Renda extra para estudantes: Confira seis opções para conseguir dinheiro enquanto estuda

Renda extra para estudantes: veja as opções

Com mais de 6 milhões de estudantes universitários, o Brasil ainda é um país de dura realidade para estes jovens e adultos, pois oferece poucas oportunidades e uma certa dificuldade para conseguir o primeiro emprego.

Assim, com pouco dinheiro, sem um diploma para ingressar no mercado de trabalho e com pouca experiência, os estudantes universitários precisam buscar alternativas para ganhar uma renda extra e pagarem os seus cursos.

Mesmo aqueles que conseguem vagas em instituições públicas ainda precisam arcar com transporte, alimentação, moradia e materiais para o curso. Não é fácil encontrar vagas de emprego que respeitem o horário de estudo e que ofereçam salários e condições adequadas. 

Mas nem tudo está perdido! É possível sim aproveitar os anos da graduação com independência financeira e até pagar a própria faculdade. No post de hoje separamos algumas dicas de como você pode ganhar um dinheiro extra. Confira!

Ofereça serviços de freelancer

Muito procurado no mercado, os “freelas” são bem úteis para os estudantes que buscam um trabalho mais tranquilo, sem carga horária específica, o que facilita conciliar as tarefas com os estudos. Entregue da própria casa do universitário, ele não tem gastos com transporte ou outros investimentos, além de oferecer uma grande flexibilidade de horário.

Domínio em programação, edição de imagens e conteúdo para web, são apenas algumas das várias habilidades que podem garantir uma vaga em uma empresa ou a criação do próprio nome no nicho. 

O contato entre o freelancer e o cliente pode acontecer de forma direta ou por intermediação de sites para freelancer, como 99Freelas, Workana e Trampos.co. 

Também vale a pena buscar por oportunidades nos intervalos das aulas. Quase todos os cursos universitários precisam de edição de vídeos, produção de conteúdo e até tradução e criação de sites. Busque criar um network dentro da própria faculdade, sem atrapalhar a rotina de estudos. 

Venda comidinhas 

Se você é aquela pessoa que adora ficar na cozinha preparando aperitivos e pratos diferentes, essa pode ser uma ótima alternativa pra ganhar uma grana a mais. 

Não é necessário começar com um grande investimento e nem encarar muita burocracia. O importante é fazer uma boa divulgação do seu novo empreendimento. 

Crie páginas nas principais redes sociais, espalhe panfletos pela faculdade, ofereça degustação grátis (mas nada de aceitar fiado, hein?!), tenha produtos para pronta-entrega e aceite encomendas. 

Ainda não sabe muito bem o que preparar para vender? Confira algumas sugestões:

  • Brigadeiro;
  • Bolo de pote;
  • Brownie;
  • Lanches fitness;
  • Trufas;
  • Geladinho;
  • Salgados.

Datas comemorativas também são uma ótima oportunidade para vender, principalmente a Páscoa, com ovos de chocolates gourmet e caseiros. 

Estágio em empresas

Os programas de estágio são uma ótima forma de aliar o conhecimento da universidade com a prática do mercado de trabalho, principalmente através do programa Jovem Aprendiz. Com apenas meio período, esse tipo de trabalho oferece remuneração e experiência profissional. 

Para começar, o estudante pode verificar se a própria universidade tem parceria com empresas ou até mesmo oferece programas de estágio. 

Sites como LinkedIn e CIEE, além de outros portais de vagas, contam com uma infinidade de vagas de estágio, para os mais variados cursos. 

Mas aqui é preciso tomar cuidado: antes de enviar currículo para qualquer vaga que aparecer, atente-se a alguns pontos como valor da remuneração, distância entre a faculdade e a empresa, horário do estágio, benefícios oferecidos (vale-transporte, vale-refeição, seguro de vida) e as atividades que irá exercer.

Assim, evita-se que uma boa oportunidade atrapalhe seus estudos, o que afinal, deve ser a sua prioridade. 

Revenda de produtos 

Você conhece alguém que trabalhe com catálogos ou revendendo produtos? Muito comum aqui no Brasil, este tipo de trabalho é uma opção para os estudantes arrecadam uma grana a mais no final do mês. 

Sem uma carga horária definida, você trabalha de acordo com a demanda, sem se preocupar em atrasar os estudos. Com pouco investimento inicial, é possível montar um negócio lucrativo

Os ramos mais conhecidos para revenda de produtos é o cosmético (cremes e maquiagem), roupa (infantil, masculina e feminina), perfumes, cama, mesa e banho. Para começar a vender, é só contatar a empresa e fazer um cadastro. 

Se preferir, você ainda pode revender de maneira independente. Pesquise por fornecedores que vendem em atacado, já que o valor por unidade é bem menor, e divulgue seus produtos. 

Organize um bazar

Seu guarda-roupa está cheio de peças que mesmo em bom estado você não usa mais? Aproveite a oportunidade para organizar um bazar e arrecadar uma renda extra. 

Você pode divulgar as peças que estão à venda no Instagram e no Whatsapp e também criar eventos presenciais ao ar livre. Dê uma pesquisada sobre o que está em alta no universo da moda e dê dicas aos clientes de como incluir as peças no dia a dia. 

Na hora de precificar as peças, o ideal é cobrar um preço justo, geralmente três vezes menos do que o valor pago, e garantir que as vendas sejam pagas à vista. 

O bazar pode ser feito na sua própria casa ou na casa de uma amiga que tenha um bom espaço para a exposição das roupas e acessórios. Independente do local, capriche na decoração para chamar a atenção. 

Oferecer serviços de tutoria

Você tem habilidades em determinada disciplina? Oferecer serviços de tutoria ou aulas particulares para os colegas de curso e até mesmo para vestibulandos também é uma alternativa para ganhar um dinheiro extra. 

Muito comum entre os estudantes, dar aulas particulares de algum idioma para quem não pode bancar um curso de línguas tradicional e auxiliar na preparação de monografias e trabalhos de conclusão de curso pode aprofundar o conhecimento e enriquecer o currículo profissional do estudante. 

Aposte nas redes sociais para divulgar seus serviços e não se esqueça: bons profissionais são reconhecidos pela qualidade do seu trabalho – independente de qual seja – procure ser atencioso, prestativo, comunicativo e interessado em aprender. 

Apesar de precisar do dinheiro, não se renda a qualquer negócio. Antes de tudo, priorize os estudos e sua saúde mental, para conseguir concluir a graduação com sucesso e ter boas memórias dessa época. 

Infelizmente encontramos um mercado muito competitivo que vez e outra esquece de humanizar seus trabalhadores e universitários com muitas dúvidas sobre a vida profissional. 

Quando a ansiedade e a insegurança baterem, seja calmo e paciente, e use toda sua a coragem e criatividade para escolher como fazer aquela grana extra no fim do mês. 

Essas foram as dicas de renda extra para estudantes do site Foco no ENEM, tem alguma dúvida ou sugestão? Utilize os comentários logo abaixo. 

Conteúdo diário sobre o Enem, SiSU, ProUni e Fies. Sugestões de conteúdo: contato@foconoenem.com

Comente