Edital Enem 2018 – Datas, regras e mudanças

O ano 2018 chegou e os estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino médio já estão de olho no Edital Enem 2018 e nas possíveis datas das provas.  Com tantas mudanças divulgadas na edição 2017, é natural ficar apreensivo e atento a todas as informações.

Por este motivo, preparamos este texto com tudo o que você precisa saber sobre o edital deste ano e as possíveis datas e inscrições, provas e resultados. Confira!

Edital Enem 2018

Edital Enem 2018

Quem deseja participar do Enem 2018 deve ficar atento ao edital que será lançado em breve. É nele que estão todas as informações sobre o processo seletivo — datas, taxas e regras.Com base nas últimas edições do exame, espera-se que o Edital Enem 2018 seja publicado no final da primeira semana de abril. Da mesma forma, assim como aconteceu nos anos anteriores, o Inep convocará uma entrevista coletiva para anunciar a edição deste ano.

É nesta entrevista que o Governo apresenta as datas do Enem e esclarece dúvidas sobre as regras e possível alterações no processo de seleção.

Principais mudanças ocorridas ocorridas em 2017

A edição de 2017 do Enem foi marcada por mudanças e algumas polêmicas. Com base no que mudou ano passado, fica a expectativa de que esse ano o Inep anuncie ou não algo novo no que se refere às datas e regras.

A norma que oficializou as mudanças foi a Portaria n° 468, de 3 de abril de 2017. Ela substituiu a Portaria n° 807, de 28 de maio de 2010 e até que sejam anunciadas outras mudanças, é a que está em vigor.

Dentre as principais mudanças ocorridas em 2017 podemos citar:

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição passou de R$ 68,00 para R$ 82,00. Esse foi um dos itens que mais causou polêmica entre os participantes. Além do valor da taxa, as regras para solicitação de isenção também sofreram alterações.

A partir de 2017, para obter isenção da taxa de inscrição, não basta apenas preencher a autodeclaração. Agora, é preciso informar no ato da inscrição o número de Identificação Social (NIS).

Dias de aplicação das provas

Outra mudança que causou surpresa foi a data de aplicação das provas. Em 2017, o exame passou a ser aplicado em dois domingos seguidos — 5 e 12 de novembro.

Outras modificações apresentadas pela Portaria n° 468 foram:

  • quem não comparecer para a realização das provas após obter a isenção de pagamento perde a gratuidade para a próxima edição;
  • o Enem deixa de ser um Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • cadernos de questões personalizados — contendo nome e número de inscrição dos participantes;
  • fim do ranking do Enem por escola.

Datas do Enem 2018

Edital Enem 2018 Inscrições

De acordo com o Edital do Enem 2018, as inscrições para o exame inciam-se no dia 7 de maio e vão até o dia 18 do mesmo. As inscrições são realizadas no site oficial do Enem.

Quanto a datas das provas do Enem 2018, a previsão é que seja em novembro e os dias serão anunciados no Edital. Vale ressaltar que, como se trata de ano eleitoral, é bom ficar de olho em possíveis alterações.  

Agora que você lembrou o que mudou na edição passada, basta aguardar a publicação oficial do Edital Enem 2018 e anotar todas as informações que ele trouxer.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *