Dicas de como se preparar para o ENEM na última semana

Confira dicas do que fazer há uma semana do Enem 2018:

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  2018 serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro. Na reta final de estudos, é importante que você esteja concentrado e calmo para obter um resultado expressivo e conquistar uma vaga em uma boa instituição de ensino superior.

Pensando nisso, vamos apresentar, neste post, dicas simples sobre como se preparar para o Enem, faltando poucos dias para a aplicação dos testes. Confira!

Faça simulados

É interessante simular o contexto da de prova, pois essa medida ajudá-lo a compreender como funciona o exame. Reserve um dia da semana para fazer as provas que serão cobradas no dia 04 de novembro. O mesmo deve ser feito com relação aos testes que serão aplicados no dia 11 do mesmo mês.

Essa iniciativa vai contribuir para montar um plano de prova, o que é fundamental para estar emocionalmente mais bem preparado. Outro benefício é ter mais condições de administrar o tempo. Evite perder minutos preciosos com uma questão que considere complicada inicialmente. Assim, são maiores as possibilidades de você responder aos questionamentos de forma tranquila e organizada.

Aposte na revisão

Revisão na última semana do Enem

Revisão antes do Enem // unsplash.com

Para te dar mais segurança na hora do Enem, uma boa alternativa é revisar o conteúdo. O ideal é que você priorize os pontos de cada disciplina que apresenta mais dificuldade.

Essa postura é uma forma de otimizar o tempo disponível e desgastar menos a mente. Não adianta ler todo o conteúdo de uma matéria, caso você esteja cansado e sem condições de assimilar as informações.

Na reta final de preparação, o estudante deve dar mais valor à qualidade do que a quantidade de itens revisados. Esse é um dos aspectos mais relevantes para entender como se preparar para o Enem.

Visite o local da prova

Mesmo que os testes sejam aplicados em um domingo, é bom você conhecer o local, onde será realizada a prova, com antecedência. Essa ação é uma forma de verificar o melhor horário para sair de casa e evitar imprevistos com o trânsito.

Já pensou que decepção perder um ano inteiro de estudos por causa de um atraso? Com certeza, ninguém merece passar por essa situação. Por isso, vale a pena ser mais cauteloso, principalmente, se o local do Exame ficar longe da sua casa.  

Procure relaxar na véspera

Filmes Enem

Assistir filmes antes do Enem é uma ótima opção para relaxar // unsplash.com

Não cometa o erro de ficar horas estudando na véspera dos testes. Você não pode chegar desgastado mentalmente para responder às questões. Pelo contrário, é imprescindível estar disposto e tranquilo.

Em vez de ficar lendo vários livros e apostilas, procure sair com os amigos e assistir a um filme no shopping. Outra recomendação é não exagerar na bebida e na alimentação. Procure dormir cedo e repousar bastante para estar fisicamente e mentalmente mais bem preparado.

Priorize o pensamento positivo

Se você fez a sua parte ao longo do ano, isso é um excelente motivo para estar confiante e convicto de que vai fazer uma prova impecável, não é mesmo? Nada melhor do que estar de bem com a vida e otimista em obter um bom resultado.

Esteja cercado de pessoas positivas que desejam o seu sucesso. O apoio da família e dos amigos é essencial em um momento tão importante da sua vida.

Você teve a acesso a boas dicas sobre como se preparar para o Enem. Agora, é preciso ter foco e tranquilidade para atingir uma performance expressiva e garantir uma vaga na faculdade dos seus sonhos.  

Deixa um comentário