas e convenções sociais inseridas no contexto do Romantismo, pois

a. o trabalho ficcional do narrador desvaloriza a mulher ao retratar a condição feminina na sociedade brasileira da época.
b. o trabalho ficcional do narrador mascara os hábitos sociais no enredo de seu romance.
c. as características da sociedade em que Aurélia vivia são remodeladas na imaginação do narrador romântico.
d. o narrador evidencia o cerceamento sexista à autoridade da mulher, financeiramente independente.
e. o narrador incorporou em sua ficção hábitos muito avançados para a sociedade daquele período histórico.

05 – (ENEM)

Resumo
Gerou os filhos, os netos,
Deu à casa o ar de sua graça
e vai morrer de câncer.
O modo como pousa a cabeça para um retrato
é o da que, afinal, aceitou ser dispensável.
Espera, sem uivos, a campa, a tampa, a inscrição:
1906-1970.

SAUDADE DOS SEUS, LEONORA.
PRADO, A. Bagagem. Rio de Janeiro: Record, 2007

O texto de Adélia Prado apresenta uma mulher cuja vida se “resume”. Sua expressão poética revela

a. contradições do universo feminino infeliz.
b. frustração relativa às obrigações cotidianas.
c. busca de identidade no universo familiar. d.subterfúgios de uma existência complexa.
e.resignação diante da condição social imposta.

Gabarito

01 – E; 02- E; 03 – D; 04 – E; 05 – E

Baixe listas de questões sobre Gêneros Literários no Enem

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Jornalista e pós-graduanda em Literatura Brasileira. Atua como criadora de conteúdo, revisora e tradutora. Quer ser muitas coisas e é verdadeiramente apaixonada por tudo o que faz.

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