Linguagens no Enem: Temas Mais Cobrados

Quem está na maratona de estudos para o Enem sabe que, apesar do edital indicar todo o conteúdo do ensino médio, existem alguns assuntos que caem mais que outros. Por isso, separamos neste texto os temas mais recorrentes na prova de Linguagens no Enem.

Desse modo, você poderá se preparar de forma mais focada no que realmente importa e não perde tempo vendo todo o conteúdo sem saber qual vai cair. Então, anote agora mesmo o que estudar em cada disciplina de Linguagens, Códigos e suas Tecnologia e saia na frente da concorrência!

Prova de Linguagens no Enem

Quem já fez o Enem pode perceber que a estrutura do caderno questões é bem diferente das provas dos vestibulares tradicionais. Ele é composto de 45 exercícios de múltipla escolha e contém mais do que apenas perguntas.

As questões exigem que o candidato analise, interprete e aplique seus conhecimentos, contextualizando-os de acordo com o texto apresentado em cada questão. Isso acontece porque as provas do Enem seguem a Matriz de Referência, que avalia as competências e habilidades dos estudantes.

A prova de Linguagens no Enem é composta pelas seguintes disciplinas:

  • artes;
  • literatura;
  • espanhol;
  • educação física;
  • inglês;
  • língua portuguesa; e
  • tecnologia da informação e comunicação.

Saiba o que estudar em Linguagens no Enem

Língua Portuguesa

Variação linguística: estuda a variação da língua, baseando-se principalmente em fatores históricos e culturais. Compreende também dialetos, socioletos, etnoletos, idioletos, ecoletos e linguagem padrão e culta.

Interpretação de textos: aborda os gêneros jornalísticos, informativos e também propagandas. Na verdade, esse tema está presente em toda a prova, inclusive de outras áreas de conhecimento.

Figuras de linguagem: identificação das figuras de linguagens. As principais são: metonímia, metáfora, hipérbole, ironia, antítese, eufemismo etc.

Gêneros textuais: aborda artigos de opinião, manifesto, reportagem, carta de reclamação, resenha, dentre outros.

Artes

Arte contemporânea: estudo da arte do nosso tempo e conceitos como Arte Conceitual, Minimalismo e Artes Urbanas

Artes cênicas: consistem em técnicas usadas para criar, montar, dirigir e interpretar espetáculos.

Artes plásticas e visuais: conhecidas como belas artes. Trata-se de expressões artísticas que usam materiais em sua produção para criar formas e imagens que revelam novas concepções estéticas.

Educação Física

Padrão estético contemporâneo: aborda padrões de beleza atuais — principalmente incentivados pela mídia — e o impacto que eles possuem no contexto social.

Danças: uso da linguagem corporal por meio dos diversos tipos de dança como meio de integração social e formador de identidade.

Exercício físico e saúde: importância da atividade física para ter qualidade de vida e saúde. Compreende também a influência do meio que limita as potencialidades corporais do indivíduo, diminuindo a atividade física.

Esportes: vantagens do esporte para a saúde física e emocional. As modalidades de esportes como meios de interação social, melhorando o desempenho e funcionando como meio de adaptação.

Literatura

Interpretação de poemas: consiste em interpretar poemas de acordo com seu contexto, enfoque, mensagem e canal. É muito comum, inclusive, cair questões desse tipo em toda a prova do Enem.

Intertextualidade: relação entre dois textos, quando um influencia a criação do outro, como se fosse um modelo. Para se sair bem nessas questões, é importante analisar se a intertextualidade é explícita ou implícita.

Romantismo no Brasil: autores da época, contexto histórico e características do movimento que se dividiu em três gerações — romances indianistas, romances de folhetim e o condoreirismo ou geração engajada.

Primeira e segunda geração modernista: principais características desses movimentos e seus representantes — Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Guimarães Rosa, Oswald de Andrade, Manoel de Barros, Clarice Lispector, Cecília Meireles, dentre outros.

Tecnologia da Informação e Comunicação

Função e impacto das novas mídias: como as novas mídias influenciam na política, principalmente na democracia. Também na interação social e econômica da sociedade.

Gêneros digitais: compreende textos digitais, recursos linguísticos utilizados pela pessoas que se comunicam na rede e função social das novas tecnologias.

Meios de comunicação: aborda novas tecnologias e meio de comunicação e seu impacto social. Outros tópicos desse assunto são a internet, as redes sociais e outros meios que facilitam a comunicação.

Inglês e Espanhol

Além das matérias apresentadas, faz parte do caderno de Linguagens no Enem os idiomas: Inglês e Espanhol. A seguir, veja os assuntos mais cobrados.

Em espanhol:

  • textos periodisticos;
  • historietas y cómics;
  • textos publicitarios; e
  • vocabulario en español.

Em Inglês:

  • journalistic texts;
  • comic strips and cartoons;
  • technical texts; e
  • advertisements.

Como você pode ver, a prova de Linguagens no Enem requer conhecimentos de diversas áreas. Além disso, suas disciplinas influenciam em toda a prova, já que as outras áreas de conhecimento utilizam bastante linguística e interpretação de textos em suas questões.

2 Comentários

  1. gaython Reply
  2. gaython Reply

Deixa um comentário